domingo, 13 de julho de 2008

A realidade em tons místicos

O espírito de tolerância que procuro manter leva-me a colocar aqui textos de qualquer sentido ou direcção, desde que estejam bem elaborados, apresentem intenções de isenção, e ajudem a ver os problemas por uma óptica diferente, sem a imporem. Se este espaço funcionasse como mesa redonda com assento para as mais diversas opiniões, sentir-me-ia satisfeito ao assistir ao debate urbano e aberto que nos deixasse mais esclarecidos sobre todos os factores do problema.
Desejo que este espaço contribua, com os seus textos, para que as pessoas despertem e melhorem as suas condições de vida, da colectividade em que estão inseridas e, enfim, de toda a humanidade. Só repudio palavras menos correctas e comentários facciosos, sem argumentação válida, a impor produtos mal definidos. Nesse sentido transcrevo para aqui o comentário, num post recente, de Mariz dona do blog Sou pó e luz :

Salvé!
Deixei de comentar a política em todas as suas vertentes e derivadas consequências. Quando um povo que elege os seus governantes e se deixa desrespeitar a si próprio pela má língua e desamor de si... nada mais resta senão deixar que o caos chegue - já que os governantes são a imagem retractada do seu povo. Se calhar só depois disso o povo acorde e logicamente a governação. Depois então sim, talvez as coisas mudem e seja a hora de se fazer cumprir Portugal - como diria Fernando pessoa - não esquecendo da duas Leis Universais que nos regem, para além doutras e são: Lei da Atracção e da Livre Escolha ou Arbítrio; o mundo nos seguirá e se espelhará, como aconteceu noutros tempos... já que as nossas raízes jamais se perderão; fomos um, senão o único país - leia-se povo - que "levou novos mundos ao Mundo!" - e essa missão continua...
Por isso comento este post.
Estou mais preocupada com o mundo - no sentido energético/vibracional... porque é por aí que se muda... do que propriamente do "como" e "porquê" a economia, a indústria, a bolsa, o "ouro negro" e o "el dorado", possam vir a ser os mágicos, os heróis e salvadores de todas as pátrias!
Poucos perceberam já, que não é por aí... é por outra coisa bem mais simples e bem mais ALTA: amor á terra e amor a si mesmos e consequentemente, amor ao próximo - e é por essa vibração interior que se vai espalhando, até tocar outros e então sim, o mundo salvar-se-á! Não como vai indo...
E isto nada tem de demagógico, ou de ficção, ou até de miraculoso. Está no REAL PODER de cada um, em operar essa transformação. É aí que Portugal e o mundo esperam a mudança, embora não venham actuando em conformidade.
O que escrevo aqui, pode ter algum som a "religioso" e de facto tem; apenas e só, dada a etimologia da palavra: Religarae! - derivada do latim; portanto RELIGAR ou RELIGAREM-SE consensualmente.
Isso porém não acontece... as pessoas colocaram de parte, essa VERDADE DE SI, esquecendo-se de SI. A busca desenfreada por aquilo que pretendem da vida e não "DE VIDA", derivou numa aposta errada. TER e PARECER, começaram a imperar e é actualmente a tónica da vivência mundial!
A TERRA ficou despovoada de quem a trabalha, ou por outro lado ficou tão saturada de químicos - visando a avidez, a ganância, etc. que, está a dar os últimos suspiros e pouco falta, para não mais haver alimentos que cheguem para todos. Os "adamastores do mundo" e seus servos, hão-de ter dinheiro e não como pagar a alimentação! - pena é que os "justos paguem pelos pecadores".
Esta minha exposição - que não doutrinária ou moralista... talvez mais ética e abrangente é a via, inclusive, cientistas há já que confirmam esta verdade... mas nem era necessário isso, basta cada um experimentar mudar-se e tudo muda em seu redor. Eu testei isso, e continuo a exercer essa máxima! Mas tudo isto tem a ver, com o passo que dei após o pedido de pré-aposentação ao Estado, tinha então 42 anos. Depois disso, ainda ministrei cursos de formação profissional no âmbito do protocolo empresarial e ética comportamental, mas a partir de 1998, não mais trabalhei… não por doença, mas porque o Universo assim o ditou e sem me aperceber, fui "obrigada" a seguir o que a vida me estava a confrontar - á imagem do que acontece na Índia e noutros cantos do mundo, pessoas há que se despedem da família, amigos, empregos e modos de vida e refugiam-se para locais mais ou menos isolados e dedicam-se quase por completo ao seu SER - o que não foi bem o meu caso, mas quando não vemos as coisas somos "colocados perante factos que nos devolvem o porquê das coisas e... ou seguimos por aí ou então as Leis são mais duras ainda!
Não pertenço, ou sequer sou filiada em qualquer religião - embora fosse por tradição familiar católica o que já não sou mais!
Mas porque muita coisa aconteceu até então... por isso "DESPERTEI".
Há uma frase de Roosevelt que sempre menciono: "é na tristeza que somos realmente testados, porque só quem desceu ao vale mais profundo, sabe o quâo é magnífico subir á montanha mais alta"!
Há portanto 10 anos que venho tentando subir a montanha. Porém quando olho para trás, dou-me conta que não passei sequer do sopé!

