quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Haja respeito !!!

Não costumo referir-me a pessoas, preferindo focar a atenção em conceitos e em factos que confirmem valores ou lhes sejam lesivos. Mas, embora não seja admirador do Dr. Santana Lopes e tenha criticado muitos factos ligados às suas posições quando PM, é com muito gosto que elogio agora a atitude tomada quando, ontem, estando a ser entrevistado na SIC Notícias, a convite da estação, foi interrompido para ser dada em directo a chegada do avião com um ex-treinador de futebol de um clube inglês. Aquilo que tal canal de TV fez é sumamente incorrecto. É uma falta de respeito para o convidado que deixou a sua vida para ali estar e que se viu postergado por um motivo que não se apresenta com uma urgência ou prioridade que justificassem tal desrespeito por um ex-primeiro-ministro do nosso País.

Não comparo os valores das duas pessoas em causa, nem me pronuncio acerca do interesse comercial do canal perante a audiência e o que isto pode representar em lucros da empresa, mas acho que foi uma inaudita falta de respeito e consideração.

Santana Lopes, ao abandonar o estúdio e não querer retomar a entrevista, agiu com muita dignidade, evidenciando uma personalidade que, infelizmente, não tem sido muito frequente em políticos que, ou engolem todos os sapos para não perderem uns minutos de imagem na TV, ou reagem emotivamente saindo diminuídos perante os cidadãos mais sensatos.

Parabéns, Santana Lopes!

11 comentários:

Amaral disse...

João
Estou de acordo consigo. PSL enquanto PM foi uma quase nulidade(digo quase porque nos tempos que correm... e fico-me por aqui); gosto do Mourinho, embora o ache (por vezes muito arrogante e narcisista); porém interromper uma entrevista (seja com um ex... ou não) sem ser para dar uma notícia-notícia... por amor de Deus.
Acho que PSL fez muito bem.
Abraço

A. João Soares disse...

Concordo com os seus considerandos.
E concordo com a afirmação do PSL quando diz que o País está louco. Perdeu-se qualquer «maneira» de viver em sociedade, de respeito pelos outros, sejam eles quem forem. Onde pára a educação, que agora se denomina civismo?
Abraço

Anónimo disse...

Caro João Soares

Deste insólito episódio tirei duas conclusões:
1ª. - Santana Lopes, M. M. Carrilho e tantos outros, como políticos, "já eram". Se tivessem vergonha andavam na rua de cara tapada em vez de aparecerem na TV. Foi bem feito para o semi-entrevistado.
2ª. - Já não há educação. É muito feio convidar uma pessoa, seja ela quem for, e tratá-la abaixo de cão diante das câmaras.

A. João Soares disse...

Caro De Profundis,
São realmente duas verdades. Quanto à primeira, já estamos habituados à incapacidade de muitos políticos fazerem um «exame de consciência» correcto e sério.
Quanto à segunda, é muito preocupante por representar uma falta de valores éticos da nossa sociedade. O endeusamento do interesse material, dos lucros provenientes de uma maior audiência são colocados acima das mais rudimentares normas de educação.
Mas, infelizmente, não há educação nem há normas, estamos numa sociedade caótica, ao sabor dos estímulos pontuais.
Abraço

Anónimo disse...

Portugal está mal, muito mal.
Se dermos um olhar pela imprensa, veremos corrupção e mais corrupção. Veremos cartas anónimas aqui e ali. É tempo de se assumir a identidade e ter coragem de escorraçar os corruptos. No entanto que país é este que bateu na função pública, nos militares e nos polícias, cria um CPP que facilita o crime, diminui as prisões preventivas. Os crimes investigados e os que correm pelos tribunais nunca são conclusivos, arrastando-se imensuravelmente. Bolas para isto, em que o Mourinho com rebeldia parece preencher os horizontes dos negativistas portugueses.
Santana não admite concorrência, nem que se misturem as coisas.
Acho bem, pois as televisões dão-nos sempre a mesma sopa, seguida da mesma marmelada.
Curiosamente esta atitude do Pedro é notícia e comentada em todo o lado.Por outro lado o PSD chafurda em mais do mesmo que sabemos existir nas campanhas eleitorais.
São aromas de Portugal, infelizmente.
Abraço caro João Soares

CORCUNDA disse...

Concordo plenamente. Apesar de não comungar com os ideais políticos do mesmo, reconheço que em termos políticos quase sempre se pautou por uma atitude honesta e correcta.
Neste particular aplaudo também a sua atitude. Afinal de contas o "enfant terrible" ainda é ele!
Abraço do Corcunda.

Anónimo disse...

Ó Corcunda....acho que aqui não está em causa a cor política.O Santana é um político de um quadrante diferente dos outros? Não senta o rabo na mesma Assembleia do Povo? Povo que tresandas... Ó Corcunda vou pastar para outro lado. Vou em busca do vermelho. Tenho aqui uma foice e um martelo, vou dar-lhe uso.

Por uma democracia real. Viva o Carvalhas.
Viva a URSS e Cuba, sem esquecer o nosso grande e sério Chavez

A. João Soares disse...

Caros M Relvas, Corcunda e Sylvio,
Parece que estamos de acordo que o caso não se relaciona com a cor política de Santana. Trata-se de falta de respeito por um convidado que é posto de lado por que alguém bateu à porta. E esse alguém poderá de momento ter mais interesse para captar audiências. O vil metal sobrepõe-se a todos os valores de ética e de civismo.
Será que isto só se resolve à martelada, à machadada, à foiçada, a tiro? Gostava de imaginar uma evolução mais pacífica, mas não muito demorada!
Abraços

Anónimo disse...

Aprecio bastante a sua forma de escrever! Não tenho grandes palavras para descrever!
Também tenho um blog que dá pelo o nome de: http://sabedoriasabia.blogspot.com
Cumprimentos*

Kalinka disse...

OLÁ
hoje venho pedir-te desculpas, pois há algum tempo que não visitava este belo espaço; não tenho estado bem; há sempre um motivo meu Amigo, deves saber que adoro estar neste Mundo de blogs, só mesmo não podendo é que me afasto; hoje consegui uma aberta e cá estou.
Cheguei à letra F - Como não tenho tido tempo para me dedicar ao blog, (nem à visita aos vossos blogues...) como eu gostaria, devido a vários problemas tanto da minha saúde, como da saúde de familiares meus, esta letra teve tempo para ser muito pesquisada e pensada, então, existem muitas palavras iniciadas pela letra F, que gostaria de fazer referência, daí que vou dividir a letra F em 2 posts, só num ficaria demasiado longo. F de FOFOCA - você sabia que…??? esta expressão antecede quase sempre uma.

QUANTO AO POST - 1000% DE ACORDO.
PSL FEZ MUITÍSSIMO BEM, eu no seu lugar faria o mesmo.

Abraços.

A. João Soares disse...

Kalinka,
Obrigado pela visita. Desejo uma rápida recuperação da saúde. Quanto ao PSL, tomou a posição devida, ao contrário de outros que engolem qualquer sapo.
Abraço