sábado, 11 de dezembro de 2010

Assange e a vingança persecutória

Segundo a notícia «Wikileaks: EUA vão pedir extradição de Assange, dizem advogados» «os advogados de Julian Assange dizem esperar que os Estados Unidos peçam muito em breve a extradição do editor do site WikiLeaks — detido no Reino Unido, ao abrigo de um mandado de captura internacional emitido pelas autoridades suecas, devido a acusações de crimes de natureza sexual. Enquanto isso, continua na Internet a revolta contra a reacção dos EUA à divulgação dos seus telegramas diplomáticos.»

A acusação de crimes de natureza sexual constitui mais um facto a dar razão à WikiLeaksi. Os poderosos usam as mais abjectas atitudes (denunciadas pela WikiLeaks e outras) para impor os seus caprichos e realizar as ambições de mais Poder. Estão a demonstrar que a Justiça não passa de uma criação de domínio, um chicote, que o Poder usa para domar o povo, deixando os poderosos imunes e impunes.

Fica-nos a dúvida se Julian Assange não tivesse desmascarado a podridão que infecta as relações internacionais pela má qualidade das vias diplomáticas, teria continuado impune nas suas actividades sexuais? Porque não foi chamado à barra do tribunal antes por tais «crimes»? Não estaremos perante uma perseguição por ter usado da liberdade de expressão em defesa da transparência democrática que os políticos gostam de usar como cartaz publicitário, mas que não aceitam nem usam?

Parece a história do lobo e o cordeiro: «se não foste tu que turvaste a água do rio foi o teu pai». Neste caso, se não podemos esmagar-te pela liberdade de expressão, vamos apanhar-te por qualquer pecadilho que tenhas cometido durante a vida.

Estão a levar a Humanidade por um péssimo caminho. Devem meditar um pouco na ética, na dignidade, na sensatez, nos bons princípios morais.

Posts relacionados:


Lula defende o Wikileaks
«Assange não deve ser acusado»
WikiLeaks e os claviculários do segredo

Imagem da Net

2 comentários:

José Luiz Sarmento disse...

É óbvio que as autoridades suecas não esperam que as suas acusações peguem. O que querem é dar tempo aos EUA para inventar outras mais graves e forjar as respectivas provas.

A. João Soares disse...

Caro José Luís Sarmento,

Sem dúvida que agora qualquer brincadeira infantil desde os tempos da pré-escolar pode servir de pretexto para a vingança, por ele se ter metido com os poderosos, os intocáveis.
Mas a Internet deve mostrar o que vale. Por outro lado as manifestações já andam na rua a favor deste defensor da moralidade entre os Estados, como se deduz da notícia Apoio a Julian Assange saltou as fronteiras da Internet que se vem juntar ao que Lula da Silva disse.
Há que não esmorecer.

Um abraço
João
Do Miradouro