sábado, 21 de julho de 2007

Caril indiano contra Alzheimer

Componente do caril estudado para Alzheimer

Alguns estudos tinham já detectado que a doença de Alzheimer era menos frequente entre os idosos da Índia. Agora, cientistas norte-americanos vêm afirmar que uma das especiarias usadas para fazer o caril pode vir a ser útil aos pacientes.

Uma substância activa presente na raiz do açafrão-da-Índia pode estimular as células do sistema imunitário, os macrófagos, que ajudam a "limpar" as placas formadas no cérebro de quem sofre de Alzheimer. Os cientistas que fizeram o estudo com base em amostras de sangue de pacientes pertencem à Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e afirmam que esta descoberta fornece mais pistas sobre o papel do sistema imunitário nesta doença. Eles admitem também ser possível criar testes sanguíneos que identifiquem os pacientes capazes de responder a esta substância. Milan Fiala, responsável pela equipa, vai mesmo mais longe, colocando a hipótese de, no futuro, depois de muitos estudos laboratoriais, a substância poder ser injectada no organismo.

Estudos anteriores a este haviam já indicado que o açafrão-da-Índia tem propriedades anti-inflamatórias. Experiências em ratinhos de laboratório apontaram para a hipótese de a substância retardar o desenvolvimento de tumores.
Do Jornal de Noticias de 21 Julho 2007.

Sem comentários: