quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

ENERGIAS ECOLÓGICAS

Segundo o relatório da Rede Eléctrica Nacional (REN), seis por cento (6%) da energia eléctrica total consumida em Portugal durante o ano 2006 foi de produção eólica. Em 2006 entraram em actividade 36 novos parques eólicos.

Trata-se de uma notícia agradável, por ser uma energia ecológica, limpa, amiga do ambiente. Só é de lamentar que o recurso a esta origem de energia, tão abundante por todo o país, tivesse sido sucessivamente adiado pelos políticos ignorantes e complexados que não tiveram argumentos nem coragem para enfrentar os autodenominados «ecologistas» que tudo empatam para se sentirem e mostrarem importantes e que, neste caso, apontavam o perigo que os geradores representariam para as aves que seriam atropeladas pelas pás das hélices. Coitados! Pensavam que as aves eram «tapadas» como eles! Porém, agora que há muitos aerogeradores a funcionar, não consta que nos referidos parques haja montes de cadáveres de aves mortas pelos geradores! Ou estarei enganado? Também não consta que a fauna aérea tenha sofrido uma perigosa redução, com prejuízo para o equilíbrio das espécies, devido ao aumento dos parques.

Mas as pressões de grupos ditos «intelectuais», alheios aos verdadeiros interesses nacionais, aliadas à incapacidade dos governantes, têm prejudicado o desenvolvimento da economia e a melhoria da qualidade de vida, com gastos enormes, como aconteceu no adiamento da barragem do Alqueva, na paragem das obras da barragem de Foz Côa, no adimento da barragem do Baixo Sabor e da barragem de Odelouca, nos custos do túnel de Belas na CREL e da compra da Pedreira do Galinha na Serra de Aire para proteger pegadas de dinossáurio que ninguém visita e de que ninguém fala, e no adiamento da central nuclear, inicialmente prevista para Ferrel (Peniche), e no tempo perdido até o Governo se decidir pela escolha do traçado da auto-estrada A2 para o Algarve, etc.,etc.

Mas, agora, que se fala nos perigos da poluição para o ambiente e pra as mudanças de clima, já se aceita a energia eólica e deixou de se ver os perigos para as aves. E conclui-se que, se houvesse mais senso, saber e coragem, o País não estaria a chapinhar no pântano, como infelizmente, está.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Soares,

Parabéns pelo visaul e penso que na versão BETA?!

Comentando:Caro João Soares,

é evidente que lhe dou toda a razão.

Portugal é refém de meia de dúzia de intelectuais que já herdaram o feudo político de alguns familiares que muito contribuiram para o isolamento da economia portuguesa apesar de dizerem que estamos na EUROPA!

A energia e outros sectores foram puramente ignorados em favôr do parece bem!

Assim seja...temos que lhes dar um valente pontapé!

Como diz o povo nem 10 Salazares chegavam para reerguer o país depois de tantas asneiras...entretanto referende-mos o aborto!!

Abraço
MR

Quarta

Anónimo disse...

Ainda não percebi bem o que faz correr esses senhores da ecologia. A acreditar neles, serão a única organização mundial imune à corrupção...
O que se sabe é que, para o mais humilde poste de iluminação, ou mesmo para um reles urinol, os contrubuintes pagam o dobro e o triplo, tal é a confusão que essas personagens impolutas engendram.
Aqui na Madeira, o Dr. A.J. Jardim não lhes liga pevide e consegue sobreviver. Tivesse um pouco mais de tento na língua, e seria um verdadeiro herói! Só por isso.

A. João Soares disse...

Amigos Relvas e Deprofundis,, obrigado pela vossa companhia nestas páginas.
Estou, realmente com o sistema Beta, embora ainda me falte resolver alguns pormenores, mas já noto melhorias nalguns aspectos.
Quanto à mola que impulsiona os ecologistas, contaram-me há meses um caso curioso. Eles estavam a empatar qualquer obra ligada ao empreendimento do Alqueva, o que levou um empreiteiro a antecipar-se, pedindo-lhes um parecer que lhe custou mais de um milhar de euros, mas que acabou por trazer benfício porque não foi interrompido até ao fim da obra, não tendo de parar e ter de pagar a pessoal inactivo. Isto tem toda a legalidade e lógica e é bem visto pelas duas partes que ganharam !!!
Um abraço
A. João Soares

A. João Soares disse...

Comentário recebido por e-mail:

Meu amigo

Nosso país está atrasado em muitas áreas.

O sol é atraente, mas o resto deixa muito a desejar.

Não me esqueço do tempo em que passei na Alemanha e o cuidado que as pessoas tinham com o ambiente.

As crianças desde cedo eram logo ensinadas a separar o lixo para reciclar.

Eu acredito que evoluiremos sim, mas muito devagar.

Penso que já não tem a ver com o regime salazarista a que Portugal esteve sujeito durante tantos anos, como é frequente culbabilizá-lo.

Infelizmente, a culpa principal está na mentalidade intrínseca de grande parte do povo português.

Bem haja

Alexandra Caracol