Agradeço a sua resposta, mas quando se tem a convicção do que se escreve e se actua em conformidade, como é o meu caso, é que se avaliam resultados... e parece-me que nunca é tarde para os experimentar.
Se leu alguma coisa no meu blog, verificará que o registo é o mesmo (…) A leitura dos meus outros posts - se é que não se incomoda em sair do seu cantinho - talvez consiga perceber melhor o que digo… até porque pessoas há que me comentam e têm precisamente a mesma postura... por alguma coisa é. Não deixo de me preocupar com o mundo em geral e não apenas e só com o nosso país em evolução - que não da melhor forma materialista - porque é a partir de nós, intrinsecamente que o trabalho começa aliado a um outro no terreno para quem goste e se sinta bem a SERVIR - de coração a coração, tal como vejo o voluntariado... quer seja com pessoas, animais, plantas, defesa portanto da CASA que é de todos! Faço a minha parte e vivo em paz, mesmo com o "ruído" em blogs e noticiários, etc. tudo fala das mesmas coisas mas ninguém actua... mas como Ghandy e outros deixaram como ensinamentos... nada que se compare com o que se lê por aí! Depois, é importante que as pessoas se ouçam no seu silêncio... é uma coisa estanha para a maioria que gosta da confusão e do barulho mental e só procura ainda mais poluição sonora no exterior! Ouvirem-se no silêncio é onde se escutam as consciências; só elas podem fazer mudar o mundo!
Era tão somente isto, que queria acrescentar.

Volto aqui para fazer um reparo... talvez assim me entenda melhor: quando falo em ruído nos blogs e ainda da verborreia que assola alguns, refiro-me - e desculpar-me-á, a ousadia, mas é difícil para mim, digerir - as "alternativas", em destaque neste blog. Se reparar bem, só a figura do post evidencia uma forma de estar completamente ás avessas do que deveria ser... e então depois quem lê umas tantas linhas como eu, apercebe-se de imediato do resto. É assim que as coisas não mudam! é assim que se desrespeita quem assim escreve e não só. Há qualquer coisa como ausência de decoro pelo ataque ao poder político que é o seu (dele) modelo - por isso é atacado! - caso a imagem não reflectisse o seu autor, ninguém falaria mal, pelo menos da forma grosseira como o fez.
Perdoe-me, mas isto não tem nada a ver consigo até porque o post nem é seu... mas é caso para perguntar porque o evidencia no seu blog, que é díspar absolutamente?! Acho estranhíssimo. Penso que as suas posições são bem mais moderadas e sensatas, com outro tipo de visão... - talvez a sabedoria dos anos que já passaram lhe dite que assim seja.
Grata por me ter dado a oportunidade de me expressar livremente.

7 comentários:

Anónimo disse...

O mundo está baralhado. recomendaram-me o seu blog e gostei do que li. Não resisto a colocar este texto de hoje e apreciar um comentário.
anb

A PAZ cada vez mais longe....
Veja-se Bairro Quinta da Fonte em Loures: Ciganos e negros em rota de colisão destroem casas, defrontam-se nas ruas como pistoleiros e nós, os "totós", continuamos a pagar para que eles tenham casa, assistência médica, rendimento de reinserção (whatever it means) e assistimos impotentes à destruição sistemática, às suas investidas e desmandos e casa vez maiores exigências. Porquê?? Não é suposto as pessoas trabalharem para terem as suas coisas? Não é suposto as pessoas integrarem-se e conviverem como gente? Porque é que estes são diferentes? Porque é que eles acham que são "discriminados", "marginalizados"e outras coisas parecidas quando se comportam assim, quando eles próprios não se integram, não querem funcionar como os outros e "apenas" reclamam e exijem??? Temos cá outras etnias, os chineses e os indianos que estão perfeitamente integrados e procuram desenvolver os seus negócios e viver de acordo com as suas necessidades. stes não andam aos tiros, não se ouve falar de "racismo", discriminação", etc. Só discriminamos os ciganos e os negros? Nós, os que cá nascemos e trabalhamos desde sempre somos assim tão maus? Mas só esses se queixam!!! É curioso. Eu acho que eles é que estão pouco interessados em se integrar, só querem o rendimento, as casas e os subsídios. Cumprir as leis não é com eles. Assim não é possível. Essa gente não tem lugar entre nós. Concerteza haverá oiutros sítios mais do seu agrado, onde possam espraiar-se e dar largas ao seu egoísmo e egocentrismo. Em portugal ou outro país com regras de convivência estas pessoas não podem viver, não têm lugar, são infelizes e tornam os outros em instrumentos de vinganças parvas e atitudes anómalas e inconsistentes com a forma de ver a vida que os europeus têm. Saiam de cá!! Vão-se embora! Quem não está bem muda-se!!

A. João Soares disse...

Cara Ana
Quem fala assim não é gago! Têm sido reenviados para os Açores muitos descendentes de açoreanos, por se terem comportado mal nos EUA. E certamente não fizeram lá os desacatos de Loures.
Cumpre ao nosso Governo tomar medidas adequadas para defender a segurança das pessoas ordeiras. Vale a pena ler no Correio da manhã de hoje na segunda página um artigo de Francisco Moita Flores. Os governantes não têm sabido encarar as pessoas com um critério adequado e depois as situações pioram a este ponto. É preciso uma firmeza humana mas sem hesitações.

Obrigado pela sua visita e o seu comentário
Um abraço
A. João Soares

Paulo disse...

«Não se muda de partido sem receber um elevado preço pela transferência, à semelhança do futebol!»
Estas suas palavras, fazem-me pensar...
Mário Lino, "jáme"...a que preço se teria vendido?
Abraço
Paulo

A. João Soares disse...

Caro Paulo,
A autora do texto que transcrevo tem um idealismo espiritual muito interessante, considerando-se como um ET, mas a realidade, no terreno, é conduzida por «valores» traduzidos em euros. Os políticos estão no extremo oposto do idealismo e já, nem nos discursos, o conseguem disfarçar. E esses discursos, que eles fazem a asneira de estarem sempre a recitar, já perderam a coerência. Mais valia, «jamé» abrirem a boca, terem contenção e limitarem-se ao indispensável.
Mas eles não aceitam sugestões de sensatez e prudência e perdem a confiança da população que começa a acordar da anestesia.

Um abraço
A. João Soares

**Viver a Alma** disse...

Salvé João!

