sábado, 10 de maio de 2014

QUE FUTURO PARA PORTUGAL ???


Transcrição de texto recebido por e-mail:

REFLEXÃO

Estamos, nós portugueses, na situação de se ter acabado o denominado Programa de Assistência Financeira, patrocinado pelo FMI, UE e BCE, ao nível externo, e pelo CDS-PP, PSD e pelo PS, ao nível interno.

Muito bem. O enquadramento internacional, dominado pela demissão das classes políticas e sua submissão aos poderes dos ditos mercados financeiros, é o que é, e será, a menos que surja uma nova classe política que tenha sentido de Missão e sentido de Estado. Tendo sido o Programa condicionado pelas circunstâncias que de todos são conhecidas e sendo condicionado pela excessiva desregulação do Sistema Bancário e dos Mercados Financeiros Internacionais, verificada a partir dos anos de 1980 é, evidentemente, uma boa notícia. Mas a minha questão é esta:

- O que quer ser Portugal no Sistema Internacional?
- Que objectivos queremos atingir?
- Para onde vamos?
- Com que meios?
- De que forma?
- Em quanto tempo pretendemos atingir o/s objectivo/s?

Infelizmente Nenhum Partido com assento no Parlamento, me deu até hoje Nenhuma pista ou sinal de que tem respostas para estas questões e continuam à voltas com saídas limpas ou sujas, com programas que deviam ter sido implementados ou não, etc...

E isto é dramático pois significa que estaremos "à guarda" destas instituições de que somos membros de pleno direito, mas nas quais devíamos ter voz activa se os Partidos tivessem Ideias Claras sobre Portugal do Futuro, o que não acontece.

Assim Portugal irá definhando, a menos que os Portugueses queiram obrigar a classe política a mudar de vida.

À vossa Reflexão.

Melhores cumprimentos
Miguel Mattos Chaves

Sem comentários: