terça-feira, 8 de maio de 2007

A Democracia está em perigo?

A Democracia, como poder exercido pelo povo, foi idealizada em cidades gregas com a feição de democracia directa em que cada decisão da comunidade era tomada colectivamente em reunião dos cidadãos no largo principal da urbe. Com o aumento da complexidade das sociedades e o aparecimento do Estado como conjunto de cidadãos, politicamente organizados num território bem delimitado passou a não ser viável a participação directa nas decisões, pelo que surgiu a democracia representativa em que os cidadãos passaram a eleger livremente os seus representantes.

Por isso, nos dias de hoje, é suposto que em democracia, os cidadãos respeitem as regras e aceitem os eleitos em escrutínios previstos na Constituição. Idealmente, assim deveria ser, mas infelizmente a realidade é diferente. E, sem aceitação das regras democráticas, não pode efectivamente, falar-se seriamente de democracia e esta corre perigo de extinção.

Dois casos sintomáticos surgiram no último domingo: na Madeira e em França. Na Madeira, de entre vários candidatos, um arrecadou uma maioria absoluta muito confortável, sem necessidade de segunda volta, caso raro, a merecer rasgados aplausos por parte de verdadeiros democratas. No entanto, aqueles que mais falam de democracia logo começaram a emitir as mais estranhas críticas, suspeições, insinuações, receios, etc., evidenciando rejeição das regras democráticas.

Em França, os ditos «democratas» que desejavam legitimamente ver vencedora a sua candidata, insurgiram-se contra o resultado do escrutínio popular que deu a vitória ao outro candidato. Rebelaram-se contra a vontade do povo legal e livremente expressa. E o mais estranho é que, de forma antidemocrática e com absoluta falta de civismo, lesaram os interesses de cidadãos inocentes queimando carros, destruindo montras e saqueando estabelecimentos. Com tais actos antidemocráticos de autêntico vandalismo, estes indivíduos de esquerda estão a acabar com a democracia e a dar à extrema-direita força e motivo para defender a criação de regimes duros, com severos castigos para os desordeiros perturbadores da ordem pública. Estão a dar força à direita criando condições para o endurecimento do regime, com risco de os países descambarem para a ditadura indesejável. Será que se aplica o dito de que «os extremos tocam-se»?

7 comentários:

Anónimo disse...

Os extremos tocam-se!

Por vezes a esquerda só reconhece a democracia para ela... o que na realidade depois de uma Europa socialista se cairá numa Europa de direita.

O povo está cansado de esquerdas e direitas, quer segurança e palavras de defesa dos seus direitos.

Concordo com a sua análise.

Abraço
MR

Anónimo disse...

Estava eu de férias no Brasil quando me vi contemplado com o prémio Thinking Blogger Award conferido pelo meu prestigiado amigo Luís Alves de Fraga, autor do Blog “Fio de Prumo”.
Porém, na altura em que tomei conhecimento dessa boa notícia, experimentava, lá em terras de Vera Cruz, enormes dificuldades em publicar fosse o que fosse nos meus blogues. Apenas consegui inserir alguns comentários.
Regressado a casa, já refeito dos incómodos do “jet lag” e depois de pôr em dia tudo o que ficou por fazer durante a minha ausência, apresso-me a referir neste espaço tão grato acontecimento.
E, no cumprimento da praxe a que o prémio obriga, passo a referir os blogues que entendo merecerem o meu apoio. Todos eles estão nos “links” ao lado e são os seguintes:

“A blogar é que a gente se entende”
Um blogue que prima não só pela qualidade do Português, mas também pelo seu conteúdo. Aparentemente feito à roda de “fait divers”, uma leitura mais cuidada e profunda revela ao mesmo tempo um espírito observador, crítico, realista, inquieto e insatisfeito. Sendo a autora também poeta, com poesias escritas em Português e Inglês, parece até estranho que, neste seu blogue, mostre bem que tem os pés assentes na terra…

“Caixinha de Música”
Inteiramente dedicado ao conto infantil. Os contos, muitíssimo bem construídos e primorosamente escritos, estão cheios de sensibilidade, imaginação e ternura. A sua autora revela grande talento e só peca pela excessiva humildade. Deveria fazer tudo para publicar a sua obra.

“Do Mirante”
Um blogue sério que aborda temas variados. São patentes as preocupações do autor nos campos da política, sociedade, ecologia, cultura e outros. Os artigos apresentados primam pela qualidade e oportunidade.

“Confessionário de um Padre”
Aqui é o padre que confessa aos leitores as dificuldades de um sacerdote católico perante o seu Deus e perante o Mundo que tenta melhorar. De espírito aberto e tolerante, mas a meu ver espartilhado por uma religião dogmática e cheia de mistérios, tenta conciliar a sua fé com a racionalidade.
Este é mesmo um blogue que faz pensar…

“Palavras ao Vento”
Este prémio destina-se a premiar os blogues que fazem pensar. Mas não será que o sonho não é uma forma de pensamento? Este “Palavras ao Vento”, vale pela beleza dos seus poemas e pela forma como é apresentado. Para lá do bom gosto e sentido estético das imagens que nos oferece, dá-nos a possibilidade de ouvir o que lá está escrito. Por vezes, quando ouço os poemas, fico a pensar. Mas quase sempre me quedo a sonhar.


publicado por Fernando Vouga às 23:58

Beezzblogger disse...

