segunda-feira, 23 de março de 2009

A corrupção pode ser combatida

Notícia do Jornal de Notícias diz que o árbitro para um jogo de futebol da 3ª Divisão, sargento do Exército, foi aliciado por alegado intermediário de um dos clubes.

O árbitro, sargento do Exército, denunciou o caso à Polícia Judiciária e foi montada uma cilada para apanhar o corruptor em flagrante, na véspera do jogo.

Este caso demonstra o que já era sabido que a corrupção só pode ser atacada se houver denúncia por uma das partes, o que é muito difícil, porque normalmente, dada a ausência de valores éticos que grassa na nossa sociedade, ambas as partes estão interessadas no sigilo. Quanto à denúncia, sugiro uma visita ao post Denúncias são necessárias!!! Em vez de pactuar , ser conivente com tal crime, há que perder o medo e reclamar, denunciar, contribuir para evitar e erradicar o crime de qualquer espécie.

Mas o realismo ensina que há perigos na denúncia e, por isso, ela pode existir em pequenos delitos mas, quanto se trata de casos como o Apito Dourado, o Freeport, a urbanização do Vale da Rosa ou o aterro da Cova da Beira, aí o perigo aumenta exponencialmente. Perante o mais alto Poder financeiro ou económico, ou político, as coisas apresentam aspectos muito especiais. A denúncia anónima passa a ser a solução mais sensata e a PJ já a acolhe com muita atenção como aconteceu nalguns dos casos mediáticos recentes.

Sem comentários: