sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Sinais positivos

Embora já aqui tivesse surgido um comentário a insinuar que só se diz mal, a verdade é que não se cultiva a maledicência nem se fazem ataques pessoais. Referem-se casos que não deviam existir, antes deviam ser evitados ou corrigidos. Da existência de tais casos não temos a mínima culpa e, ao referi-los, usa-se um estilo didáctico e, sempre que possível, sugerem-se pistas para melhor actuação.

Uma boa crítica deixa sempre uma seta para a solução que pareça ser a melhor, embora possa haver mil opiniões diferentes sobre o mesmo assunto.

Neste momento, é justo que, das notícias de hoje se retirem dois casos positivos, para os enfatizar, por poderem servir de estimulo a outros agentes económicos.

1. A jovem marca de calçado portuguesa Goldmud, da empresa Whywhe, foi distinguida com o prémio "Revelação", em Milão, onde decorre, desde ontem e até amanhã, a maior feira de calçado do Mundo.

A representação portuguesa nesta feira é formada por 85 empresas e é a segunda maior do certame, que reúne mais de 1600 empresas do sector de calçado de todo o Mundo.

O prémio "Revelação" foi a grande novidade desta edição e visa "destacar o facto de terem sido criadas, desde o início do ano passado, mais de 60 novas marcas de calçado em Portugal".

2. Quanto aos têxteis, as exportações portuguesas confirmaram, em Junho, a tendência de crescimento desde o início deste ano, com o semestre a encerrar com um aumento global de 1,1%. Em comunicado, e tendo por base os últimos dados do INE, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) refere que as vendas de artigos têxteis e vestuário ao exterior somaram até àquele mês perto de 2 128 milhões de euros.

Porém, estes dados, embora animadores não são para embandeirar em arco, porque ainda não cobrem as importações do sector que registaram uma evolução positiva de 4,2% até Junho, com destaque para o vestuário de malha, com 13,4% e de tecido com 6,8% de aumento. Mas, embora seja um sinal débil, poderá ser o inicio de uma recuperação sustentada.

Oxalá os nossos empresários se entusiasmem na inovação e na revelação e aumentem o seu volume de negócios, do qual obterão mais lucro, haverá mais benefício para trabalhadores e fornecedores, pagarão mais impostos e, em resultado do aumento do poder de compra, irão consumir mais e dinamizar o comércio e outras indústrias. O enriquecimento do País depende dos êxitos de cada um e «todos não seremos demais para tornar maior Portugal».

5 comentários:

Maria Faia disse...

Olá Amigo João Soares,

Vivemos num pequeno país que ainda dá os primeiros passos em vida livre e liberta. Por isso, e porque passámos tantos anos amordaçados, é justo e bom que possamos criticar quando entendemos que o devemos fazer. Mas, a verdade é que, todos os dias, também acontecem coisas boas neste pequeno país.
Afinal, não somos assim tão diferentes do resto do mundo. Aliás, em matéria de liberdade, penso que "damos cartas" a muitos que se julgam donos dela, como seja o caso dos "tios Sam´s".

Cordialmente,
Bom Fim de Semana

Maria Faia

A. João Soares disse...

Cara Maria Faia,
Obrigado pelo comentário
Bom fim de semana,
Um abraço

A. João Soares disse...

Usando da habitual intenção de isenção e independência, devo introduzir alguma moderação no optimismo que este post pode originar. Com efeito, o índice PSI20 da Bolsa de Valores de Lisboa caiu 11,16% nos últimos 60 dias e, na imprensa de hoje, foram publicados os seguintes dois artigos
Portugal perdeu 40% da frota de pesca
Exportação de calçado para os EUA cai 30 %

Anónimo disse...

Infelizmente as coisas positivas têm pouca visibilidade nos OCS.
Também é verdade que, o país precisa de coisas positivas, senão vai ao fundo... mais ainda!
Mas porque se bate sempre no tio Sam, nos americanos e não nos russos?Será que a Tchetchénia está uma maravilha?Será que lá há direitos humanos? E na China?E na Coreia do Norte?E em Cuba? E na maioria dos países africanos?Será td obra dos americanos?O governo de Portugal também é das responsabilidade dos USA? E o Lula dos mensalões também culpa dos states?

O mundo está em transformação. Merece uma reflexão. A corrupção generaliza-se e o poder das empresas é que manda! As grandes empressas mundiais, o petróleo, a droga, os medicamentos, etc, entre eles comandam isto td!A política nos dias de hoje "é tudo menos servir o povo".

Este blogue tem sido coerente e sem insultar ninguém vai chamando a atenção para muitos dos problemas civilizacionais, nacionais e internacionais.

Um abraço

A. João Soares disse...

Caro Aromas de Portugal,
Os States, com os seus defeitos e virtudes, ainda são uma mola importante no esforço de desenvolvimento tecnológico do mundo.
Quanto ao poder das grandes empresas, é lógico que elas procurem aumentar a sua facturação e os seus lucros, independentemente do regime dos países em que se encontrem. Mas cabe aos políticos condicionar o seu funcionamento, dentro de limites razoáveis. O mal é que os políticos, vencidos pela tentação da corrupção e da ambição imoral, submetem-se aos empresários à espera da respectiva compensação e«que inclui o emprego no fim da vida. Olhe onde estão anichados os nossos antigos governantes!!!
O mal do mundo está na falta de civismo dos políticos. Vale a pena ler o post Ninguém está acima da lei, que mostra que há países que não perdoam a corrupção dos políticos.
Um abraço e bom fim de semana
AJS