quarta-feira, 3 de junho de 2009

A que ponto chagámos?

Recebido por e-mail enviado por FR

Lembrando: O jovem (?) que foi abatido no Algarve quando ao volante de um BMW roubado, empreendia uma fuga após um assalto e cuja morte originou os desacatos da Bela Vista, tinha os seguintes antecedentes:
• Aos 14 anos fazia parte do gangue das auto-estradas com diversos crimes imputados sendo o caso mais conhecido o do roubo, agressão, sequestro e violação da atriz Lídia Franco.
• Aos 16 anos esteve envolvido no tiroteio da discoteca da Maia.
• Pertencia ao chamado «gangue do multibanco» cujos montante dos roubos se estima em mais de 3 milhões de euros.
• Diversas vezes presente em tribunal, foi sempre mandado embora em liberdade.
As declarações à televisão do jovem (?) que foi detido pela PSP e logo libertado pelo tribunal, estão bem resumidas neste post do blog Mar Salgado:

A SOLUÇÃO PARA UM CASO SOCIAL:

«Os Street Boys Motherfuckers» da Bela Vista querem assaltar caixas multibanco, gasolineiras e outras dependências, sem serem alvejados na cabeça.
É justo e bom para a saúde.
Se eu fosse um deles quereria exactamente o mesmo.
A polícia compromete-se a só atirar para as pernas (o abdómen também não é bom de assoar por causa da septicemia generalizada) e fica resolvido o caso social da Bela Vista.» Em Mar Salgado

CRIMINOSO E TERRORISTA DE RUA QUE ATACA A POLÍCIA COM ARMAS EXPLOSIVAS ESTÁ JÁ EM LIBERDADE

Detido pela PSP num dia e libertado pelo Tribunal de Setúbal no outro. Já estará de regresso à Bela Vista o jovem de 19 anos que confessou numa entrevista na televisão ter atirado pedras e cocktails molotov à polícia (foi apanhado com uma dessas bombas incendiárias). É suspeito de ter liderado os distúrbios naquele bairro, mas tem de se apresentar semanalmente na esquadra que atacou.

O jovem foi preso pela PSP horas depois da reportagem televisiva. Além das impressões digitais do suspeito recolhidas dos cocktails molotov que apreendeu no bairro, a PSP apanhou documentos que o ligam a um carjacking violento, no ano passado, e a outro falhado, já este ano.

É também suspeito de participação no gang do multibanco. Preso anteontem de manhã, foi ontem presente a tribunal. A juíza que o interrogou tem experiência em julgamentos, mas está há pouco tempo como magistrada de instrução criminal. A procuradora que acompanhou o interrogatório é a mesma que assinou a detenção do detido.
Oficialmente, através da Direcção Nacional, a PSP 'não comenta decisões judiciais'. No entanto, o CM apurou que a libertação do jovem desordeiro 'não caiu bem na PSP', em especial em Setúbal. 'Trata-se de uma decisão propícia à ocorrência de mais distúrbios no bairro', disse um informador.

A Bela Vista foi ontem visitada pelo cardeal hondurenho D. Oscar Rodríguez Maradiaga, presidente da Cáritas Internacional. O prelado achou o 'bairro muito bonito' e elogiou o trabalho da Cáritas naquele local.

A sorte do menino é ser assaltante e terrorista de rua, senão já estava em prisão preventiva ou pelo menos de pulseira na pata...

QUE ESTÁ FAZENDO A NOSSA JUSTIÇA? POR ANDA ELA?

Sem comentários: