quinta-feira, 19 de abril de 2007

Vinhos Medicinais

Seguem-se receitas com vinho do Porto para 80 casos de doença. Presume-se que terão muito interesse para os apreciadores da medicina assente em produtos naturais. Desejo que sejam úteis aos leitores.


NOTA: Os vinhos devem ficar sempre em garrafas ou frascos bem rolhados e bebidos à temperatura ambiente. Enquanto o vinho tiver as plantas deve agitar todos os dias o preparado, depois filtre, deixe em repouso e pode começar o tratamento.
Por vezes indico mais do que uma receita. Nem sempre o sabor de algumas plantas tem o paladar mais apetecível ou se encontram com facilidade no mercado dietético.
Alguns preparados devem ser compostos com plantas frescas. A maioria são feitos com plantas secas.
No final do livro há uma listagem de casas de produtos naturais onde encontrará todas ou quase todas as plantas devidamente embaladas para fazer os respectivos chás. Neste caso... "chá" de parreira. O liquido empregue é o néctar sagrado que os deuses utilizavam para as suas libações e divagações. A pinga tem de ser cinco estrelas. As ervas não se contentam com vinho a pataco.
Vamos então saber como podemos debelar os males com remédios tão pouco ortodoxos.

ÁCIDO ÚRICO
Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 8 dias, 20 g de vidoeiro (betula pubescens) e 20 g de freixo (fraxinus excelsior). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 20 g de madressilva (lonicera capritolium) e 20 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Gargareje 3 vezes por dia. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

ANEMIA
Coloque 30 g de flores secas de acácia bastarda (robinia pseudoacacia) num recipiente de vidro. Deite-lhe por cima 1 litro de vinho do Porto aquecido em banho-maria. Deixe macerar durante 2 dias. Agite. Filtre. Tome durante 10 dias, 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Aqueça em banho-maria, durante 45 minutos, 30 g de flores e folhas de erva-cidreira (melissa officinalis) em 1 vinho do Porto. Macere durante 24 horas. Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar durante 15 dias.

AMIGDALITE
Deixe macerar, durante 10 dias 40 g de raízes secas de Genciana (gentiana lutea) em 1 litro de vinho branco. Filtre. No final deste tempo bata 1 ovo com 4 colheres de sopa de açúcar e junte-lhe 1 copo deste vinho. Beba só meio copo à hora do almoço e outro meio à hora do jantar. Tanto num momento como no outro mexa bem o conteúdo.
Faça uma gemada com bastante açúcar num copo médio, encha-o com bom vinho branco. Beba vagarosamente.

APETITE
Ponha 40 g de folhas e raízes de cardo santo (cnicus benedictus) ou só sumidades floridas colocadas num recipiente. Deite-lhes por cima 1 litro de vinho do Porto aquecido em banho-maria. Deixe macerar durante 2 dias. Agite. Filtre. Tome, durante 7 dias, 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Deite 1 litro de vinho do Porto depois de aquecido em banho-maria sobre 50 g de fel de terra (centaurea-menor). Macere durante 2 dias. Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 1 antes do jantar.
Macere, durante 5 dias, em 1 litro de vinho Porto, 40 g de sumidades floridas de artemisia (artemisia vulgaris). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere, durante 3 dias em 1 litro de vinho do Porto, 50 g de flores de macela (anthemis nobilis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.
Deixe macerar, durante 10 dias 40 g de raizes secas de Genciana (gentiana lutea) em 1 litro de vinho branco. Filtre. No final deste tempo bata 1 ovo com 4 colheres de sopa de açúcar e junte-lhe 1 copo deste vinho. Beba só meio copo à hora do almoço e outro meio à hora do jantar. Tanto num momento como no outro mexa bem o conteúdo.
Macere durante 5 dias em 1 litro de vinho do Porto 40 g de sumidades floridas e folhas secas de marroio-branco (marrubium vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.

ANGINAS
Durante 7 dias macere em 1 litro de vinho branco, 40 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Gargareje e deite fora. Depois tome, devagar, uma colher de sopa 3 vezes por dia.

APERITIVOS
Macere durante 5 dias, em vinho do Porto, 40 g de folhas secas de camomila (matricaria chamomila). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e do jantar.
Macere durante 3 dias, em vinho Porto, 30 g de planta fresca de estragão (artemisia dracunculus). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e do jantar.
Macere durante 5 dias, em vinho do Porto 20 g de sementes de funcho (foeniculum vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 40 g de sumidades floridas de orégão (origanum vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 10 minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.

