quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Jovens devem ser apoiados e estimulados

Transcrição seguida de NOTA:

ONU alerta para consequências da crise económica e apela a "atenção especial" aos jovens
Ionline. Por Cláudia Garcia, Publicado em 12 de Agosto de 2010

O secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou hoje para as consequências da atual situação social e económica nos jovens, apelando a uma "atenção especial" às necessidades deste grupo.

Numa mensagem a propósito do Dia Internacional da Juventude, que se assinala hoje, Ban Ki-moon defende que "deve ser dada uma importância primordial às necessidades dos mais jovens", exortando mesmo os estados-membros a "aumentarem os seus investimentos nos jovens".

"A situação social e económica em que hoje vivemos justifica que se preste uma atenção especial aos mais jovens. Oitenta e sete por cento das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos vivem em países em desenvolvimento", lê-se na missiva.

O secretário geral da ONU sublinha que a crise económica teve "um impacto desproporcionado nos jovens", que perderam o emprego, têm de lutar por encontrar um, "ainda que seja mal remunerado", e viram limitado o acesso à educação.

"Este é um imperativo moral e uma necessidade de desenvolvimento. Mas é também uma oportunidade. A energia dos jovens pode estimular as economias mais débeis", escreve o responsável, apontando os importantes contributos dos jovens na luta contra a pobreza, propagação de doenças ou alterações climáticas.

Também hoje, na sala da Assembleia Geral das Nações Unidas, é lançado o Ano Internacional da Juventude, que termina a 11 de agosto de 2011, dedicado ao tema "diálogo e compreensão mútua".

Este ano tem como objetivo promover ideais de paz, respeito pelos direitos humanos e solidariedade entre gerações, culturas, religiões e civilizações.

Atualmente existem em todo o Mundo mais de 1,2 milhares de milhões de jovens, com idades entre os 15 e os 24 anos e que representam cerca de 18 por cento da população mundial.
Oitenta e sete por cento dos jovens que enfrentam problemas de acesso limitado a recursos, cuidados de saúde, educação, formação, emprego e oportunidades económicas vivem em países em desenvolvimento.

NOTA: Este texto vem ao encontro das repetidas referências aqui feitas aos jovens e ao seu papel na construção do mundo melhor. A eles deve ser dado todo o apoio positivo para os preparar para tal missão. E eles devem exigir esse apoio apresentando iniciativas positivas e intenções bem fundamentadas que justifiquem tal exigência. Não devem esquecer de que a sua preparação depende mais de cada um do que da ajuda exterior. O Jorge Nogueiro, 17 anos, aluno da Escola Secundária Emídio Garcia, em Bragança que fez brilhante figura nas Olimpíadas da Química no Japão, é bem o exemplo de que o conhecimento mais significativo é adquirido por iniciativa própria, fora da escola, tendo por base o que esta ensina.

Imagem da Net.

2 comentários:

Magno disse...

Os jovens são o futuro! - Pelo menos desde criança ouço essa frase.
Que futuro podemos ajudar a construir como jovens, temos de nos basear em valores morais, ética, respeito pelo próximo. Ajudar quem precisa de nós, investir, criar, melhorar, criticar. Sermos ouvidos e saber ouvir é isso que podemos fazer como jovens...
Não cair em tentações, hipocrisias, corrupção, compadrio partidário de interesses, etc.
São esses jovens que seram melhores no construir de um amanhã!
Abraço,
Magno.

A. João Soares disse...

Caro Magno,

Em qualquer actividade tem que haver aprendizagem e os jovens para virem a ser adultos responsáveis, saberem gerir a própria vida e participar na vida colectiva devem adquirir preparação. É fácil de enunciar esta verdade, mas ela exige muito esforço, principalmente nos tempos presentes em que não podem nem devem imitar o que os actuais adultos estão a fazer.Durante esse esforço de aprendizagem há que olhar para os melhores exemplos que vêm de fora, e ver quais os que melhor se adaptam à nossa índole. Depois imaginar como deverá ser o futuro para si e os seus sucessores e associar-se com outros jovens bem intencionados, dotados das virtudes que cita no seu comentário. juntos esboçarem organização e acção adequada a concretizar objectivos e estratégias coerentes com os seus desejos.

É em tais jovens que devemos ter esperança. e eles estão por aí, vão aparecendo ocasionalmente, mas têm que ganhar coragem e levantar a voz.

Um abraço
João
Do Miradouro