domingo, 18 de fevereiro de 2007

PRECE DE UM PAI

Prece de um Pai

Dá-me um filho que seja bastante forte, para saber quanto é fraco, e corajoso, para se enfrentar a si mesmo quando tiver medo; um filho que seja orgulhoso e inflexível na derrota inevitável, mas humilde e manso na vitória.

Dá-me um filho cujo esterno não esteja onde deveria estar a espinha dorsal; um filho que me conheça e saiba conhecer-se a si mesmo.

Guia-o, eu TE suplico, não pelo caminho fácil do conforto, mas sob a pressão e o orgulho das dificuldades e dos obstáculos. Que aprenda a manter-se erecto na tempestade e a ter compaixão dos malogrados.

Dá-me um filho de coração puro e objectivos elevados; um filho que saiba dominar-se, antes de procurar dominar os outros; um filho que aprenda a rir, mas que não desaprenda de chorar; um filho que tenha olhos para o futuro, mas que nunca se esqueça do passado.

E depois de lhe teres concedido todas estas coisas, dá-lhe, eu TE rogo, compreensão bastante para que seja um homem sério sem, contudo, se levar muito a sério. Dá-lhe humildade, SENHOR, para que possa ter sempre em mente a simplicidade da verdadeira grandeza, a tolerância da verdadeira sabedoria, a pequenez da verdadeira força.

Então eu, seu pai, ousarei murmurar:
“NÃO VIVI EM VÃO”.

NOTA: Extraído de Aromas de Portugal, um texto que contém uma lição de vida para cada um de nós, embora já crescidos, para os nossos filhos e netos. Salienta os principais valores da vida em perfeito civismo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Quando por vezes, e são algumas me sinto mais em baixo, leio estes ensinamemtos que me foram passados para a vida no início da minha vida Militar,há 26 anos...no Curso de Comandos.

"São valores inaliaváveis do Comando e Comando que os não possua deve ser inexecrávelmente privado do seu título"

Um abraço sereno e amigo

Mário Relvas

Anónimo disse...

queria dizer ..."enoxerovalmente", desculpem!