
Buraco da fechadura
Correio da Manhã. 09 Fevereiro 2010. Por Eduardo Dâmaso, Director-adjunto
Onde estão os factos da ‘Face Oculta’ na versão ‘atentado ao Estado de Direito’? É simples: durante uma investigação judicial legítima em que Armando Vara e Paulo Penedos são suspeitos de ajudar um empresário aparecem conversas com um administrador da PT que indiciam a manipulação da empresa para comprar e controlar editorialmente a TVI; condicionar a liberdade editorial do ‘Público’; criar um condicionalismo ao Presidente da República, indiciando que Cavaco Silva será vulnerável a alegados negócios a propor a um familiar.
O negócio da PT visaria afastar José Eduardo Moniz e Manuela Moura Guedes, mas nas conversas entre o dito administrador da PT e o seu assessor jurídico são anunciadas "grandes mudanças na Comunicação Social". Não será, por si, um crime. O crime pode estar no uso e manipulação de bens públicos, abuso de poder, etc.
Mas seria mais saudável investigar do que abafar. Tal como seria politicamente melhor discutir esta ideia de move-tira-põe-mexe em jornais e televisões que atravessa as conversas dos dois jovens quadros do PS.
Mau é reduzi-las a "conversas privadas" e a sua divulgação a "jornalismo de buraco de fechadura". Isso chama-se desespero porque o que elas evidenciam são negócios de sarjeta ao serviço de uma política de sarjeta cujo escrutínio obrigatoriamente nos interpela.
NOTA: Sobre este tema, sugere-se a visita aos posts:
- Estímulos à suspeita
- Acabem com as suspeitas
- Justiça que temos
- O saque ao erário não tem limites
Bom dia.
ResponderEliminarTambém acredito que seja mais agradável mesmo. Agora temos de saber o que os governantes pensam.
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja um bom dia.
Saudações Florestais !
Cara Silvana,
ResponderEliminarMuito grato pela sua visita e pelo comentário, espero que apareça mais vezes
Abraço
João
Caro Amigo,
ResponderEliminarClaro que a publicação da verdade é sempre o melhor, mas não podemos esquecer de que o segredo de justiça, frequente em países não democráticos, serve precisamente para esconder a corrupção dos políticos e a incapacidade dos alarves da justiça.
Quanto à expressão de «jornalismo de buraco de fechadura» ela é bastante modesta, atendendo ao comportamento dessa canalha desinformadora que tão eficientemente proporcionou à associações de criminosos, que são os partidos nacionais, a possibilidade de ter colocado o país na miséria actual. Isso não teria sido possível sem essa preciosa ajuda. Veja-se, por exemplo, se o Crespo alguma vez tocou nesse assunto. Tal como os outros, merece que lhe escarrem no focinho. É um oportunista que aproveita a audição para as suas pequenas vinganças, mas informar, nada. Um profissional não publica publica artigos de opinião como fazem os jornaleiros portugueses, informa correcta e imparcialmente.
Acha que se as pessoas estivessem conscientes de quem lhes provocou a miséria em que vivem, lhes faz passar fome, lhes matou os familiares (sistema de saúde), lhes fez dos filhos uns inúteis e rascas, etc., o teriam eleito para presidente? Foi eleito pelos jornaleiros. Quem é que não cumpriu o dever de informar? O Crespo foi idêntico ao resto do bando.
Sobre o caso do post, não esquecer o que esses biltres da disinformação estão a esconder e a abafar a todo o custo:
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=4&ved=0CBoQFjAD&url=http%3A%2F%2Fwww.jornalistas.eu%2Fgetfile.asp%3Ftb%3DFICHEIROS%26id%3D493&ei=CPlyS8jvAcT04gbxssHcCQ&usg=AFQjCNEBRokPE-cUQ9FsyILsufoDp_rfvw&sig2=faUjOldBCpEz3Mvek3zS2w
http://www.joaocustodio.net/2008/11/que-alguem-lhe-de-um-codigo-deontologico-rapido/
http://www.google.pt/url?sa=t&source=web&ct=res&cd=1&ved=0CAkQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.publico.clix.pt%2FSociedade%2Fconselho-deontologico-considera-reprovavel-desempenho-de-manuela-moura-guedes-no-jornal-nacional_1383911&ei=CPlyS8jvAcT04gbxssHcCQ&usg=AFQjCNH374gKS270WWDAHIOeTJRMsUUuRA&sig2=qo6lY28o5jYMIoorOLUduA
http://dn.sapo.pt/especiais/interior.aspx?content_id=1247443&especial=Manuela%20Moura%20Guedes&seccao=TV%20e%20MEDIA
http://chaparralblog.wordpress.com/2009/05/24/marinho-pinto-ataca-manuela-moura-guedes-no-jornal-nacional-da-tvi/
Há mais, mas estes já são suficientemente esclarecedores. Por isso que os imbecis os abafam.
O comportamento do Sócrates, condenável ou não, não limpa a estrumeira que cobriu uma profissão de informar que era digna, mas que se transformou inimigo público Nº1 do povo.
São eles os coautores da desgraça nacional actual; sem eles ela teria sido impossível.
Não são negócios de sarjeta ao serviço de uma política de sarjeta. São negócios de esgoto ao serviço de uma política de meda.
ResponderEliminar