Grata pelo post que colocou.
De todo não há idealismo...as coisas acontecem desde que o "el dorado" não se sobreponha aos valores que ficaram na retaguarda ou ainda...perdidos no tempo por conveniência! É isso que está em causa quando me referi que as pessoas deveriam DEVOLVER-SE A SI MESMAS E SENTIR AÍ A VIDA.
Não tenha a mínima dúvida se o João agredir verbalmente alguém, mesmo que essa pessoa não refute, tenha a certeza, mais dia menos dia, enfrentará uma situação idêntica e alguém o ofenderá ou até agredi-lo-á!
Existem Leis que a maioria desconhece, mas são UNIVERSAIS! - e não tem nada a ver com as leis dos homens...melhor dizendo e segundo um ditado popular: "cá se fazem cá se pagam" e ainda: "se a cabeça não tem juízo o corpo é que paga"! Isto pretende dizer o quê? Que... é no pensamento - na mente - que tudo se fabrica, para em seguida passar á acção!
Tudo se interliga. Onde é que o João encontra no que escevi... misticismo?
Acha Fernando Pessoa um místico ou um homem que "se" estudou, aprofundou e sabia o que escrevia?! Acha que foi em vão que coloquei algumas frases dele no meu blog? Seria ele um louco?
Como vê o povo é sábio mas não aplica minimamente essa sua sabedoria....andam todos ao sabor do vento - tipo... "Maria vai com s outras" exemplificando: "u tens eu também tenho ou quero ter, tu roubas eu também roubo e de pois colocam-se lá alguns no "poder"...porque razão a Maria José Nogueira Pinto diria: "eu sei que o sr deputado sabe, aquilo que eu sei"!
Houve um HOMEM que passou por cá há mais de 2000 anos e deixou ensinamentos para se seguirem a fim de que a humanidade vivesse mais tranquíla, em ambiente fraternal, amoroso e que o despertar das suas consciências lhes desse o melhor para as suas vidas... e, segundo ELE: "coisas maiores das que eu fiz, fareis vós um dia"! - e pelo que me foi dado observar, esse HOMEM de nome Emmanuel, não era morno, ou sequer cinzento...mas sim enérgico e sobretudo PERFEITO!
pergunto: alguém aplica no terreno o que ELE deixou dito?
Alguém aplica no terrno o que um elevado instructor no oriente deixou como legado e se chamava Buda?
Alguém aplica no terreno outros tantos ensinamentos de Brahama, ou até Ghandy, ou Hermés, ou Jung e outros tantos como Pietro Ulbaldi?! Não! As pessoas não pretendem estudar esses autores e sequer sabem quem eles são! ouvem umas coisas mas nada que os faça mover... gostam de outro tipo de leitura que os "instrui" mas não os "eleva" cujos temas se prendem com: ciência política, e de estratégia, ficção, policiais, e de quando em vez, sempre que surge um best seller acorrem ás livrarias como de surtos virais se tratasse mas cujo intuito serve apenas desestabilizar as massas e encher os bolsos ás livreiras... temos como exemplos: o "Código Da Vinci", e mais recentemente o "Segredo" que serve a tal mente e como se da tal maçã proíbida Basta visualizar o que convém e "TILIM"! - eis que a magia acontece! Eu sei tudo isso mas não da forma subtilmente distorcida, como o livro apresenta. é por isso que todos esses inter paris estão a surgir agora nos finais dos tempos. Incitam á materialidade e ao poder da mente em desabono DAQUILO QUE DEVERIA "SER"! E por si, o João pode avaliar. Pergunto: quando lhe surge um problema quantas vezes por dia o João pensa nele? e quantas voltas dá vagueando na sua mente para o tentar solucionar? ou até, quantas noites mal dormidas passa? ou até que mau estar lhe provocam até ficar com dores de cabeça, estômago...por aí? por quantos estados de espírito é assolado? - dúvida, aflição, expectativa, desânimo, desgosto, nervosismos, por uma pré-ocupação! - ou seja manter a mente pré-ocupada!
O remédio...NÃO PENSE! DEIXE O TEMPO ENCARREGAR-SE DISSO E DEVOLVA CADA PROBLEMA AO CÉU PARA RESOLVER - CASO ACREDITE EM ALGO SUPERIOR.
Foi desta forma que embora não deiasse de ter problemas, mas não me aflijo com eles. Por isso vivo tranquíla porque sei a priori que QUEM é o VERDADEIRO BIG BROTHER, ME MOSTRARÁ COMO ACTUAR NO PRECISO MOMENTO, PORQUE ANTES DISSO JÁ TODAS AS SITUAÇÕES FORAM CONDUZIDAS DA MELHOR FORMA POSSÍVEL PARA QUE O EMBATE NÃO FOSSE UMA BOMBA DE NEUTRÕES - como adiantei anteriormente.
E creia que resulta mesmo. MAs depçois de se entregar não se deve continuar nessa aflição desenfreada, ou com "ses"...e "medos" de mais "ses"! - isso será passar um atestado de incompetência A QUEM É MAIS ALTO E TUDO PODE!
Vou contar-lhe um pequeno acontecimento: quando vendi a minha casa do Monte Estoril, não sabia de todo como declarar ás finanças...embora a situação não tivesse qualquer "mancha" - espero fazer-me entender. Porém, isto teve de ser feito a seguir a uma decorrada que sofri após vários anos virada para outros estudos e por isso parei com a actividade profissional ficando reduzida á pré-reforma.
Então, deixei tudo ao cuidado do Universo - ou o que lhe queira chamar.
No dia em que fui entegar o IRS, uma funcionária chamou outra porque não percebia muito bem executar aquelas operações porque não eram da sua competência... a outra fez para lá uma contas as contas e não sei como a coisa se deu, que não tive de pagar anda da venda da casa! Semprepensei que deveria pagar no mínimo, na altura uns 5.000contos. Mas não...afinal deu "ela por ela"...como a técnica de finanças referiu.
Eu só tive vontade de me rir...não disse nada...despachei-me o mais depressa que pude e fui a rir-me e a agradecer ao céu, tal resolução! eu estava como espectadora daquilo tudo que afinal me dizia respeito e a minha calma transparecia. Portanto todo o que dinheiro que fiquei foi para empatar numa outra casa que teve de ser alugada mediante as características que eu pretendia. -Fiz umas pequenas obras, mobilei a casa e vivo sem stress...ao contrário do que acontecia aquando no Estado - em tempo de eleições e outras situações idênticas nem á cama ia! O motorista levava-me a casa esperava que tomasse um banho rápido mudasse de roupa, muitas vezes tomava o pequeno almoço a correr numa pastelaria e depois seguid de volta para o Ministério!

