sábado, 3 de março de 2007

RESPONSÁVEL PERANTE OS CIDADÃOS

Secretário do Exército americano demitiu-se
Do JN de 070303

O secretário do Exército norte-americano, Francis Harvey, demitiu-se, ontem, na sequência de um escândalo envolvendo as deficientes condições em que eram acolhidos e tratados, no Hospital Militar de Walter Reed, em Washington, os soldados feridos no Afeganistão e no Iraque. De acordo com a Reuters, foi o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, quem anunciou a demissão.

A saída de Francis Harvey surge um dia depois do despedimento do responsável por aquela que era considerada como uma unidade de saúde modelo, mas que, conforme denunciou uma reportagem do jornal Washington Post, mantinha soldados em convalescença num edifício degradado e infestado com ratos, baratas e bolor.

Ainda segundo a Reuters, a denúncia causou particular embaraço junto da administração Bush, uma vez que o presidente americano e oficiais da Defesa iam visitar, várias vezes, os soldados ao Hospital Walter Reed, para mostrar a sua preocupação pelos feridos em combate.

NOTA: Acontecer uma falha nos serviços da sua tutela, deve ser evitado, mas pode acontecer. Mas, após ter sido detectada, é preciso assumir a responsabilidade. Esta demissão é elogiosa para uma DEMOCRACIA de verdade. Mas, entre nós, isto raramente acontece, porque os nossos políticos não são democratas, usam o poder a seu favor, servem-se dele para terem os máximos benefícios, usam e abusam dele e estão viciados não tendo forças para se retirarem e perderem tão grandes vantagens à custa dos cidadãos. Se assim não fosse, já teriam feito este gesto nobre do Secretário do Exército americano, os ministros da economia, da Saúde, da Educação, da Justiça, da Defesa, etc.

1 comentário:

victor simoes disse...

Amigo João Soares, concordo perfeitamnete com a análise dentro do contexto dos factos! O Secretário da Defesa é o menos culpado da situação. Honra lhe seja feita pela dignidade demonstrada.
A culpa, é efectivamente da política neoliberal em prática nos USA, mas só porque as visitas de Estado, se iriam efectuar é que se descobriu a situação precária em que se encontra, quem tanto deu ao país.

Em Portugal, não existe esse problema, aqui a culpa morre solteira e os escrúpulos são muito poucos.
Quando rola uma cabeça, da cadeira do poder, deixa-se assentar a poeira e arranja-se uma colocação de administrador, em alguma empresa pública.

Abraço