segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

PREPARAR OS FRUTOS DO REFERENDO

Portugal está de parabéns. Os muitos abortos que eram feitos às escondidas e em condições precárias de higiene, colocando em risco as vidas das mulheres, passam a ser feitos com mais segurança, por ter deixado de ser considerado crime.
Isto. Só por si, é um avanço civilizacional.

Porém, oxalá não desapareça o respeito pelo ser humano desprotegido que confia na mãe, como sua hospedeira, e não passe a haver mais abortos em consequência da facilidade dada pelo referendo. Há quem proponha medidas de aconselhamento, e a intensificação da educação para o uso de medidas preventivas, para evitar a gravidez indesejada. Isso é indispensável, porque Portugal, para continuar a sua história, precisa de bebés, de crianças, de jovens, porque a população está envelhecida.

Um aspecto grave é o do SNS se essas cirurgias passarem a ser feitas nos hospitais do Estado, onde muitos doentes esperam meses por uma consulta e anos por uma cirurgia. Aí, como as abortantes não podem esperar além das dez semanas, serão os verdadeiros doentes ultrapassados nas listas de espera e terão de esperar mais, talvez até à morte. Mas, também neste aspecto, já há sugestões positivas: o facto de deixar de ser crime não significa que o aborto tenha de ser feito em hospitais do Estado, ou a expensas do dinheiro público, mas sim em clínicas particulares. Se deixam de pagar à abortadeira de garagem, passam a pagar a um clínica autorizada. Mas não vão prejudicar os doentes já tão massacrados pelo mau funcionamento do SNS. A gravidez não é uma doença, o feto não é um cancro, o espermatozóide não é um vírus, pelo que o Serviço Nacional de Saúde não deve prejudicar os verdadeiros doentes, quanto a consultas, a internamentos, cirurgias, comparticipações, etc., para apoiar quem deliberadamente destrói a evolução natural da vida devido a um descuido, desleixo, estupidez ou simples ignorância. Ensinem-se as mulheres quanto ao funcionamento do aparelho sexual e à forma como interromper o caminho dos espermatozóides para evitar a gravidez, e em caso de dúvida, têm a pílula do dia seguinte.

Cabe agora aos legisladores e governantes preparar o corpo legislativo mais adequado.
Tenhamos esperança, com algum optimismo, mesmo que este seja um pouco utópico.

8 comentários:

Anónimo disse...

Os governantes não vão preparar pacote legislativo nenhum. Ou melhor, vão fazer meras cópias de leis estrangeiras que, como sempre, não vão se postas em prática por falta de meios e de dinheiro. O que verdadeiramente interessou aos governantes foi a vitória eleitoral que encaixaram ontem. Passado isso, fica tudo na mesma. Durante a campanha, desviaram-se as atenções para dar algum descanso ao fado e à bola, já que Fátima vai perdendo terreno.
A única coisa que vai mudar é que os abortos legais (a fazer em clínicas privadas) vão pagar impostos...

A. João Soares disse...

Caro De Profundis,
Admiro a sua visão realista do País.
É uma guerra psicológica, com fumaça de um lado e engodos do outro e o pagode vai atrás daquilo que pensa ser a cenoura. Muitos já abriram os olhos e ficam em casa sem correrem a foguetes. Sabem que os políticos só pensam neles como eleitores, Não são pessoas, são votantes e só nos momentos que precedem a ida às urnas.
Mas, tanto o amigo como eu, nos esquecemos que todo este dinheiro gasto nesta farsa que teria sido dispensada, se os políticos tivessem feito aquilo que está nos seus legítimos poderes - legislar para bem do País - serviu para treinar os futuros deputados e avaliar as qualidades políticos de jovens que se distinguiram nas provas dadas durante a campanha que serve de aval para a sua candidatura a uma carreira que os há-de levar até muito alto.
Aqueles que não têm expectativas válidas na vida começam assim a viver à sombra do orçamento. Foi assim que começaram os actuais ministros, e aqueles que, tendo-o sido, são agora quadros superiores das empresas em que o Estado tem «golden shares».
Quem sabe sabe, e eles sabem. Sabem demais num País de pacóvios que nos deixamos enganar a cada momento.
Um abraço
A. João Soares

O Micróbio II disse...

Com toda a higiene e segurança... pois! É limpinho!

Anónimo disse...

Sempre malandro não é meu amigo?

Danadinho para nos pôr a falar...

Basta dizer que tudo o que se tem passado é política para estar tudo dito.

Política é sinónimo de sujeira, encher a pança e jogadas.

Por isso nem sequer é preciso comentar esta coisa do referendo. Ela define-se por quem a criou.

Beijinhos

Alexandra Caracol

Anónimo disse...

