quarta-feira, 18 de julho de 2007

Retrato do Portugal de hoje

«Teremos ainda Portugal?»
(um artigo de D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro)

"O título tem um tom provocatório, mas eu vou justificar. Não digo que esteja para breve o nosso fim de país independente e livre. Mas, pelo andar da carruagem, traduzido em factos e sintomas, a doença é grave e pode levar a uma morte evitável. Aliás, já por aí não falta gente a lamentar a restauração de 1640 e a dizer que é um erro teimarmos numa península ibérica dividida. De igual modo, falar-se de identidade nacional e de valores tradicionais faz rir intelectuais da última hora e políticos de ocasião. O espaço nacional parece tornar-se mais lugar de interesses, que de ideais e compromissos.

Há notícias publicadas a que devemos prestar atenção. Por exemplo: um terço das empresas portuguesas já é pertença de estrangeiros; 60% dos casais do país têm apenas um filho; vão fechar mais cerca de mil escolas ou de mil e trezentas, como dizem outras fontes; nas provas de língua portuguesa dos alunos do básico, os erros de ortografia não contam; o ensino da história pouco interessa, porque o importante é olhar para a frente e não perder tempo com o passado; a natalidade continua a descer e, por este andar, depressa baterá no fundo; não há nem apoios nem estímulos do Estado para quem quer gerar novas vidas, mas não faltam para quem quiser matar vidas já geradas; a família consistente está de passagem e filhos e pais idosos já não são preocupação a ter em conta, porque mais interessa o sucesso profissional; normas e critérios para fazer novas leis têm de vir da Europa caduca, porque dela vem a luz; a emigração continua, porque a vida cá dentro para quem trabalha é cada vez mais difícil; os que estão fora negam-se a mandar divisas, por não acreditarem na segurança das mesmas; os investigadores mais jovens e de mérito reconhecido saem do país e não reentram, porque não vêem futuro aqui; a classe média vai desaparecer, dizem os técnicos da economia e da sociologia, uma vez que o inevitável é haver só ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres; os políticos ocupam-se e divertem-se com coisas de somenos; e já se diz, à boca cheia, que o tempo dos partidos passou, porque, devido às suas contradições, ninguém os toma a sério; a participação cívica do povo é cada vez mais reduzida e mais se manifesta em formas de protesto, porque os seus procuradores oficiais se arvoram, com frequência, em seus donos e donos do país e fazedores de verdades dúbias; programa-se um açaime dourado para os meios de comunicação social; isolam-se as pessoas corajosas e livres, entra-se numa linguagem duvidosa, surgem mais clubes de influência, antecipam-se medidas de satisfação e de benefício pessoal…

Não é assim, porventura, que se acelera a morte do país, quer por asfixia consciente, quer por limitação de horizontes de vida? É verdade que muitos destes problemas e de outros existentes podem dispor de várias leituras a cruzar-se na sua apreciação e solução. Mais uma razão para não serem lidos e equacionados apenas por alguns iluminados, mas que se sujeitem ao diálogo das razões e dos sentimentos, porque tudo isto conta na sua apreciação e procura de resposta.

Há muitos cidadãos normais, famílias normais, jovens normais. Muita gente viva e não contaminada por este ambiente pouco favorável à esperança. Mas terão todos ainda força para resistir e contrariar um processo doentio, de que não se vê remédio nem controle? Preocupa-me ver gente válida, mas desiludida, a cruzar os braços; povo simples a fechar a boca, quando se lhe dá por favor o que lhe pertence por justiça; jovens à deriva e alienados por interesses e emoções de momento, que lhes cortam as asas de um futuro desejável; o anedótico dos cafés e das tertúlias vazias, a sobrepor-se ao tempo da reflexão e da partilha, necessário e urgente, para salvar o essencial e romper caminhos novos indispensáveis. Se o difícil cede o lugar ao impossível e os braços caem, só ficam favorecidos aqueles a quem interessa um povo alienado ao qual basta pão e futebol…

Mas não é o compromisso de todos e a esperança activa que dão alma a um povo?"

D. António Marcelino, Bispo Emérito de Aveiro

NOTA: Este texto merece ser bem ponderado por todos os portugueses, numa data em que surgem tantas vozes mais ou menos indignadas com a profecia de José Saramago de uma eventual integração de Portugal na Ibéria ou na Hispânia. Nós portugueses conscientes, devemos meditar qual o futuro que queremos preparar para os nossos descendentes.

7 comentários:

Amaral disse...

João Soares
A integração na Ibéria ou Hispânia (já defendida por Saramago na "A Jangada de Pedra") não é nova, mas acho que também não é a solução para o país. Andámos à pancada com eles (A padeira de Aljubarrota) e agora queremos ir para a mesma cama? Um engano... o país pode subsistir "per se" se os governantes quiserem.
Quanto à carta de D. António estou plenamente de acordo. O país afunda-se porque os governantes são uns incompetentes. Neste particular acho que a Igreja tem de levantar mais a sua voz e reclamar de justiça.
Abraço

Anónimo disse...