ARTERIOESCLEROSE
Esmague duas boas cabeças de alho e ferva-as em 1 litro de vinho branco. Deixe a mistura em repouso dentro de um recipiente de vidro, bem fechado. Ao fim de 7 dias filtre para uma garrafa. Tome 2 colheres de sopa 2 vezes por dia.

ASMA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 40 g de folhas e sumidades floridas de hipericão (hyperycum perforatum). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 3 vezes por dia, na altura das crises.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 40 g de casca de sabugueiro (sambucus nigra). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa no momento da aproximação das crises.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 30 g de melissa (melissa officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa na aproximação das crises.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 10 g de agulhas de pinheiro (pinus sylvestris), 10 g de tussilagem (tussilago farfara) e 10 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa na altura das crises.

ASTENIA
Misture 30 g de folhas de salva (salvia officinalis) e 30 g de folhas de alecrim (rosmarinus officinalis), junte-lhes 1 litro de vinho tinto e 1 colher e meia de sopa, de mel, aqueça 45 minutos em banho-maria. Agite. Deixe macerar 4 dias. filtre. Tome 2 colheres de sopa 10 minutos antes do almoço e 10 minutos antes do jantar.
Aqueça em banho-maria 40 g de sumidades floridas de escórdio (teucrium scordioides) em 1 litro de vinho do Porto. Agite. Deixe macerar 2 dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere durante 3 dias 40 g de rizoma fresco de erva-benta (geum urbanum) em 1 litro de vinho do Porto. Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 10 minutos antes do almoço e duas, 10 minutos antes do jantar.
Macere durante 5 dias 60 g de folhas de salva (salvia officinalis) em 1 litro de vinho do Porto. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 3 antes do jantar.

AZIA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 10 g de alcachofra (cynara scolumus), 10 g de flor de carqueja (pterospartum tridentatum), 10 g de salva (salvia officinalis), 10 g de alecrim (rosmarinus officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa no momento do incómodo, num máximo de 4 vezes por dia.

BRONQUITE
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 10 g de flor de carqueja (pterospartum tridentatum), 10 g de marroio negro (ballota nigra) e 10 g de tomilho (thymus vulgaris). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa dez minutos antes do almoço e 2 antes do jantar.
Aqueça durante 45 minutos em banho-maria 30 g de folhas secas de bonina (bellis perennis) em 1 litro de vinho do Porto. Macere 2 dias. Filtre. Adoce. Tome em 6 dias este preparado.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 8 dias, 40 g de casca de sabugueiro (sambucus nigra). Filtre. Tome 1 colher de sopa sempre que sinta necessidade. No máximo de 5 vezes ao dia.

CÃIBRAS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias 60 g de sumidades floridas de orégãos (origanum virens). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 5 minutos antes do almoço e 5 minutos antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 8 dias, 50 g de raiz de énula campana. (inula helenium). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

CÁLCULOS RENAIS
Para combater os cálculos renais e evitar a retenção da urina deve deitar 2 litros de vinho branco sobre 1 Kg de alhos franceses (só brancos). Leve ao lume e deixe reduzir o líquido a metade. Ao fim de 7 horas, filtre. Tome em jejum, uma colher de sopa, durante 20 dias.

CANSAÇO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 4 dias, 50 g de angélica (angelica archangelica). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

CARDIOTÓNICO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 10 g de cardo santo (cnicus benedictus), 10 g de cacto grandiflora, 3 g de café. Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e outra antes do jantar.

CICATRIZANTE
Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 8 dias, 10 g de arando (vaccininum myrtillus), 10 g de cavalinha (equisetum arvense), 10 g de cipreste (cupressus sempervirens). Agite todos os dias. Filtre. Passe, levemente, sobre o local contundido um algodão embebido neste produto 2 vezes por dia (manhã e noite). Pode ainda tomar meia colher de sopa ao almoço e ao jantar.
Misture uma colher de azeite com uma colher de vinho tinto. Passe sobre as feridas, duas vezes por dia.

