sábado, 21 de junho de 2014

COMO OBTER ACORDO ENTRE OS PARTIDOS


CAVACO NÃO COMPREENDE A AUSÊNCIA DE ACORDO ENTRE OS PARTIDOS, DEPOIS DE TANTOS APELOS AO CONSENSO

Mas se o Sr Presidente esquecer, por momentos, os seus desejos e cair na realidade da vida nacional, verá que os nossos políticos, na generalidade, decidiram seguir a actividade política com o objectivo de enriquecer o mais possível, sem demora e por qualquer forma, para se tornarem notáveis. Muitos deles nem conhecem o País quer geográfica quer demograficamente, não fazem ideia das potencialidades que podem contribuir para o desenvolvimento e, de tal forma, os interesses nacionais são coisa desconhecida, sem lugar no seu cérebro. Quando muito, colocam os interesses do partido acima dos seus, mas condicionalmente. Não se importam de alimentar guerras intestinas e de pensar de que lado se devem colocar, sem analisar que, com isso, irão denegrir a imagem pública do partido e os interesses nacionais, no que toca à credibilidade externa.

Neste cenário, para haver consenso, acordo, colaboração, convergência de esforços entre os partidos, para bem de Portugal, é preciso um esforço didáctico que o Sr PR, com todos os seus colaboradores pagos pelos cidadãos, não conseguiu efectuar com êxito. Há que convencer que o benefício de Portugal, difunde-se em benefício dos partidos e dos portugueses em geral. Mas para um trabalho de equipa ou de participação tem que haver espírito de Estado, de colaboração e evitar atritos desgastantes e nada deve ser feito só porque um, que se considera dono do País, e usa critério de «quero, posso e mando», teima em impor a sua determinação. Todas as opiniões, sugestões e propostas devem ser analisadas e, depois de decidida a solução de consenso, não deve haver sabotagens, apenas sendo permitidas sugestões de retoques para um resultado melhor. Com as mentalidades existentes, tal trabalho convergente demorará a ser conseguido e necessitará de um grande e persistente esforço de formação, de convencimento.

Portanto, a ausência de acordo entre os partidos não é «inexplicável». não se pode esperar que surja naturalmente, mas sim por uma acção eficaz do mais alto dirigente nacional.

Imagem de arquivo

1 comentário:

Anónimo disse...

Agora? esperemos pela anulação oficial do congresso e das diretas no PS. E veremos se Seguro é homem para mudar a sua forma angélica de estar no partido. Costa é um escroque e Seguro um puto sem alicerces que o viabilize politicamente. A maioria tem de ir em frente senão; adeus governo e venham eleições, que criarão uma rebaldaria tal que virá o segundo resgate a duzentos à hora.

PPC tem de se manter ao leme do governo, "custe o que lhe custar". A alternativa eleitoral antecipada seria o princípio de um novo PREC com custos incalculáveis para o país.