sexta-feira, 9 de agosto de 2013

«IRÃO ESTÁ PRONTO PARA O DIÁLOGO»


Transcrição de notícia seguida de NOTA:

Presidente do Irão garante estar pronto para o diálogo
Expresso. 22:52 Terça feira, 6 de agosto de 2013 Liliana Coelho

Hassan Rouhani diz esperar um diálogo construtivo com os EUA sobre o programa nuclear.

O presidente do Irão, Hassan Rouhani, garantiu hoje que o país está disposto a iniciar conversações "sérias e substantivas" com o Ocidente sobre o programa nuclear.

"Como presidente do Irão, eu anuncio que a república islâmica está determinada a resolver este assunto e a pôr fim às preocupações do outro lado, desde que os direitos do povo iraniano sejam preservados", afirmou Hassan Rouhani, citado pela CNN, na primeira conferência de imprensa no palácio presidencial do Teerão.

"Estamos determinados e prontos para iniciar sérias e substantivas negociações com o outro lado, se estiverem preparados como nós. Estou confiante de que as preocupações de ambos os lados acabarão durante as negociações, num período não muito longo", acrescentou.

Segundo o governante iraniano, se os Estados Unidos demonstrarem "boa-vontade" e "respeito" pelo Irão estão criadas todas as condições para o diálogo. Hassan Rouhani defendeu, contudo, que as sanções internacionais são desnecessárias e contraproducentes.

"As sanções e as ameaças são sempre uma sombra sobre as negociações e nós poderíamos resolver as velhas queixas num ambiente de paz e calma", afirmou. A eleição de Hassan Rouhani, um clérigo moderado, de 64 anos, veio reforçar a ideia de que o Irão parece querer finalmente resolver este impasse.

NOTA: Esta afirmação demonstra que não é utópico nem despropositado o tema desenvolvido em NEGOCIAÇÃO E DIÁLOGO EM VEZ DE GUERRA e nos diversos posts nele linkados

O Irão pode iniciar uma era de recuperação da sua grandeza histórica da antiguidade, do Império Persa, de Ciro o Grande, no século VI aC.

Alguns eventos:

- Nabucodonosor II da Babilônia conquistou o Reino de Judá
- Os persas derrotaram os medos sob o comando de Ciro II
- Os persas conquistaram a Babilônia e libertaram os hebreus
- Os persas derrotaram os egípcios na Batalha de Pelusa
- Revolta depôs o último rei etrusco de Roma.
- Pérsia tomou controle da Fenícia.
- Abecásia é colonizada pelos gregos antigos.
- Surgimento da Filosofia Ociental.

Curiosamente, esta notícia vem num momento importante devido a posição parecida do Papa Francisco acerca da «revolução social global».

Imagem de arquivo

2 comentários:

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

De boas intenções está o inferno cheio, diz o povo.
Estes, ao verem as casas dos vizinhos a arder, estão agora prontos para o diálogo. Mas colocam sempre um "se" prévio ou seja, nós teremos, à partida, de entrar no jogo deles.
Mas desejo que tudo corra bem e que, ao fim de vários milénios de pancadaria, haja paz na região.

A. João Soares disse...

Caro Fernando Vouga,

Em negociações sérias espera-se que não haja vencedor absoluto à partida, mas que depois de cedência de parte a parte se chegue a uma solução que deixe ambas as partes satisfeitas e beneficiadas em relação aos riscos anteriores. Ninguém deve impor incondicionalmente a sua vontade.
O mal é que por detrás dos governantes estão os grandes capitalistas do poderoso complexo industrial militar.

Mas é bom existirem palavras de bom senso e desejo de pacificar as relações internacionais.

Abraço
João