quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Alertar é um dever

O mundo é um lugar perigoso para se viver, não por causa daqueles que fazem o mal, mas sim por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer.

Albert Einstein

NOTA: Como diz o post «Denúncias são necessárias!!!», é dever alertar para o que está mal, é dever tornar o mundo mais habitável com segurança, tranquilidade, moralidade, com confiança, com amizade, enfim, com PAZ.

8 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais!

Muito bem.

Luísa disse...

Se sou uma gota no oceano, porque irei querer encher as marés?

A. João Soares disse...

Damierl Santos,
Agradeço as suas palavras de pessoa esclarecida.
João SoaresAbraço

A. João Soares disse...

Querida Luísa,
Sem as gotas de água, não há marés, há pântano malcheiroso, pútrido, infecto. Não é nessas águas que queremos ver os nossos filhos e netos beber ou tomar banho.
Como diz a frase do post, O mundo é um lugar perigoso para se viver (...) por causa daqueles que observam e deixam o mal acontecer .
Cada um escolhe a sua posição, mas depois não deve atribuir as culpas ao destino ou aos outros.
Um abraço
João Soares

Unknown disse...

Um grande post amigo e colega João,
Se assistimos ao mal acontecer e nada fazemos para o impedir, então somos cumplices!!!

Beijinhos,
Ana Martins

A. João Soares disse...

Querida Ana Martins,
É exactamente isso. Se não denunciamos os erros as imoralidades, somos cúmplices com quem as pratica e a cumplicidade não honra ninguém. Todos devemos fazer um pouco, a nossa quota parte para que o mundo seja melhor. Isso é civismo, é cidadania.
Um abraço
João Soares

Luísa disse...

Estimado João,
sei que a frase é demasiado básica para qualquer pessoa de valor.Essas são as orientações que recebi, que pratico e que transmito.No entanto, ao praticá-las, tenho recebido dissabores, perseguições profissionais e reles vinganças.
Ter o dito comportamento correcto é mais desgastante que viver indiferente.Acredite, observo o mal acontecer, denuncio oralmente e escrevo, e no fim, arquivam-se uns documentos, outros desaparecem, e quem sai sempre mal...não é quem prevarica.
Por isso, antes gota limpida no lodo, que heroi morto sem causa.

A. João Soares disse...

Cara Luísa,
Compreendo que muitas pessoas estão em situação de dependência que não lhes permite «fazer ondas» por não poderem suportar as vinganças e perseguições.
Mas dizia um velho ditado «morra homem, fique fama!». Há que lutar contra tudo o que nos pareça estar menos correcto, lutar pela perfeição, pela excelência, mas a luta pode ser feita por muitas formas e é preciso escolher a que trouxer menos dissabores e mais probabilidade de êxito. Nas conversas na poesia (que dá muita liberdade poética), em simples anedotas trocadas por e-mail, nos blogues, etc. O verdadeiro herói não é aquele que morre no primeiro combate, é o que trava muitas batalhas com coragem.
Se cada um se acomodar, o mundo será cada vez menos habitável, a não ser pelos exploradores que não são travados por ninguém.
Abraço
João Soares