sexta-feira, 4 de junho de 2010

Japão ensina eficiência

Segundo notícia de 2do corrente, o primeiro-ministro japonês, Yukio Hatoyama, apresentou a sua demissão, depois de ter atingido picos de impopularidade apenas oito meses após ter tomado posse. Trata-se do quarto chefe de governo japonês a interromper o seu mandato em menos de quatro anos.

Esta atitude é sinal da dignidade, do sentido de responsabilidade e de respeito pelos cidadãos e pelos interesses do Estado

Hoje surge a notícia de que o Ministro das Finanças foi eleito primeiro-ministro pelo Parlamento.

Isto mostra uma estrutura do poder político com características excelentes, práticas, sem burocracias. Pelos vistos por lá não imperam os «criativos não praticantes», nem os falsos intelectuais de Direito que tudo empatam, não fazendo nem deixando fazer, nem os professores doutores que não fazem a mínima ideia das realidades nacionais.

Os nossos teóricos que gostam de citar o direito «comparado» e a política «comparada» deviam olhar para os exemplos práticos de países que dão mostras de eficiência desde o Norte da Europa ao extremo de Oriente, estudando a melhor aplicação à nossa população, porque governar é gerir a vida da Nação e construir-lhe o melhor futuro.

2 comentários:

Mentiroso disse...

O Japão tem um crescimento anual bem superior aos 4%, a Suécia mais de 2,5%, o maior da Europa. Não serão sólidas provas de que as sociedades que aderiram ao sistema social dos antigos PS e PSD conseguem manter esse princípios sem fugirem para a direita e sacrificarem todo o progresso social que obtiveram?

Todas as discussões, acusações, discursos de grandes homens, como o Marcelo e outros são pura falsidade. Não podemos acreditar em nada que lhes ouvimos. Quando os ouvimos temos que reflectir no sentido, esquecendo as palavras.

A. João Soares disse...

Caro Amigo Mentiroso,

Agradeço as suas verdades (opostas ao seu apelido)que vêem enriquecer o post. Realmente não podemos ter confiança em ninguém. Como disse no post seguinte, «o aspecto exterior das pessoas, a forma como se exprimem, a sua idade e a gravata, não são sinais suficientes para nos convencerem de não serem charlatães ou vendedores do vigésimo premiado por conta de altos poderes financeiros.»

Na China, apesar do muito que se possa criticar, tem um crescimento notável e governa-se com muita racionalidade. Grande parte dos homens do poder estão ligados à engenharia hidráulica, por esse sector muito importante para fazer face às grandes inundações da estação do degelo, e minorar os seus efeitos na agricultura e na pecuária. Entre nós a maior parte dos «profissionais» da politiquice são pessoas do Direito e, no entanto a Justiça, a segurança pública a criminalidade estão como se vê!!!

Ter conhecimento destes exemplos que chegam do estrangeiro é deprimente. Talvez os governantes passem assumir-se e imponham a censura a tudo o que chega de bom lá de fora, da mesma forma que estão a retirar dos processos judiciais todas as provas que possam incriminar os intocáveis do regime!!! (Freeport e o DVD, Face Oculta e as escutas, Casa Pia e uma série de dados, etc).
Já não faltará muito para lá chegarmos!!!

Mas a Internet ainda não lhes obedece.

Aprenda-se com os outros o que há de melhor, o que deve ser imitado.

Um abraço
João
Do Miradouro