CISTITE (inflamação na bexiga)
Ferva em 1 litro de vinho branco 20 g de casca de faia-preta (populus tremula), mexa. Deixe em repouso 2 dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 30 minutos antes do almoço e 2 colheres 30 minutos antes do jantar.
Ferva em 1 litro de vinho branco 40 g de casca de sabugueiro (sambucus nigra) e vá mexendo. Deixe repousar durante 2 dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa, 2 vezes por dia.
Macere em um copinho de vinho branco 3 g de pó de sumidades floridas de vara de ouro (solidago virgaurea) durante a noite e beba de manhã. Faça este tratamento durante 10 dias.
Macere durante 5 dias 30 g de bagas de zimbro (juniperus communis) em 1 litro de vinho do branco. Tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.

CANCRO
Parta 60 g de folhas frescas de visco branco (viscum album), deixe-as macerar, durante 10 dias, em 1 litro de vinho do Porto. Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 5 minutos antes do almoço, 2 colheres antes do jantar e um cálice ao deitar.

CIRROSE
Macere, durante 8 dias, em 1 litro de vinho branco, 30 g de bolotas frescas partidas. Agite todos os dias. Filtre. Adoce. Tome 2 colheres de sopa 10 minutos antes do almoço e 1 cálice 10 minutos antes do jantar.

COLESTROL
Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 7 dias 30 g de sumidades floridas secas de alecrim (rosmarinus officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa ao almoço e ao jantar durante 30 dias.
Macere durante 8 dias, em 1 litro de vinho tinto, 60 g de folhas secas partidas de alcachofra (cynara scolymus). Agite todos os dias. Filtre. Tome durante 1 mês, 2 colheres de sopa depois do jantar.
Macere, durante 8 dias, em 1 litro de vinho tinto 40 g de bocadinhos de raízes secas de trevo-cervino (eupatorium cannabinum). Agite todos os dias. Filtre. Tome, durante 1 mês, 1 colher de sopa antes do almoço e 2 no fim do jantar.

CONVALESCENÇA
Macere durante 7 dias em vinho do Porto, 30 g de caule e raízes de angélica (angelica archangelica). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e duas antes do jantar.
Aqueça durante 45 minutos em banho-maria em 1 litro de vinho do Porto, 30 g de flores de cardo-santo (cnicus benedictus). Agite bem. Deixe macerar durante 2 dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e meio cálice antes do jantar.
Aqueça durante 30 minutos em banho-maria em 1 litro de vinho do Porto 60 g de salva (salvia officinalis). Agite. Deixe macerar durante 24 horas. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e duas antes do jantar.

CORAÇÃO
Macere em vinho do Porto, durante 2 dias, 30 g de folhas de alecrim (rosmarinus officinalis). Agite. Filtre. Tome uma colher de sopa, três vezes por dia.
Macere durante 3 dias, em vinho do Porto, 100 g de casca de sabugueiro (sambucus nigra). Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.

DEBILIDADE NERVOSA
Deixe macerar, durante 10 dias, 40 g de raízes secas de Genciana (gentiana lutea) em 1 litro de vinho branco. Filtre. No final deste tempo bata 1 ovo com 4 colheres de sopa de açúcar e junte-lhe 1 copo deste vinho. Beba só meio copo à hora do almoço e outro meio à hora do jantar. Tanto num momento como no outro mexa bem o conteúdo.
Faça uma gemada com bastante açúcar, encha um copo médio com vinho branco e beba antes de se deitar.

DEPRESSÃO
Aqueça em banho-maria, durante 30 minutos em 1 litro de vinho do Porto 20 g de sumidades floridas secas de balsamita (chrysanthemum balsamita). Agite. Deixe macerar durante 2 dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 3 vezes por dia.

DEPURATIVO
Macere em vinho branco, durante 10 dias, 60 g de folhas picadas de nogueira (juglans regia). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa, 5 minutos antes do almoço e 5 minutos antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 8 dias, 40 g de carvalhinha (teucrium chamaedrys). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 7 dias, 40 g de folhas frescas de salva (salvia officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 3 antes do jantar.

DERMATITES
Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 7 dias, 20 g de bardana (arctium lappa), 20 g de tanchagem (plantago lanceolata), 10 g de urtigas (urtica communis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar. Passe sobre as partes tumecentes, muito levemente, um algodão embebido neste preparado.

