quarta-feira, 13 de julho de 2011

Urbanismo e seus lucros misteriosos!!!

O antigo vice-presidente da Câmara do Porto, Paulo Morais, afirmou ontem, a propósito de corrupção no poder local, que "a margem de lucro do urbanismo em Portugal só é equivalente à do tráfico de droga".

É de opinião que existe solução para o problema, a qual se deve incidir em dois níveis: "Ao nível das causas, mudando - limpando - a legislação no parlamento e criando uma unidade de missão no Governo para actuar junto dos diversos ministérios; e ao nível das consequências, pondo a Justiça a funcionar e, por exemplo, demolindo os edifícios em incumprimento".

Mas, para que isto aconteça "tem que haver uma grande vontade política".

Perante este ponto de vista de alguém que esteve por dentro do problema, este parece ficar um pouco menos obscuro, mas não totalmente claro.

Por exemplo, fica a interrogação: que interesses estão em jogo, para que, depois de passarem 4 anos após a demolição da Praça de Touros de Cascais (imagem) e de na altura já se falar de projectos para a área liberta, o terreno ainda estar desocupado como capital estagnado, sem rendimento. De tempos a tempos, vem na comunicação social que já foram apresentados outros projectos. O que se passa? Quem explica? É certo que em qualquer decisão é preciso pensar antes de decidir, o que é mais imperioso em decisões com vastas repercussões. Mas quatro anos, dá para esquecer as linhas iniciais do raciocínio!!!

Sem comentários: