Na sequência do tema do post anterior, eis alguns conselhos que Bill Gates recentemente deu numa conferência numa escola secundária:
11 regras que os estudantes não aprenderão na escola.
Ele fala sobre como a "política educacional de vida fácil para as crianças" tem criado uma geração que não tem o conceito da realidade e como esta política tem levado as pessoas a falharem nas suas vidas profissionais, depois da escola.
Muito conciso, todos esperavam que ele fosse fazer um discurso de uma hora ou mais...Bill Gates falou em menos de 5 minutos, foi aplaudido mais de 10 minutos sem parar, agradeceu e foi-se embora no seu helicóptero...
Regra 1
A vida não é fácil, acostumem-se a isso.
Regra 2
O mundo não está preocupado com a vossa auto-estima. O mundo espera que vocês façam alguma coisa útil por ele, ANTES de vocês se sentirem bem convosco próprios.
Regra 3
Vocês não vão ganhar 5.000 dólares por mês assim que saírem da Universidade. Vocês não serão directores de uma empresa com carro e telefone à disposição antes de terem conseguido comprar o vosso próprio carro e telefone.
Regra 4
Se vocês acham que os vossos professores são rudes, esperem até terem um Chefe. Ele não vai ter pena de vocês.
Regra 5
Vender jornais velhos ou trabalhar nas férias não está abaixo da vossa posição social. Os vossos Avós têm uma palavra diferente para isso: eles chamam-lhe oportunidade.
Regra 6
Se vocês fracassarem, a culpa não é dos vossos Pais. Por isso não os culpem dos vossos erros, aprendam com eles.
Regra 7
Antes de vocês nascerem, os vossos Pais não eram tão críticos como agora. Eles só ficaram assim por pagar as vossas contas, lavar as vossas roupas e ouvir vocês dizerem que eles são "ridículos". Antes de quererem salvar o planeta para a próxima geração, desejando consertar os erros da geração dos vossos Pais, tentem limpar o vosso próprio quarto.
Regra 8
A vossa escola pode ter eliminado a distinção entre vencedores e perdedores, mas a vida não é assim. Em algumas escolas vocês não chumbam mais de um ano e têm tantas chances quantas vocês precisarem até acertar. Isto não tem NADA a ver com a vida real. Se pisarem o risco, são despedidos... Façam bem à primeira !
Regra 9
A vida não é dividida em semestres. Vocês não terão sempre os verões livres e é pouco provável que os outros empregados vos ajudem a cumprir as vossas tarefas no fim de cada período.
Regra 10
A televisão NÃO é a vida real. Na vida real, as pessoas têm que largar o «barzinho» ou a discoteca e ir trabalhar.
Regra 11
Sejam simpáticos para com os «estudiosos» - aqueles estudantes que muitos julgam que são uns idiotas. Existe uma grande probabilidade de vocês virem a trabalhar PARA eles um dia.
NOTA: Há toda a conveniência em que sejam repetidas aos jovens noções práticas da vida. Não basta saber de cor as leis da Matemática, da Física e da Químca, é indispensável saber aplicá-las para gerar bens e bem-estar.
A Necrose do Frelimo
Há 3 horas
2 comentários:
Caro João Soares
Vejo por aqui que o Bill é melhor educador do que informático.
O seu grande sucesso deveu-se a estar no local errado na hora errada. Criou um sistema operativo para pequenos computadores (DOS) cheio de falhas e erros. Mas teve a sorte de, juntamente com a IBM, conseguir impor no mercado um produto de qualidade duvidosa. Depois, tentou imitar o Makintosh com o Windows. Como este trabalha a partir do antigo DOS, não consegue tapar os buracos. Daí esta indústria de vírus e anti-vírus que nos sai dos bolsos.
O Macintosh não é vulnerável e trabalha muito melhor que o Windows. Mas não teve sorte. E nós também não.
Caro Vouga,
A vida tem destas injustiças. Um bom suporte financeiro, com uma boa campanha de marketing consegue levar ao pódio uma solução medíocre em prejuízo de uma boa.
Um abraço
João
Enviar um comentário