segunda-feira, 25 de junho de 2007

Corrupção de novo adiada

A discussão na Assembleia da República do pacote anticorrupção só irá concretizar-se na próxima sessão legislativa, que se inicia a meio de Setembro, segundo informação do vice-presidente da bancada socialista, Ricardo Rodrigues, ao Jornal de Notícias. Na melhor das Hipóteses, a nova legislação ficará concluída um ano depois do chefe de Estado, ter pedido, aos deputados (na sessão oficial comemorativa do 5 de Outubro), urgência no processo por esta ser uma matéria que considerava "prioritária".

Mesmo que sejam debatidos e aprovados dois ou três diplomas do pacote legislativo (relativos às questões do sigilo bancário, por serem "autónomos"), é até provável que as restantes matérias só sejam discutidas pela Comissão de Direitos e Garantias em 2008. Entretanto, será dada prioridade ao Orçamento de Estado, que será apresentado a 15 de Outubro, interrompendo as sessões plenárias até final de Novembro, e terá que ser dada atenção à revisão do Código Penal e do Código de Processo Penal.

A anticorrupção não traz benefícios aos políticos e, por isso, pode muito bem ir esperando. Sobre este tema, entre vários textos, vale a pena ler este em Mentira

6 comentários:

Anónimo disse...

Meu bom amigo,

Estive muito tempo sem vir ao seu blog, mas, agora isso não vai acontecer mais. Se eu conseguir ler tudo o que escreve, o que é um pouco difícil já que é areia demais para a minha camioneta, mas se conseguisse poderia considerar-me como aqueles que passam pelas universidades e saem de canudo debaixo do braço.

Beijos da
Mlai

A. João Soares disse...

Amiga Milai,
Não exagere na sua gentileza. Coloco aqui muito texto alheio, mas bem identificado para não mentir a quem me lê. Quanto ao resto são pensamentos que me surgem ao ler as notícias e, nestes casos, os comentários saem com certa facilidade. às vezes são feitos demasiado depressa e acabam por sair incompletos, mas a perfeição é inatingível. O óptimo é inimigo do bom.
Apareça sempre que desejar, para ajudar a enriquecer a reflexão sobre os temas.

Um abraço

a.leitão disse...

Afinal a quem interessa uma legislação anti-corrupção?
Só aos que dela não desfrutam.
Na inevitabilidade atrasa-se a sua discussão e consequentemente a sua entrada em vigor, sem falar da valia dessa mesma lei.
Atrasada ou não, está-se mesmo a ver que vai ser
"A Montanha pariu um Rato"

A. João Soares disse...

A quem interessa a corrupção? às empresas que precisam dos favores dos poderosos, por terem negócios com o Estado, permanentes ou eventuais, e aos agentes do Poder que têm capacidade para torcer a aplicação de leis. E não é difícil concluir que quem tem poder para legislar se encontra num destas lados do problema.
Um abraço

Anónimo disse...

Os blogs têm contribuido para levantar os cabelos aos corruptos.

Continuemos a nossa coerência, sem ser preciso insultar ninguém, como é apanágio do autor deste blog -o amigo João Soares!

abraço

Mário

A. João Soares disse...

Insultar não é preciso, mas é indispensável que quem tiver conhecimento de crimes contra os interesses nacionais, como é o caso da corrupção, os leve ao conhecimento do público e dos tribunais.
A delação, nestes casos é patriótica o que não aconteceu com a do Dr. Charrua.
Abraço