quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Portuguesa mulher do ano

Nos tempos que estão correndo, as notícias quase nos inibem de dizer com orgulho que somos portugueses, dado que quanto a corrupção estamos entre a Dominica e o Botswana, segundo os índices da Transparency International que resultam da avaliação anual de analistas e homens de negócios, bem como de organizações como o Banco Mundial, o Fórum Económico Mundial, os Bancos de Desenvolvimento da África e da Ásia e centros de pesquisa como o Economist Inteligence Unit e o Global Insight. (Ver aqui e aqui).

Mas, como nem tudo está nas mãos desajeitadas dos políticos (salvo eventuais excepções), há notícias que nos ajudam a levantar a cabeça e olhar para a frente com uns raios de esperança no horizonte. É o caso de Maria do Céu da Conceição, de 32 anos, que foi eleita Mulher do Ano 2009 no Dubai na categoria de Acção Humanitária, pela "Emirates Women Magazine", dos Emirados Árabes Unidos, devido à acção desenvolvida à frente do Dhaka Project, uma organização não governamental (ONG) que actualmente apoia 600 crianças, por ela criada depois de ter sentido um valente murro no estômago quando, em Abril de 2003, visitou pela primeira vez Dhaka, capital do Bangladesh. Na companhia de algumas religiosas, conheceu um orfanato e um hospital onde as condições de higiene e salubridade estavam muito aquém dos mínimos a que estamos habituados no Ocidente e daí avançou numa acção humanitária muito meritória agora reconhecida publicamente.

É sempre com muito prazer que nestas páginas se realçam factos que elevam a auto-estima dos portugueses e são uma réstia de esperança para o Portugal de amanhã. Oxalá surjam mais e em diversos sectores. Oxalá que surjam também na política homens com elevado amor a Portugal e aos portugueses e moralizem o regime eliminando por qualquer forma os corruptos, os que não vivem para o País mas sugam impunemente a seiva de todos quantos produzem e pagam impostos.

A história de Portugal tem mostrado figuras de talento e dedicação ao País que, nas suas épocas, conseguiram dar uma guinada ao leme a fim de corrigir a rota para o rumo certo. É disso que estamos necessitados.

2 comentários:

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Querido amigo João,

Li e votei na Maria da Conceição, aqui Anjo. Blogue da amiga Maria Elvira Bento, uma das amigas do Sempre Jovens.
É com muita honra que sei agora que ela venceu.
Há muita gente com bom coração no noso país, capaz de sacrificar o sua própria vida pelo bem dos outros.
Abençoada seja.

Beijinhos

A. João Soares disse...

Querida Amiga Ná

Portugal está de parabéns.
Beijos
João