DESINTOXICANTE
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 5 dias, 10 g de pau de arco (tecoma impetiginosa), 10 g de erva de S. Roberto (geranium Robertian), 10 g de beterraba (beta esculenta). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

DIABETES
Deixe cozer 1 Kg de alhos franceses (só as partes brancas) em 2 litros de vinho tinto até o preparado ficar reduzido a metade. Agite. Depois de arrefecer, filtre. Tome em jejum, 1 colher de sopa durante 15 dias. Descanse 8 e volte a repetir a dose.

DIARREIA
Ferva em 1 litro de vinho tinto 30 g de Pé de leão (taraxacum officinale). Agite. Deixe arrefecer. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 2 vezes por dia.
Ferva em vinho branco durante 15 minutos, 40 g de folhas de azevinho (ilex aquifolium). Agite. Deixe arrefecer. Filtre. Tome 1 colher de sopa três vezes por dia.

DIFTERIA
Durante 12 dias macere em 1 litro de vinho branco, 40 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Tome, devagar, duas colheres de sopa 3 vezes por dia.

DIGESTÃO
Macere durante 3 dias em 1 litro de vinho do Porto 30 g de rizoma bem partido de erva-benta (geum urbanum). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 24 horas, 40 g de casca de canela (cinnamomum zeylanicum) e 20 g de casca de quina (chinchona succiruba). Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 40g de sumidades floridas de orégão (origanum vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 24 horas, 40 g de aspérula odorífera (asperula odorata). Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

DIURESE (eliminação da urina)
Ferva em 1 litro de vinho branco, 40 g de flores frescas de rainha dos prados (filipendula ulmaria). Agite. Deixe arrefecer. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 30 minutos antes do almoço e 3 colheres, 30 minutos antes de jantar.
Macere em vinho branco, durante 12 horas, 10 g de sementes de alho-porro (allium porrum). Agite. Filtre. Tome 2 colheres de sopa, três vezes por dia.
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 8 dias, 30 g de raiz de alquequenje (Physalis alkekengi). Agite, de vez em quando. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 8 dias, 30 g de sementes de erva de santa barbara (Barbara vulgaris). Agite. Filtre. Tome 3 vezes por dia, 2 colheres de sopa.

DOR
Ferva em 1 litro de vinho tinto durante 2 horas, 60 g de folhas de salgueiro branco (salix alba). Coloque pachos quentes sobre a parte dorida.

EDEMA (acumulação de serosidade nos tecidos)
Ferva em 1 litro de vinho branco, 40 g de bagas moídas de zimbro (juniperus communis). Deixe macerar durante 3 dias. Agite. Filtre. Tome 2 colheres de sopa de manhã.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 8 dias, 60 g de casca de Bétula (betula pendula). Agite. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

ENERGIA
Contra a perda de energia, antes do tempo, as sementes de urtiga (urtica communis) têm um efeito revitalizante. Macere em 1 litro de vinho branco, durante 8 dias, 70 g de sementes de urtigas, bem pisadas. Agite todos os dias. Filtre. Junte-lhes 150 g de mel. Agite. Coloque no frigorifico. A partir do dia seguinte tome 2 colheres de sopa, 2 vezes por dia.
Mais simples, mais rápido e muito mais eficaz para manter o corpo saudável toda a vida é ferver em 1 copo de vinho branco, 5 g de folhas de sabugueiro (sambucus nigra). Filtre. Deixe arrefecer, divida esta quantidade por 2 vezes. Beba calma e sossegadamente.

ENFISEMA PULMONAR (dilatação dos alvéolos pulmonares)
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias 60 g de folhas e sumidades floridas de marroio (marrubium vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 5 minutos antes do almoço e 5 minutos antes do jantar.

ENJOO
Macere, durante 5 dias, em 1 litro de vinho do Porto, 60 g de folhas secas de trevo de água (menyanthes trifoliata). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa de manhã e outra à tarde.

EPIDEMIA (doença que se espalha por contágio)
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 60 g de raizes e folhas frescas partidas de angélica (angelica archangelica). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa 3 vezes ao dia.

EPISTAXE (hemorragia nasal)
Aqueça em banho-maria, durante 45 minutos, em 1 litro de vinho do Porto, 20 g de flores masculinas de aveleira (corylus avellana). Agite. Deixe macerar 2 dias. Tome 2 colheres de sopa 2 vezes por dia.
Espasmos
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias 60 g de sumidades floridas de orégãos (origanum virens). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa depois das crises.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 50 g de raiz de énula campana. (inula helenium). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa nas crises.

ESTÔMAGO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 5 g de bardana (arctium lappa), 5 g de erva de S. Roberto (geranium robertianum), 5 g de salva (salvia officinalis), 5 g de dente de leão (taraxacum officinale), 0,5 g de tomilho (thymus vulgaris). Agite todos os dias. Filtre. Tome uma colher de sopa, 3 vezes por dia.
Para combater a atonia (fraqueza do estômago), macere, em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 30 g de balsamita (chrysantheum balsamita). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 ao jantar.

ENVELHECIMENTO PRECOCE
Não envelheça antes do tempo. Para que isso não aconteça faça o seguinte: Macere e agite bem durante 8 dias em 1 litro de vinho branco 100 g de sementes de urtigas (urtica communis). Filtre. Junte-lhe 150 g de mel. Meta no frigorifico e tome um copinho todos os dias. Não se esqueça de agitar antes de tomar.

EXPECTORANTE
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 8 dias, 5 g de tomilho (thymus vulgaris), 5 g de borragem (borago officinalis), 5 g de alteia (althaea officinalis), 5 g de seiva de pinheiro (pinus sylvestris) 5 g de marroio negro (ballota nigra), 5 g de flor de carqueja (pterospartum tridentatum), 3 g de celidónia (chelidonium mapus), 5 g de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa, 3 vezes por dia entre as refeições.

FEBRE
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias 20 g de casca seca e desfeita de amieiro (alnus glutinosa). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa, três vezes por dia.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 20 g de artemisia (artemisia vulgaris), 20 g de fel de terra (erythraea centaurea) e 20 g de salgueiro branco (salix alba). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 4 vezes ao dia.

FEBRE INTERMITENTE
Durante 5 dias macere em 1 litro de vinho do Porto, 40 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Tome, 1 colher de sopa 3 vezes por dia.

FIGADO
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 8 dias, 10 g de alcachofra (cynara scolumus), 10 g de boldo (peumus boldus), 5 g de celidónia (chelidonium mapus), 10 g de salva (salvia officinalis) e 10 g de taraxaco (taraxacum officinale). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e do jantar.

FRAQUEZA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 50 g de folhas de alecrim (rosmarinus officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa, 5 minutos antes do almoço e três, 5 minutos antes do jantar.

FRIGIDEZ
Macere em 1 litro de vinho Porto, durante 7 dias, 90 g de sementes de funcho (foeniculum vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço, 2 antes do jantar e 2 ao deitar.

GASTRALGIAS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias 60 g de sumidades floridas de orégãos (origanum virens). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 5 minutos antes do almoço e duas, 5 minutos antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 50 g de raiz de énula campana. (inula helenium). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 ao jantar.

GENGIVAS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 30 g de casca de carvalho (quercus robur) fresca. Agite todos os dias. Tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia. Sempre que o faça bocheche 90 segundos com um pouco deste preparado.

GOTA
Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 6 dias, 70 g flores de fidalguinhos (centaurea cyanus). Agite diariamente. Filtre. Tome 1 colher de sopa de manhã e 2 à tarde.

GRIPE
Ferva durante meia hora em 1 litro de vinho tinto, 500 g de milho (zea mays) miúdo. Agite. Deixe arrefecer. Filtre. Adoce. Tome 2 colheres de sopa, três vezes por dia.
Ponha a macerar um punhado de genciana (gentiana puntata) num copo de aguardente; no dia seguinte adicione 1 litro de vinho branco. Deixe macerar 8 dias. Agite todos os dias. Tome 1 colher de sopa 3 vezes ao dia.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 20 g de casca de laranja (citrus aurantium), 20 g de casca de limão (citrus limonum), 20 g de roseira brava (rosa canina). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

HÁLITO
Macere em 1 litro de vinho do tinto, durante 8 dias, 80 g de raiz de alcaçuz (glycyrrhiza glabra) partidas. Agite todos os dias. Filtre. Bocheche 3 vezes por dia.
HIDROPISIA (acumulação de liquido nos tecidos do organismo)
Misture em 1 litro de vinho branco 250 g de cinzas de alfavaca (parietaria officinalis). Agite. Deixe repousar 24 horas. Agite. Filtre levemente por um passador e tome durante 8 dias, 2 colheres de sopa em jejum.

HIPERTENSÃO ARTERIAL
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 4 dias 50 g de pedacinhos de folhas frescas de visco branco (viscum album). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa, antes do almoço e 1 antes do jantar.