E ficaria aqui a dar-lhe montes de exemplos, pela confiança que deposito no PODER REAL e não virtual/ilusório do "céu" pelo qual sou regida e não pela matéria. Isto custa a admitir á maioria, mas de facto, assim é! E é por isso que o meu blog se chama Pó e lUZ - a matéria vai para a terra e o que NOS ANIMA CONTINUA VIVENDO - também tenho provas disso pelo simples facto de ter ido até LÀ e voltado!
Portanto não sou mística nem política...aliás dei-me sempre bem na política e passei por todos os governos e o engraçado é que todos os governantes, souberam dar-me louvores pelo empenho e não pela "côr", "amizade", ou outros dolos. Assim... pude dizer sempre o que pretendi, actuando de minha justiça e pelos valores com que me rejo! Esta é a minha verdade; e por ser verdade é por isso que dou a cara, ralcomo o João o faz sem medos de nada nem de ninguém!|
Tem algum comentário a fazer depois do que aqui lhe mostrei PRETO NO BRANCO COMO O MEU ÚLTIMO POST? Faça-o ou se quiser por mail que agradeço o que me enviou.
O meu último post é uma amostragem de como nºão se deve actuar..em 3 actos! - já que tudo isto é um teatro como a maioria se projecta, mas quando soa a hora da verdade, fogem e vão por tr´+as escrever ofensas baratas! é isto que desmistifico e outras tantas coisas mais. não sou a salvadora da pátria, nem a ereencarnação da Joada D'Arc, mas penso que tenho algum sangue puro não sei bem de onde!...de outra Galáxia talvez! - já que tenho mistura de judia...embora nascida e criada em Lisboa.
Grata mais uma vez e também pela coragem!

Peço desculpa pelas gralhas mas digo isto a todos: rapidez no teclado onde escrevo com os dedos todos e depois esborracho algumas letras e outras ficam por aparecer...não possuo mais revisores dos meus trabalhos.
e depois porque não existe corrector e por último, o meu teclado também não está a dar o seu melhor..precisa de reforma. Também por falta de paciência para ler na íntegra e depois publicar. Sugiro que se tire pelo sentido o que nao se entender.
Bem Haja!

Maria

A. João Soares disse...

Obrigada Maria, por mais este esclarecimento.
Cumprimentos
A. João Soares

Astrid Annabelle disse...

Salvé!
A.João Soares e Mariz,
estou aqui a convite de Mariz.
Li tudo com muita atenção. A parte política eu não discuto...não me sinto com competência para tal e também porque vivo em outra realidade, outro país, afastada da civilização por opção.
Quanto às suas afirmações Mariz, eu aplaudo!
Luz e silêncio
Ma Jivan Prabhuta