domingo, 6 de fevereiro de 2011

Deputados clarividentes ou não?

No dia 4, no Parlamento, «PS e PSD chumbaram um voto de solidariedade apresentado pelo BE» para com a luta pela democracia do Egipto, que contou ainda com a abstenção do CDS e quatro deputados socialistas.

Apenas o BE e o PCP votaram a favor em nome da liberdade e da democracia.

O caso não teria tanto significado se não tivesse surgido a notícia de que os chefes de Estado e de Governo da UE, reunidos no mesmo dia em Bruxelas, em que participaram governantes portugueses «condenaram veementemente» a violência que se tem verificado no Egipto, sublinhando que o processo de transição deve começar imediatamente. O Conselho considerou que «qualquer tentativa de restringir a livre circulação das informações é inaceitável, nomeadamente a agressão e as intimidações dirigidas a jornalistas».

Não é fácil descortinar os motivos que levaram os deputados a hesitarem e acabarem por votar de tal forma. Quais teriam sido os receios? Pelos vistos votaram em sentido contrário ao da União Europeia e do mundo ocidental. Ao mesmo tempo eram publicadas as notícias «Chefe da diplomacia europeia apela ao diálogo com oposição egípcia» e «EUA e Egipto discutem partida imediata de Hosni Mubarak».

Em nome de quem e de que estratégia estariam os deputados a decidir? Será que estavam convictos de que esse era o desejo dos eleitores que representam? Mas será que os deputados se interessam pelo interesse dos portugueses que os elegeram? Ou será que pensam apenas na minoria poderosa e não na generalidade dos 10 milhões de concidadãos?

Devemos pensar nestas atitudes dos nossos mandatários, antes da grande manifestação anunciada pelo «Facebook» para Março em Lisboa.

Imagem da Net

4 comentários:

Kruzes Kanhoto disse...

Por mim sinto-me representado nesta decisão. Não tenho a mais pequena dúvida que o que se vai seguir no mundo árabe vais ser muito, mas muito, pior. Para todos. Inclusive nós.

orvalho do ceu disse...

Olá, João
Enfrentar a liberdade e a democracia é assumir a si próprio e isso, muitas vezes,não queremos...
Abraços de Domingo cheios de paz.

A. João Soares disse...

Caro Kruzes Kanhoto,

Não contesto a sua opinião. Acho que em assuntos internacionais, estratégicos, com várias implicações, algumas demasiado subtis, é preciso ser muito cauteloso.
O que coloco em destaque é a falta de consonância com o Conselho Europeu, o que mais uma vez demonstra que a UE não existe como uma unidade real de direito internacional, mas apenas uma manta de retalhos, que provavelmente, não irá aguentar-se por muitos mais anos.

Abraço
João
Do Miradouro

A. João Soares disse...

Amiga Rosélia,

Realmente liberdade e democracia são duas palavras que os políticos gostam de recitar, mas que não gostam de meditar e assumir na prática do seus dia-a-dia.
Como a amiga é muito religiosa, permita que compare com muitos mandamentos e preceitos religiosos, que muitas pessoas recitam, mas que não praticam, na sua vida quotidiana.

Fraquezas do ser humano, muito afastado da perfeição.

Beijos
Sempre Jovens