IMPOTÊNCIA
Deixe macerar, durante 8 dias 40 g de raízes secas de Genciana (gentiana lutea) em 1 litro de vinho branco. Filtre. No final deste tempo bata 1 ovo com 4 colheres de sopa de açúcar e junte-lhe 1 copo deste vinho. Beba só meio copo à hora do almoço e outro meio à hora do jantar. Tanto num momento como no outro mexa bem o conteúdo.
Faça uma gemada com bastante açúcar, encha um copo médio com bom vinho branco e beba 15 minutos antes de jantar.
Em 1 litro de vinho tinto coloque 40 g de folhas frescas de alecrim (rosmarinus officinalis) e 30 g de salva (salvia officinalis), ponha em banho-maria durante 30 minutos. Ao fim de uma hora filtre. Junte-lhe duas colheres de mel. Agite. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 60 g de pedacinhos de raiz e folhas de canabrás (heracleum sphondylium). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 3 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 80 g de funcho (foeniculum vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome meio cálice antes do almoço e um antes do jantar.
Tome, como medida, um copo de vinho branco e ferva 4 g de sabugueiro negro (sambucus nigra). Filtre. Beba antes de se deitar.

INSUFICIÊNCIA RENAL
Em meio litro de vinho branco misture 2 cebolas (allium cepa) bem picadas e 2 colheres de mel. Agite. Aguarde 2 dias. Beba nos três dias seguintes, fora das refeições.

INTESTINO
Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 10 dias, 40 g de raiz de ruibarbo (rheum palmatum). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa, de vez em quando, para limpar o intestino.

MALÁRIA
Aqueça em banho-maria, durante 45 minutos, em 1 litro de vinho do Porto, 30 g de centáurea (centarium umbellatum). Macere durante 4 dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa três vezes por dia.

MAGREZA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias 15 g de pedacinhos de raiz seca de genciana (gentiana punctata), junte-lhe casca de laranja amarga. Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

MEMÓRIA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 20 g de sementes de cardo santo (cnicus benedictus). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa, três vezes por dia.

MENOPAUSA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias 40 g de pedacinhos de folhas frescas de visco branco (viscum album). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa, antes do almoço e 2 antes do jantar.

MORDEDURAS
Ferva em 1 litro de vinho tinto, durante 30 minutos, 40 g de raiz de Imperatória (imperatoria ostruthium). Agite. Deixe arrefecer. Filtre. Tome 2 colheres de sopa. Passe também, este preparado, sobre a mordedura.

NAUSEAS
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 7 dias, 10 g de alcachofra (cynara scolumus),10 g de boldo (peumus boldus), 10 g de hipericão (hypericum perforatum), 10 g de hamamélia (hammamelis virginiana). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.

NEVRALGIA
Coza em meio litro de vinho tinto 40 g de flores e folhas de orégão (origanum vulgare) e aplique sobre a parte dorida.

PALUDISMO
Aqueça em banho-maria em 1 litro de vinho do Porto 50 g de folhas e raízes frescas de dente de leão (taraxacum officinale) durante 45 minutos. Agite. Deixe macerar 24 horas. Filtre. Tome 1 cálice 3 vezes por dia, fora das refeições.

PERTURBAÇÕES DIGESTIVAS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 10 g de anis estrelado (illicium anisatum),10 g de tomilho (thymus vulgaris), 10 g de alcachofra (cynara scolumus). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

PNEUMONIAS
Durante 7 dias macere em 1 litro de vinho do Porto, 40 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa 3 vezes por dia.
PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 10 g de sementes de salsa (petrosalinum sativum), 20 g de tilia (tilia vulgaris), 20 g de alcachofra (cynara scolumus) e 10 g de hamamélia (hammamelis virginiana). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa ao almoço e 1 antes de jantar.

PROSTATA
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 20 g de genciana (gentiana lutea), 20 g de erva de S. Roberto (geranium Robertianum). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço, 2 antes do jantar e 2 ao deitar.

PURIFICADOR CELULAR
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 7 dias, 10 g de casca de carvalho (quercus robur), 20 g de beterraba (beta esculenta) e 30 g de cavalinha (equisetum arvense). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e outra antes do jantar.

REVIGORANTE
Deite 2 colheres de mel num copo de vinho tinto e mexa até dissolver totalmente. Adicione 2 gemas de ovo e mexa, de novo, muito bem, junte-lhe em seguida o sumo de um grande limão e beba, vagarosamente, este preparado.

