quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Frases do polémico Marinho Pinto em 2008

Recebi por e-mail a selecção das dez frases mais polémicas ditas em 2008 pelo bastonário da Ordem dos Advogados, Dr. Marinho Pinto, que fala do que sabe e que mostra coragem de o dizer, contra a vontade de muitos dos visados. Ele ousa dizer: «o Rei vai nu».

"Há pessoas que ocupam cargos de relevo no Estado português que cometem crimes impunemente"
DN, 27 Janeiro 2008

"Um dos locais onde se violam mais os direitos dos cidadãos em Portugal, é nos tribunais"
SIC Notícias, 27 Junho 2008

"98% dos polícias à noite estão nas suas casa. É preciso haver polícias na rua à noite fardados"
Público, 27 Junho 2008

"Há centenas ou milhares de pessoas presas [em Portugal] por terem sido mal defendidas"
Público, 27 Junho 2008

"Vale tudo, seja quem for que lá esteja, desde magistrados a outros juristas, não se pode falar em justiça desportiva, mas em prevalência manifesta de interesses e de poderes"
RTP, 08 Julho 2008

"Eu não discuto com sindicatos. Os sindicatos querem é mais dinheiro e menos trabalho"
RTP, 10 Julho 2008

"Alguns magistrados pautam-se nos tribunais portugueses como os agentes da PIDE se comportavam nos últimos tempos do Estado Novo"
RTP, 10 Julho 2008

"Estão-se a descobrir podres que eram inimagináveis há meia dúzia de meses. E não é por efeito da crise. É por efeito da lógica do próprio sistema. Parece que o sistema financeiro só funciona com um pé do lado de lá da legalidade"
JN, 28 Dezembro 2008

"Uma senhora que furtou um pó de arroz num supermecado foi detida e julgada. Furtar ou desviar centenas de milhões de euros de um banco ainda se vai ver se é crime"
JN, 28 Dezembro 2008

"Pelos vistos, nenhum banco pode ir à falência"
Público, 30 Dez 2008

15 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro João;

Esta é uma boa selecção a que todos deveriam estar MUITO atentos.

Grata por lhe ter dado a devida divulgação.

Abraço

I.

A. João Soares disse...

Cara Isabel,
Estas são frases já tornadas públicas e ditas por uma voz conceituada. Mas as frases do povo anónimo sem voz na Comunicação Social nem sequer podem vir a lume. Mas os políticos eleitos pelos vários distritos deviam procurar sondar os seus eleitores, e considerar atentamente os seus sentimentos, porque um dia elas poderão fazer-se ouvir e, então, os ilustres políticos só terão oportunidade de ouvir o início da primeira frase.
Não sou o Nostradamus mas tenho a certeza de que acontecerá, a não ser que os governantes passem a desempenhar melhor as suas missões perante o povo.
Um abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

caro João Soares

Quando este sujeito tomou posse como bastonário da OA, pensei que, finalmente, tinha aparecido em cena alguém com capacidade para, dentro das suas competências, melhorar a Justiça.
Mas já se passou muito tempo e nada de substancial aconteceu. Está tudo na mesma. O homem, tonitruante, fala, fala, diz aquilo de que gostamos de ouvir, mas não faz nada. E nem sempre acerta. É um tambor vazio que rola calçada abaixo.

A. João Soares disse...

Caro Vouga,
Realente é preciso falar, mas a seguir temos que ver os efeitos. É possível que as mudanças sejam difíceis, e entre os advogados também haverá muitos que não gostam de mudar, daí que este bastonário tem enfrentado oposição muito forte dentro da Ordem.

Falar por falar, repetindo pela enésima vez as suas frases milagrosas só o PM. Hoje foi o máximo fez parar o País, atrasou-se em relação à hora que ele marcara, fez o PR adiar a conversa semanal para, depois, a montanha pariu um ratinho. Repetiu aquilo que já tinha dito, fazendo novamente a ameaça de luta, a afirmação de invencibilidade e disse que a Justiça já disse que tudo está legal e que não há suspeitos. Espera-se que a PGR compreenda este recado!
Um abraço
A. João Soares

Daniel Santos disse...

Fico na duvida... Isto serão frases polémicas ou belíssimos momentos de humor?

A. João Soares disse...

Caro Daniel,
Se é humor é muito negro!!! E, por isso, não deixa de ser polémico.
Um abraço
A. João Soares

Anónimo disse...

Caro João Soares

Dou-lhe razão quanto ao cidadão Pinto de Sousa. Mente compulsivamente e nunca se viu tanta trapalhada no passado de um Primeiro ministro. É coincidência a mais. Irra!

Anónimo disse...

Caro João Soares

Com esta do Pinto de Sousa, acabei por me esquecer do principal. A corroborar as minhas dúvidas quanto ao actual bastonário da OA está o seu comportamento algo estranho em relação ao caso "Casa Pia".

A. João Soares disse...

Carpo Fernando Vouga,
E se formos a ver bem encontramos semelhanças entre estes dois actores da vida nacional actual, falam muito, usam de arrogância e têm tiques ditatoriais.
O PM diz que não é assim que o vencem. Prece que está a convidar a um atentado. Não seria o primeiro a ser vencido dessa forma: Gola Meyr, indira Gandhi, Anuar Sadat, Kennedy. anteciparam-se!!!
Um abraço
A. João Soares

Luísa disse...

Aceito o convite: estejamos atentos!
Quando um dia nos apanharem com uma gaffe, seremos o momento de humor dos que a ouviram...mas sem consequências a nível nacinal.

errar é humano. este senhor é um ET!

A. João Soares disse...

Cara Luísa,
ET não é. Mas parece ser uma pessoa desejosa de construir um Portugal com uma justiça melhor. É talvez um utópico, um sonhador, que visa grandes efeitos, mas estes são demorados, lentos. As sociedades modificam-se, mas a passo de caracol quando se trata de melhorar, mas rápidas no caminho da degradação. O que se tem perdido nestas últimas três décadas demorará um século a recuperar, a não ser que haja um forte traumatismo social que sensibilize toda a população no bom sentido. Porém, este sonho será difícil porque vai contra muitos grandes interesses instalados.
Marinho Pinto não é «politicamente correcto», não se subordina cegamente à rotina pantanosa nem deixa o barco vogar ao sabor da corrente.
Um abraço
A. João Soares

Amaral disse...

João
Penso que Marinho Pinto sabe do que fala. Já diz o povo que não "há fumo sem fogo". Só é pena que fale no geral e não apresente factos concretos, que comprove.
Abraço

A. João Soares disse...

Amaral,
Provavelmente terá agido em casos concretos. Estas frases foram retiradas de afirmações públicas, mas, em particular deve ter posto o dedo em várias feridas.
O mais preocupante é que não se lhe juntem outras vozes a clamarem pela purificação do sistema. Com as pessoas a encolherem-se não se cria o efeito de massa necessário para a mudança.
Um abraço
A. João Soares

Isabel Magalhães disse...

Passei por cá novamente. Muito interessantes alguns comentários e as devidas respostas do João. ;)

Tenha um bom dia (apesar da chuva).

[]

I.

A. João Soares disse...

Cara Isabel,
Acho que o mais interessante dos blogs são os comentários e as trocas de opiniões.
Passe por cá sempre que desejar e não se coíba de deixar comentários.
Para se deleitar com outros comentários, informo que os mesmos posts constam em Do Miradouro, onde os comentadores são diferentes.
Um abraço de amizade
A. João Soares