Meu caro amigo, tudo o que diz, está claro, e sério, e só lhe posso agradecer por esta análise tão coerente e correcta. Eu sendo de esquerda, não posso compactuar com tais actos, é certo e sabido, que se ganhou um candidato encostado á direita, logo o descontentamento é da esquerda. Perdoe-me a minha insistência, mas não acho que seja assim tão linear. pois a frança, atravessa, aliás como em toda a Europa, uma crise social grave. Ora, quando um candidato, baseia a sua campanha dizendo que tomará medidas restrivas (ainda mais do que as que tem), cria-se um conflito social. Mas repito, o Sr. Sarkosy, ganhou democráticamente, À que aceitá-lo, o Dr. Alberto João Jardim, idem idem aspas aspas, mas não culpemos só a esquerda pela violência, culpemos antes, o sistema social no seu todo, esse é o verdadeiro culpado de tais actos tão repugnantes.

Abraços Democráticos do beezz

A. João Soares disse...

Caro De Profundis,
Obrigado pela amabilidade do prémio e, principalmente, pelas palavras simpáticas que vou procurar merecer com o necessário esmero a utilizar nos próximos posts.

Caro Beezz,
Compreendo a sua posição sobre a situação existente na Europa e especialmente na França. A democracia foi interpretada como lassidão de costumes, subsidiodependência e fuga ao trabalho e aos sacrifícios. E as pessoas mais ponderadas estão a verificar que a bagunça não leva a nada de bom a longo prazo, e é preciso criar hábitos de produção para que haja riqueza a distribuir por todos. E esse sentimento das populações, mais evidente nas pessoas mais sensatas, está a dar força àqueles que costumam juntar a esses valores o do nacionalismo e da xenofobia e a tendências ditatoriais.
O melhor que poderá suceder é que esse endurecimento do Poder ocorra de forma pacífica, evolutiva, sem violências. Porém, as manifestações brutais como as ocorridas ocasionalmente em França não são de bom augúrio, não fazem prever um futuro pacífico e produtivo, com a colaboração de todos. E bastam uns poucos para lançarem o desconforto generalizado.
Não há motivos para optimismo quanto ao futuro das sociedades ocidentais.

Abraços

Anónimo disse...

Democracia é o quê?

Tortura do povo partidocratizado?

Os sentimentos do povo, os costumes são trocados por interesses banais e "diheirais"...

Hoje em Braga o advogado Artur Marques, que defende o empresário Domingos Névoa, que conheço bem, aliás conheço também Artur Marques quando por ideais de esquerda defendeu os reús das FPS 25 de Abril no Tribunal de Mosnsanto, diz que o julgamento deve ser anulado por questionar se o irmão advogado de Sá Fernades, cometeu uma ilegalidade processual ao agir como agente infiltrado, não reconhecendo essa possibilidade aos advogados... Mas reconhece a capacidade de poder, ou não mentir em tribunal como o faz nos mais diversos casos, desde os tempos das FPS, á Fátima Felgueira, agora também neste caso.

Será que não está em causa o crime de corrupção tentada e provada?

Democracia... só para quem pode!

Não me revejo nesta democracia onde a corrupção é sinónimo de verdade!

Onde as câmaras municipais, os ministros devem ser arguidos para terem curriculo de "bons" políticos!

Haja verdade!

Democracia da treta é o que é!

Precisamos de um Páis livre, mas sério, com ordem e segurança.Com controle da imigração ilegal. Com investigação aos inúmeros anúncios de prostuituição que enchem os jornais, que poderão comprovar crime de lenocínio se forem investigados!

Em Braga, por incrível que pareça o jornaleco Correio do Minho até traz anúncios onde se lê:

Cheio de tesão...

Que educação pretendemos para os nossos filhos?
Que não leiam jornais?

Cumprimentos caro AJS

Mário
comentário colocado
na vozdopovo
na democraciaemPortugal

João disse...

Olá,

Vou começar utilizando uma frase dum comentário anterior (do Beezzblogger):
"Não acho que seja assim tão linear. Pois a frança, atravessa, aliás como em toda a Europa, uma crise social grave. Ora, quando um candidato, baseia a sua campanha dizendo que tomará medidas restrivas (ainda mais do que as que tem), cria-se um conflito social." e é perfeitamente natural que em noite de eleições, com ânimos exaltados e com a comunicação social em cima do acontecimento haja uma certa hiperbolização dos factos ocorridos.

Na Madeira, actualmente, uma pessoa militante dum partido que não o PSD (sendo portanto da oposição) encontra dificuldades acrescidades quando pretende aceder a algum serviço público. Não há ali, à partida, nada de democrático. Se as instituições não defendem as pessoas e estas não têm poder reivindicativo é natural uma reacção negativa quando se verifica a continuidade desta situação por mais uns anos...

"lassidão de costumes, subsidiodependência e fuga ao trabalho e aos sacrifício" foram ideias criadas pelas "pessoas do poder" e só pelas mesmas podem ser modoficadas, no entanto há interesse em que se mantenham... É natural uma revolta de quem mais paga com tudo isto, no entanto essa revolta é maioritariamente mal direccionada, dirigida contra as classes mais desfavorecidas e com menos poder reivindicatvo, e oportunamente aproveitada pelas sanguessugas que conseguem encher de esperança as cabeças dos herois que diariamente vão trabalhando para sustentar a "máquina", convencendo-os que o prevaricador é o pedinte e não o chico-esperto pelo simples faco de ser mais fácil "caçar" o pedinte.

A. João Soares disse...

Relvas e João, obrigado pelos comentários.
Realmente, a sociedade está em crise e quem beneficia são sempre os mesmos, caindo os custos nos mais desprotegidos que pagam sempre a factura.
Que fazer, para sanar esta doença social?
O Poder bafeja os oligarcas e estes abusam dele para manterem as suas regalias. A solução não é fácil de imaginar e muito menos de pôr em prática.

Abraços