Amigo João Soares ao refrendo eu respondo com isto e um abraço:

A PORTUGUESA



ANTECEDENTES DO HINO NACIONAL
Se a Bandeira Nacional é um símbolo visível, o Hino Nacional constitui a exteriorização musical que proclama e simboliza a nação. Só a partir do século XIX os povos da Europa criaram o uso de cantar os hinos, quando um movimento de opinião levou a que cada estado estabelecesse uma composição, com letra e música que fosse representativa e oficial. Até então os povos e os exércitos conheciam apenas os cantos e os toques guerreiros próprios de cada corpo e as canções relativas aos acontecimentos dignos de memória. Durante a monarquia, o ideário da Nação Portuguesa estava consubstanciado no poder do Rei. Não havia a noção de um hino nacional, e por isso as peças musicais com carácter público ou oficial identificavam-se com o monarca reinante. Neste contexto, ainda em 1826, em Portugal era considerado como hino oficial o "Hymno Patriótico", da autoria de Marcos Portugal. Este hino inspirava-se na parte final da Cantata "La Speranza o sia l`Augurio Felice", composta e oferecida pelo autor ao Príncipe Regente D.João quando este estava retirado com a Corte no Brasil, e que foi representada no Teatro de S. Carlos em Lisboa, a 13 de Maio de 1809 para celebrar o seu aniversário natalício. A poesia do "Hynmno Patriótico" teve diferentes versões face às circunstâncias e aos acontecimentos da época, tornando-se naturalmente generalizada e nacional pelo agrado da sua expressão marcial, que estimulava os ânimos aos portugueses, convidando-os à continuação de acções heróicas. Com o regresso do Rei ao País, em 1821, o mesmo autor dedicou-lhe um poema que, sendo cantado com a musica do hino, rapidamente se divulgou e passou a ser entoado solenemente. Entretanto, na sequência da revolução de 1820, foi aprovada em 22 de Setembro de 1822 a primeira Constituição Liberal Portuguesa, que foi jurada por D. João VI, D. Pedro, então Príncipe Regente no Brasil, compôs o "Hymno Imperial e Constitucional", dedicado à Constituição. Após a morte do Rei, e com a subida de D. Pedro IV ao trono, este outorgou aos portugueses uma carta Constitucional. O hino de sua autoria generalizou-se com a denominação oficial como "Hymno nacional", e por isso obrigatório em todas as solenidades públicas, a partir de Maio de 1834. Com a música do "Hymno da Carta" compuseram-se variadas obras de natureza popular (modas) ou dedicadas a acontecimentos e personalidades de relevo, identificando-se em pleno com a vida política e social dos últimos setenta anos da monarquia em Portugal. Nos finais do século XIX, "A Portuguesa", marcha vibrante e arrebatadora, de forte expressão patriótica, pela afirmação de independência que representa e pelo entusiasmo que desperta, torna-se, naturalmente e por mérito próprio, um consagrado símbolo nacional, na sua versão completa:
I
Heróis do mar, nobre povo,
Nação valente, imortal
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal!
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria, sente-se a voz
Dos teus egrégios avós
Que há-de guiar-te à vitória!
Às armas, às armas!
Sobre a terra sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
II
Desfralda a invicta Bandeira,
À luz viva do teu céu!
Brade a Europa à terra inteira:
Portugal não pereceu
Beija o solo teu jucundo
O oceano, a rugir d`amor,
E o teu Braço vencedor
Deu mundos novos ao mundo!

Às armas, às armas!
Sobre a terra sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!
III
Saudai o Sol que desponta
Sobre um ridente porvir;
Seja o eco de uma afronta
O sinal de ressurgir.
Raios dessa aurora forte
São como beijos de mãe,
Que nos guardam, nos sustêm,
Contra as injúrias da sorte.
Às armas, às armas!
Sobre aterra, sobre o mar,
Às armas, às armas!
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar!

Porém, o Hino, que fora, concebido para unir os portugueses em redor de um sentimento comum, pelo facto de ter sido cantado pelos revolucionários de 31 de Janeiro de 1891, foi desconsiderado pelos monárquicos e proibida a sua execução em actos oficiais e solenes. Quando da implantação da República em 1910 "A Portuguesa" aflora espontaneamente de novo à voz popular, tendo sido tocada e cantada nas ruas de Lisboa. A mesma Assembleia Constituinte de 19 de Junho de 1911, que aprovou a Bandeira Nacional, proclamou "A Portuguesa" como Hino Nacional. Era assim oficializada a composição de Alfredo Keil e Henrique Lopes de Mendonça que, numa feliz e extraordinária aliança de música e poesia, respectivamente, conseguira interpretar em 1890, com elevado sucesso, o sentimento patriótico de revolta contra o ultimato que a Inglaterra, em termos arrogantes e humilhantes, impusera a Portugal. Em 1956, constatando-se a existência de algumas variantes do Hino, não só na linha melódica, como até nas instrumentações, especialmente para banda, o Governo nomeou uma comissão encarregada de estudar a versão oficial de "A Portuguesa", a qual elaborou uma proposta que, aprovada em Conselho de Ministros em 16 de Julho de 1957, é a que actualmente está em vigor.
in www.mdn.gov.pt

A. João Soares disse...

Obrigado pelo privilégio de ter os vossos comentários.
Amiga Alexandra, eu não sou má língua apenas procuro observar o que se passa e deixar umas pistas para serem obtidas melhores soluções, através de decisões bem estruturadas e fundamentadas numa reflexão séria e bem intencionada. Longe de mim dizer como deve ser feito. Mas a minha experiência da vida, como guardador de cabras (!!!) na Serra da Estrela, aconselhado pelas estrelas e os pirilampos em noites estivais, permite-me alertar aqueles que estão à beira do precipício, para mudarem de rumo, ou, no mínimo, abrirem bem os olhos antes de darem mais um passo.
O nosso bom povo que não é estúpido, precisa de apoio para meditar pelos seus próprios pensamentos e rejeitar pressões que trazem a capa do embuste e da má intenção.
Abraços
A. João Soares

Mentiroso disse...

