domingo, 24 de junho de 2007

Sociedade e Estado

“Uma sociedade de ovelhas costuma dar lugar a um Estado de lobos”.
José Manuel Moreira, pensador brasileiro

Esta frase curta, destinava-se a introduzir um texto longo sobre o Brasil, mas parece merecer ser meditada na sua universalidade.
Será aplicável ao nosso rectângulo lusitano?
Deixo-vos a elaboração da resposta.

4 comentários:

Ana M. disse...

E eles "andem" aí...

Abraço

A. João Soares disse...

Os lobos uivam. Temos de deixar de ser ovelhas. Olhos abertos e todos os sentidos bem apurados, para se perceber o que nos querem fazer, a fim de evitar o pior e agir em nossa legítima defesa.
Abraço

Anónimo disse...

Lobos somos todos nós, meu amigo.

Alguns já se deram conta e ousam uivar.

Outros preferem soltar balidos de ovelhas na esperança de que, num céu mais ou menos anilado possam passar por nuvens decorativas...
Ora bem!!!!

Posto isto, de casa em casa, descobri este espaço, gostei do que li. Da atitude e da postura. Ofereço o meu, onde dispo com regularidade a pele de ovelha e sou lobo(a) no uso das minhas faculdade, sendo que a voz, pela palavra escrita se me impõe como libertadora.

Um abraço
Mel
www.noitedemel.blogs.sapo.pt
www.maresiademel.blogs.sapo.pt

A. João Soares disse...

Agradeço a visita da amiga Mel.
A palavra escrita é uma pequena arma que não devemos desprezar, para defesa do nossos direitos, os quais no entanto são só um dos pratos da balança, ficando em equilíbrio com o deveres, de que hoje pouco se fala.
No binómio sociedade-estado há direitos e deveres de parte a parte que devem ser respeitados. E os agentes do Estado não são Estado, são apenas os servidores da Nação para a realização dos verdadeiros objectivos do Estado que eles parece que não conhecem nem querem conhecer.
Um abraço