REUMATISMO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 50 g de sumidades floridas de tanaceto (tanacetum parthenium). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 3 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 15 dias, 40 g de casca de sabugueiro (sambucus nigra). Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

REVITALIZANTE DOS ORGÃOS GENITAIS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 20 g de salva (salvia officinalis) e 20 g de noz de cola. Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço, 2 antes do jantar e 2 ao deitar.

RIM
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 4 dias, 10 g de sementes de alho-porro (allium porrum). Agite. Filtre. Tome 2 colheres de sopa, 3 vezes por dia.
Deixe cozer 1 Kg de alhos franceses (só as partes brancas) em 2 litros de vinho branco até o preparado ficar reduzido a metade. Depois de arrefecer, filtre. Tome em jejum, 1 colher de sopa durante 15 dias. Descanse oito e volte a repetir a dose.
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 3 dias, 10 g de casca de sabugueiro (sambucus nigra). Agite todos os dias. Filtre. Tome 3 colheres de sopa, 2 vezes por dia.

SARDAS
Se pensa que lhe ficam mal tem bom remédio. Macere em 1 litro de vinho tinto, durante 10 dias, 80 g de casca de bétula. Filtre e aplique pachos quentes sobre as ditas.

SEDATIVO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 20 g de agrimónia (agrimonia eupatoria), mais 20 g de valeriana (valeriana officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 3 colheres de sopa antes do jantar.

STRESS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 4 dias, 50 g de angélica (angelica archangelica). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa antes do almoço e 3 antes de jantar.

TÓNICO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 30 g de raminhos frescos de alecrim (rosmarinus officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 15 g de flores de Acácia-bastarda (robinia pseudacacia). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 40 g de carvalhinha (teucrium chamaedrys). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 antes do jantar.

TORCICOLO
Coza em meio litro de vinho tinto, 30 g de folhas de oregãos (origanum virens). Coloque pachos quentes na zona afectada. Se preferir o alecrim (rosmarinus officinalis), proceda de igual modo.

TOSSE
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 3 dias, 40 g de sumidades floridas de orégão (origanum vulgare). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de sopa nos ataques de tosse, no máximo de 4 vezes por dia.

TRANQUILIZANTE
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 3 g de absinto (artemisia absinthium), 10 g de melissa (melissa officinalis), 10 g de passiflora (passiflora incarnata). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 3 antes do jantar.

TRANSPIRAÇÃO
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 40 g de folhas secas de salva (salvia officinalis). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa antes do almoço e 2 depois do jantar.

TRAQUEOBRONQUITE
Durante 7 dias macere em 1 litro de vinho do Porto, 40 g de folhas de eucalipto (eucalyptus globulus). Agite todos os dias. Filtre. Tome, devagar, duas colheres de sopa 3 vezes por dia.

ÚLCERAS
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 10 dias, 50 g de casca de raiz de gatunha (ononis spinosa). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa depois do almoço e 1 depois do jantar.

UREIA
Macere em 1 litro de vinho branco, durante 10 dias, 50 g de raiz de alho porro (allium ampeloprasum). Agite todos os dias. Filtre. Tome 2 colheres de manhã e 2 nas crises, com o máximo de 4 tomadas por dia.

VERTIGENS
Macere em 1 litro de vinho do Porto, durante 5 dias, 50 g de folhas de pervinca (vinca minor). Agite todos os dias. Filtre. Tome 1 colher de sopa no momento das crises ou quando pensa que as vai ter. Máximo de tomadas: 4 por dia.

3 comentários:

Anónimo disse...

Bastante interessante e útil.
Bom Fim de Semana

Nuno Raimundo disse...

Depois de ler e de ver a quantidade de panaceias em que se pode usar o vinho do Porto, até fiquei com vontade de ficar doente ;-)

bom FDS

A. João Soares disse...

Caros Ludovicus Rex e O Profano,
Obrigado pela visita. Parece que esta é a melhor propaganda do Vinho do Porto, ou melhor, Vinho Fino do Douro!
Resolve mais problemas do que o Aloés!!!
Ainda bem que apreciaram este post. Isso é a melhor recompensa para o muito trabalho que tive em formatar isto que veio por e-mail de forma muito confusa para a postagem.
Bom Fim de Semana
Abraços
A. João Soares