terça-feira, 30 de janeiro de 2007

UTILIDADE DAS ROTUNDAS

Por continuar a ter actualidade, visto nada ter sido alterado, reproduzo uma carta enviada aos jornais e publicada no Diário de Notícias de 22 de Fevereiro de 2004

É suposto que as rotundas servem para evitar excessos de velocidade e facilitar a distribuição do trânsito em cruzamentos de muito movimento, definindo claramente as prioridades e dispensando, na generalidade dos casos, os semáforos, demasiado rígidos sem flexibilidade para se adaptarem às variações dos fluxos de trânsito.

Para obter esse efeito, o centro das rotundas deve coincidir com o ponto em que se cruzam os eixos das vias convergentes, e, como os veículos que se aproximam têm de ceder a prioridade aos que já circulam na rotunda, as vias de acesso devem ter um traçado que obrigue à redução da velocidade e predisponha os condutores à paragem.

Porém, nem sempre é assim. Existem rotundas que, por não serem bem localizadas, convidam a que se desrespeite a prioridade e se criem situações de acidente. Na Avenida Infante D. Henrique, em Cascais, há duas rotundas que, não só não produzem redução da velocidade no sentido Sul-Norte como permitem que possa haver excesso de velocidade que pode chegar aos cento e muitos quilómetros por hora, em virtude de as rotundas serem quase tangentes ao eixo da via de acesso, e de os passeios terem um traçado a facilitar a velocidade.

A alegação de que as condições locais não permitem melhores condições para as rotundas não é válida. Há dias, reparei que uma rotunda na saída de Vendas Novas em direcção a Montemor-o-Novo, cumpre a sua finalidade, mesmo estando desviada do centro do cruzamento: os lancis dos passeios da via de acesso vinda de Leste estão implantados de tal forma que o eixo desta está dirigido para o centro da rotunda, evitando assim a tangente convidativa aos excessos.

Em Cascais, além das duas rotundas referidas podem ser citadas a da R. Joaquim Ereira junto à Escola e a da Marginal junto ao Hipermercado, sendo que esta é compensada pela existência de semáforos.

Julga-se imperioso rever o traçado da via e dos passeios por forma a impedir excessos de velocidade no acesso às rotundas, que muitas vezes obrigam a quem já está a contorná-las a travar para não ser abalroado por alguém que aparece da direita (mas sem prioridade) com velocidade excessiva. Num país em que não predomina o civismo deve haver cuidado com as infra-estruturas por forma a não estimularem excessos perigosos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Amigo João Soares,

as famosas rotundas são as obras do regime...contornar em vez de resolver as questões.Aqui lhe deixo um comentário meu a uma nova rotunda.O contornar dos verdadeiros problemas da vida!

Colocado hoje num texto do Ludivicus na vozdopovo:

Depois do que vi ontem no debate do prós e contras deixei de ter dúvidas, se alguma vez as tive foi por tentar "respeitar as mulheres",mas não esquecendo o rebento que está dentro...

Depois de ver o ar intelectual e de superioridade dos apoiantes do sim.Depois de ouvir falar naquela coisa humana que está dentro em vez de ser humano...perdi as dúvidas.

O Egº Fernando Santos,tem razão,quando diz só compreender o aborto quando está em risco a vida da mãe,poisé uma vida por outra.Como tal sendo eu um apoiante da vida e ter visto o miser+avel espectáculo de ontem vou votar NÃO,pelo sim à vida.

Nenhum ser humano tem o direito de tirar ã vida depois dela iniciada.

O sim falou nas guerras,em situações de utopia em que todos nós gostariamos que não existissem,em que crianças morrem...mas não seria melhor então enfrentar essas situações em vez de liberalizar o aborto até às 10 semanas?

Iremos fazer um aborto depois das 25,30 semanas?Então quem o fizer não será penalizado?Uma utopia,uma falta de respeito pelos outros,notando-se a medíocre intelectualidade própria de quem se diz ser contra o aborto,mas a favor da despenalização da mulher...como se isto não fosse ser a favor do aborto.

Vital Moreira do alto da sua cátedra,parecia que dava uma aula em Coimbra...ele sabe os outros são ignorantes.

Querem alterar o Código Penal?façam-na em sede própria e não com a benção dos portugueses,fartos de quem fala em liberdade e oprime todos os dias este povo que tem de acordar para lhes dizer NÃO!Basta de travestimo político!

Seja de que maneira for,sem ser contra as mulheres,mas sendo pelas mulheres e por mais uma vida que começou o seu ciclo digo NÃO, vou votar NÃO e apelo a quem tem consciência, aquem teve um aborto indesejável, o aborto "natural" e não premeditado, por situações da vida...que dê o seu testemunho de vida quando sentiu fugir-lhe uma vida fruto do seu sangue...

Este tema já cansa,mas para que não restem dúvidas NÃO ´´a pena de morte do futuro...não quero o aumento do aborto no nosso país depois da suatotal liberalização.Já esta lei contempla o suficiente e até demais!

Espero o próximo referendo deste governo-"A eutanásia" e aniquilação da vida depois de chgar a um determinado número de anos.

O cinismo é mau,mas mau é aquele que diz ser pela despenalização da mulher esquecendo o SER HUMANO e não coisa humana como dizia Lídia Jorge...

Fernado Santos, pode peder jogos, eu perdoo-o-lhe, mas não lhe perdoava se fôsse contra a vida.

Sinceramente,basta...digo NÃO com convicção de que só apenas defendo o preceituado na constituição portugesa e nos valores da vida HUMANA!

Anónimo disse...

Falando de rotundas. Por vezes, em certas rotundas, vemos que quem as concebeu estava ROTUNDAMENTE enganado...