Este artigo do cidadão Sr. António Marcelino, bispo de Aveiro, está muito bem escrito e faz uma análise profunda e contundente da nossa desgraçada situação política. Mas faz-me lembrar Salazar, homem perspicaz em fazer análises políticas mas que não conseguiu levar o barco a bom porto.
Criticar é fácil. Apresentar soluções, meio caminho andado para andar para se progredir, é complicado...
Mas talvez as coisas não sejam assim tão negras. Para começar, podia-se correr desde já com o senhor Mendes do PSD, o maior aliado deste malfadado Governo.
Rua com ele. Já!

A. João Soares disse...

Caros Amaral e De Profundis,
O Iberismo, embora seja defendido pelo ministro das Obras Públicas e por outros que não assumem o passado histórico de Portugal, infelizmente, acabará por surgis de forma subreptícia, pela mão da economia, e devido à integração europeia. Mas, será de esperar que nunca perderemos o nome do nosso País nem uma réstia da soberania.
Quanto ao retrato feito por D. Marcelino, embora não lhe caiba a missão de tonar decisões, é bom que ajude a fazer o diagnóstico, é bom que a Igreja, conhecedora do sentir do povo levante a voz. É bom que deixe de haver papalvos como os campónios de Cabeceiras de basto e do Allandroal que se deixem utilizar como gado para um desfile em local e por motivo que não é deles, que não é do seu interesse primário.
Abraços

Anónimo disse...

...na realidade num pais economicamente dependente do investimento estrangeiro ... poderá ser considerado independente politicamente? ...quando sabemos que cada vez mais o poder politico é um pau mandado do poder economico?...
Saudações
Raio de Trovoada Seca

A. João Soares disse...

Caro Raio,
O mundo está louco. Não e aenas cá. Internacionalmente, há, por um lado, a vontade de criar Uniões de Estados, como a UE, a AFTA, a NAFTA, o Mercosul etc. Por outro há a intenção de criar mais Estados, mesmo que não tenham capacidade da autonomia mínima, como se encontram muitos no Oceano Pacífico.
Como compreender o que significa independência e soberania?
Abraço

Anónimo disse...

Concordo com a opinião do Sr.Bispo ao criticar a politica portuguesa, liberdade e democracia nunca houve realmente.
Discordo com algumas posições. Como por exemplo a necessidade de impor as disciplinas de história às crianças. Defendo um sistema de orientação de estudos, não de imposição. Em Portugal no meu ponto de vista só se faz lavagens cerebrais na escola, porque o que realmente útil se aprende é muito pouco.
O Sr. bispo está descontente porque não estamos numa época governada pela igreja.
O simples facto que dizer que fala pelo seu "rebanho" demonstra as suas intenções.
Hoje em dia as pessoas já se ligaram à ciência e com ela desenvolveram a sua intelegência. Não preciso que ninguem tome decisões por mim, sr.bispo, politicos e restante corja.
nunca vivi em liberdade, vivo numa falsa democracia, sob uma bandeira que nem os meus pais ou avós tiveram oportunidade de escolher (união europeia).
Não ficarei calado, quieto, mas também não seguirei nenhuma organização.
União ibérica? Quero lá saber é tudo a mesma m****, qualquer dia tambem querem a união mundial para pagarmos impostos às N.U. .
A tecnologia evoluiu mas o sistema de participação politica não. Como é possivel?
Se puder fugir aos impostos, fujo.
Não vou pagar impostos para sustentar moradias em Cascais ou etc...
Se o exército espanhol invadir Portugal, por certo que não vão cometer genocidio pelo que não me alisto como um parvo a defender esta m*****. Aos que dizem crise de identidade, pegunto porquê?
Sou um ser humano como os outros o que intressa onde nasci, a minha identidade são os meus ideiais não a terra onde nasci ou vivo.

A. João Soares disse...

A existência de anónimos constitui um mau sinal de falta de liberdade, de ausência de coragem para expor a sua opinião?
Este anónimo, com o seu individualismo extremo faz-me lembrar um slogan pouco feliz do antigo regime que se orgulhava de estarmos«orgulhosamente sós». O homem e também os animais ditos irracionais são seres interactivos, dependentes dos companheiros, vivendo em colectividades, manadas, alcateias, cardumes, etc. Há muita coisas essencial na vida que só pode ser efectivada com a colaboração do grupo. Daí a necessidade de inserção num grupo e de acatar normas indispensáveis para que o grupo funcione. Assim nasceram as Nações que não são criação de intelectuais mas fruto das conveniências dos seus elementos.
Abraço