sábado, 21 de julho de 2007

Ataques de coração e água gelada

Os ataques de coração e beber água tépida...

Os Chineses e os Japoneses bebem chá quente com as suas refeições... não água gelada. Talvez seja tempo de adoptarmos os hábitos de bebida deles enquanto comem!

Este artigo aplica-se àqueles que gostam de beber água gelada. Sabe bem, beber um copo de água gelada depois de uma refeição. Contudo, a água gelada vai fazer solidificar as componentes oleosas do que acabaste de comer, isso vai retardar a digestão. Uma vez que esse "gelo" reaja com o ácido, este fracciona-se e será absorvido pelo intestino mais depressa do que os alimentos sólidos. Isto vai lesar o intestino e irá, em pouco tempo, conduzir à gordura e ao cancro. É melhor tomar uma sopa quente ou água tépida depois de uma refeição.

Uma nota importante sobre os ataques de coração: deves saber que nem todos os sintomas de ataque de coração serão uma dor no braço esquerdo. Fica atento, por exemplo, a uma dor intensa no maxilar.

Poderás nunca sentir a primeira dor no peito no decurso de um ataque de coração. Náuseas e suores intensos são também sintomas comuns. 60% das pessoas que tiveram um ataque de coração enquanto dormiram já não se levantaram. A dor no peito, pode acordar-te de um sono profundo. Vamos ser cuidadosos e estar atentos.

NOTA: Este texto de autor desconhecido, foi recebido por e-mail que circula no CVS - Clube Virtual de Seniores. Dentro do mesmo raciocínio é preferível beber vinho tinto, à temperatura ambiente em vez de branco fresco, e de completar a refeição com chá quente ou café em vez de gelado.

2 comentários:

Mentiroso disse...

Isto ERA do conhecimento geral. Todas as pessoas das minhas relações o sabiam e ninguém o fazia. O que está a acontecer presentemente é, nem mais nem menos, o comum que se passa com tudo o resto. Não é motivo de admiração. As pessoas foram embrutecidas com o progresso português, como os políticos corruptos as convenceram, apoiados por jornaleiros nojentos. Mais uma prova da ignorância galopante que se apoderou da população. Que oura coisa poderia ser?

A. João Soares disse...

Caro Mentiroso,
Em vez de desenvolvimento e evolução, tem-se verificado retrocesso que acaba por se evidenciar em todos os aspectos da vida. Há poucos dias, perto do Porto, um jovem com idade para ser pai, resolveu, depois do almoço, tomar banho no mar e... aconteceu o esperado.
Mas a propósito de banho após as refeições, há segredos. No inverno de 1969-70, em Ponta Delgada, conheci um individuo, já de idade, que tomava banho na doca, antes das 09h00, ao meio dia, depois do almoço e depois das 17h00. Um dia antes de ele partir para o banho depois de almoço adverti-o do perigo que corria e ele deu-me uma lição interessante: os acidentes do tipo que eu lhe referia não são devidos a hipotermia mas a hidrocussão. Assisti então à forma como entrava na água: descia as escadas do cais de costas, devagar até a água lhe chegar ao pescoço e então começava a nadar de costas. Ia habituando o corpo lentamente à temperatura da água para evitar a hidrocussão. Trabalhei com ele durante um ano, ele já fazia aquilo há muito tempo e continuou sem ter problemas. Dizia que, tendo o apelido Bulhão Pato, sentia o dever de o honrar!!!
Um abraço