domingo, 18 de novembro de 2007

Governantes abusam do erário

Em 14 do corrente, o jornalista Manuel António Pina referiu na última página do DN um mau uso dos dinheiros públicos.

Mão amiga trouxe-me o recorte do artigo com o título «parabéns portugueses» de que extraio algumas linhas, por serem interessantes no sentido de comprovarem, mais uma vez, o desrespeito, despudor e ausência de escrúpulos dos políticos em relação aos dinheiros que nos são sacados através de crescentes impostos.

Diz que o Ministério da Justiça «comprou cinco limusinas de luxo, uma para o ministro, duas para os secretários de Estado, outra para o presidente do Instituto de Gestão Financeira e de Infra-Estruturas da Justiça (mais que justificadamente, pois esta só já tinha uns velhíssimo Audi A6 e Peugeot 404 de 2003) e mais uma para a secretaria-geral».

Refere também outra notícia que lhe «dava conta de que o OE gastará, em 2008, 3,4 milhões de euros (mais 15,4% do que este ano) com viagens de deputados». E cita mais aspectos interessantes que não transcrevo, para não perder mais tempo a digitar, porque o tempo é dinheiro e este é muito pouco para os impostos!

Temos que pagar a crise para eles se gaudiarem.

Mas, pensando melhor, talvez isto não passe de más línguas. Não se pode exigir que a secretaria-geral do Ministério, os secretários de Estado e o Ministro se desloquem em carros tão velhos e de fraca potência como os agentes da polícia e da GNR, nem tão obsoletos como as viaturas blindadas Chaimites e as espingarda automáticas G3 do Exército. Estes que apertem o cinto e se conformem com as fracas performances no cumprimento das suas missões!!!

Temos que compreender (!) que, para haver justiça, legal e social, neste pobre País, temos que reverenciar um ministro que se sinta feliz e ufano da sua posição. E, para ser feliz, o Sr. Alberto precisa imperiosamente de luxos básicos, coerentes com a sua condição de ex-colonialista de Macau, onde foi brilhante (!) e impoluto (1), de elemento influente do denominado grupo de Macau, de ex-MAI onde ficou célebre com o espectáculo dos «secos e molhados» e com a frase «esta não é a minha polícia», e, agora, de ministro da Justiça onde se fez notar com a guerra às férias judiciais, do fecho de tribunais no interior do País, da despenalização de «pequenos» crimes, do novo, brilhante (!) e incontroverso (!) Código do Processo Penal e, também, da nomeação da assessora Susana Dutra de quem os jornais muito falaram sem pretenderem beliscar a honorabilidade da licenciada, pois o alvo era o despudor de seu pai.

Teve o referido Sr. a «coragem» de garantir publicamente que não existem escutas telefónicas ilegais, como se alguém possa ser tão genial ao ponto de dar garantias credíveis de que, em qualquer sector da vida nacional, não existam acções ilegais! Os próprios tribunais só tomam conhecimento de ilegalidades muito após a sua ocorrência e desde que haja denúncia, queixa ou rumor público.

A sua obstinação na «reforma» jurídica ficou bem patente quando, há dias, disse que a sua política irá para a frente, mesmo que a oposição tenha opinião adversa!

Quanto às limusinas de luxo, ficou bem patente que o Sr. Alberto tem absoluta necessidade de sinais exteriores de valor intelectual e cultural, neste caso, constituídos por boas máquinas de quatro rodas de topo de gama obtidas à custa dos pagadores de impostos cujo cintos já têm falta de mais furos para apertar, dado que a grave crise criada e alimentada por tais políticos sem escrúpulos cuja vaidade os impede de ver à frente do nariz, os deixou na miséria e quase sem estômago.

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro AJS,

compraram as "limusinas", porque as outras tinham muitos anos (3 ou 4)e como temos que combater o défice...

Olha para o que eu digo, não para o que eu faço.

Esse senhor destruiu as polícias no tempo do homem do diálogo e foi convidado para arruinar a justiça, o pouco que ela ainda tinha de pé.

"Está a fazer um bom trabalho"...

Um abraço amigo

A. João Soares disse...

Caro Mário Relvas,
Realmente, da forma como tudo está a passar-se, na Justiça, na Saúde, na Educação, nas Obras Públicas, na Economia, na Administração Interna, etc. parece que está tudo a seguir uma directriz estratégica bem definida.
Quando haverá mudanças de ministros?
Um abraço

Amaral disse...

João
Aquele nosso encontro em Viseu foi profícuo em trocas de ideias. Esta foi uma das que surgiu na conversa. É lamentável que os políticos peçam sacrifícios aos portugueses e depois de dêem a estes luxos despesistas.
Sempre, sempre a máxima "que bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz e não faças o que ele faz".
Será que os nossos governantes não têm vergonha? Será que pousam a cabeça no travesseiro e podem dormir descansados?
Haja decoro...
Abraço

(P.s. Espero que não me caia nada em cima e me provoque um hematoma)

A. João Soares disse...

Amaral,
Parece que é realmente verdade que os políticos são o piorio da sociedade. São os indivíduos que não sabem fazer nada de útil e que não possuem capacidade de sobreviverem na competição por um lugar ao sol numa qualquer profissão, mas têm um padrinho que os apoia a entrar na carreira política como assessores, depois vem a eleição para deputados, e a partir daí já se desenvencilham, conseguindo lugares mais ou menos vitalícios ou na política ou numa empresa estatal com base na corrupção, pagamento de favores, de cunhas. Mesmo a licenciatura, que em devido tempo não foi conseguida, acaba por estar no papo. Todos conhecemos casos concretos.
Depois aparecem os casos chocantes do abuso dos dinheiros públicos para alimento de vaidades.
A propósito do hematoma, não foi por acaso que na minha nota à sua poesia me referi ao caso do seu colega Charrua. Foi uma reflexão que vinha a propósito!
Abraço