Então se até agora se ignorou todo o género de apoio às mulheres, crianças e famílias em vigor noutros países, porque razão se iria agora proporcioná-la, quando, na realidade, o aborto o vem dispensar parcialmente? Não podemos ser anjinhos a esse ponto.

Quanto à possibilidade da assistência rápida em abortar, só se se matarem os outros, aliás, se aumente o número de assassínios que presentemente ocorrem devido à falta de assistência e ao atraso nela. Tanto na urgente como na programada. Na urgente os casos são de frequência assustadora, na programada são ainda mais, mas pouco transpira, senão, de vez em quando, uma notícia sobre os mortos serem chamados para a mesa de operações. Não vão esperar, talvez até à morte, como se lê, isso já esperam agora; o que vai é aumentar o número de pessoas nesse caso, ou seja, o número de assassínios vai simples e indubitavelmente aumentar.

No fim, daqui a uns tempos, haverá um presidente que honrará o assassino com uma medalha. É a prática corrente, como ainda não há muito vimos o Sampaio dá-la a quem assassinou os hemofílicos. Para quem não se recorde, o Sampaio é aquele indivíduo de olhos de bêbado, aquele cobarde que ao princípio do seu mandato lançava olhares lancinantes de cão medroso. O respeito e a consideração não se dão a todos, como dizem os políticos seguindo as velhíssimas regras do marketing (para que me consideres tenho que fingir que eu te considero, mesmo que seja falso), são coisas que se conquistam por mérito. Claro que isto do mérito é outra história que não vamos contar, mas apenas lembrar que os políticos não estão ao corrente do que seja, porque os mais de 2000 lugares da administração a que a horda de salteadores parasitas se lança como despojos de guerra não é ganha por mérito.

Bela, a esperança que não morre. Vão mesmo parir leis para cumprir. Para quê, se agora há o aborto? Então os estúpidos não votaram nele antes de exigirem a existência dessa assistência elementar? Propuseram-lhes a carroça à frente dos bois, e os carneiros aceitaram. Agora que sangrem.

Anónimo disse...

Caro João Soares, quando no comentário de cima coloquei A PORTUGUESA fi-lo com alguma revolta, porque se esquece as nossas raízes, os nossos valores em nome de uma "democracia" que mais não é que um rebanho que segue o pastor globalização.Copiam-se os erros que todos fazem para não sermos "pategos".

Recordo uma frase que passou no documentário do prefeito do Via Sacra que dizia o seguinte:

-"Vós pensais nos vossos filhos, eu penso nos filhos de todos"

Agora pergunto o que já escrevi-Como se pode votar um referendo sem definição do que se pretende fazer, como executar tal aborto legislativo?

Vota-se 1º e depois vemos que anda tudo agora a discutir o sim ou o não se sobre o aconselhamento antes do aborto.Tal como disse antes e sei-o por outros lados os médicos na sua grande parte não pretende colaborar para além do que estava escrito na lei vigente.

Mesmo assim eram pela ética da vida conforme previsto no seu juramento médico.

Conforme também disse alguns hospitais e clínicas privadas ligadas a alguns sectores já avisaram que não irão proceder a abortos para lá do anterior descrito na lei.

No entanto as duas clínicas espanholas aí estão, mas muitas ainda aparecerão associadas a médicos jovens e sem futuro na medicina que só seguiram medicina por terem notas altas e pela fonte de rendimentos versus falta de escrupulos!

Um abraço e visite a minha prai de Ofir e se não conhece OFIR espero que venha até cá.

J´agora se o meuamigo quizer vir ao Minho comer um arroz de sarrabulho em Ponte de Lima,venha daí no dia 25FV07.Estrão cá vários generais o coronel Jaime Neves se a saúde o permitir, pois encontra-se bastante doente...já são, penso eu pelo menos dois avc...

Ontem o Magno foi ao CTC em Mafra e almoçou lá com o pessoal Comando.Adorou, foi acompanhar a visita do Borralho como candidato à associação de Comandos.

Pena é que até para comer tenham que ir á EPI...embora uma vez por mes façam um almoço só entre o pessoal comando no próprio CTC, para manter o espírito COMANDO, que foi ontem e ali cnviveram em volta de uma feijoada. Quanto ao resto o quartel apresenta boas condições,pois as instalações foram renovadas,mas muito pequeno para uma unidade como os Comandos!

Mas "tanta água em pedra dura tanto bate até que fura"

Um abraço amigo

Mário Relvas