sábado, 29 de maio de 2010

Preço da electricidade cai na Europa mas sobe cá

Entre nós, as empresas de serviços públicos que era suposto servirem a população, com a melhor eficiência de qualidade e preço, habituaram-se a explorar os clientes ou utentes a fim de obterem mais lucros para distribuírem mais dividendos aos accionistas e altos salários e elevados prémios aos administradores.

As notícias «Preço da electricidade desce 1,5 por cento na Europa mas sobe 4,5 por cento em Portugal» e «Electricidade sobe em Portugal e cai na Europa» vêm confirmar como estamos a aumentar o atraso em relação à evolução europeia

O essencial das notícias resume-se na frase «Os preços da electricidade para as famílias caíram 1,5 por cento na União Europeia, entre o segundo semestre de 2008 e o segundo semestre de 2009, mas subiram 4,5 por cento em Portugal, segundo dados hoje publicados pelo Eurostat.»

Com isto, ficamos mais esclarecidos sobre aquilo que consta no primeiro parágrafo e nos seguintes posts captados ao acaso:

- EDP - Lucros 1º Semestre
- Economia soberana
- António Mexia com salários «obscenos»
- Na GALP não se ganha mal!!!

2 comentários:

Saozita disse...

João Soares, é realmente preocupante o estado em que está a nossa economia, e esses aproveitadores continuam a primar por aplicar taxas, sobre taxas, é a ganância de aumentar cada vez mais os lucros, subrepõem-se às medidas de carácter social.
Também tem lógica pois para os administradores da EDP,quanto maiores os lucros, maiores os seus prémios extra... daí como diz o povo " pimenta no ... dos outros...para eles é refresco".

Relativamente ao seu blogue, gostei bastante de aqui passar, está bastante sóbrio, e sempre com temas actuais. Parabéns pelo trabalho, aqui e na Voz do Povo... aínda não conheço os outros onde participa, mas irei lá passar.

Bom fim de semana.

A. João Soares disse...

Cara Sãozita,

Muito obrigado pelas suas palavras. Quanto ao aspecto do blog, sou adepto da simplicidade e evito coisas supérfluas. O meu objectivo é que o blog valha pelos temas tratados e não pelos ornamentos da margem.

Quanto aos preços da electricidade como de outras coisas de consumo obrigatório,há uma libertinagem louca.
Há quem chame a isto um Estado de Direito. Pura fantasia, pois tais empresas têm liberdade de fazer o que desejam e sacam o mais que podem aos clientes para se gabarem de ter lucros e de receberem prémios que os próprios decidem e em que ninguém lhes coloca limitações.
As «golden share» servem apenas para o Governo ali colocar os «boys» coniventes com as trafulhices generalizadas. Têm que evitar que se zanguem as comadres para não se saberem as verdades. E tal como no Freeport e na Face Oculta, as provas são oficialmente destruídas e fica o processo vazio, para não melindrar os intocáveis.

Isto poderá chamar-se Estado de Direito? Creio que não.

Um abraço
João
Do Miradouro