segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

Exemplo para os nossos governantes

O ministro do Interior da Croácia, Ivika Kirin, demitiu-se no sábado, depois de terem sido publicadas fotos comprometedoras. Trata-se de fotos de caça em que está próximo do general na reserva Mladen Markac junto de um javali abatido. O general, de 52 anos, é acusado da matança de dezenas de sérvios em 1995 e o seu regresso à Holanda tinha sido ordenado pelo tribunal de crimes de guerra da ONU, por violação das condições para a sua libertação, em 2004, enquanto aguarda julgamento por assassínio, actos desumanos e tratamentos cruéis. Na sequência destas fotos, foi detido no sábado na sua residência em Zagreb e encontra-se preso, segundo disse o porta-voz da Polícia, Krunoslav Borovec.

O Ministério de Ivika Kirin é o responsável por controlar as movimentações de Markac, a quem tinha sido determinado que não poderia deixar Zagreb sem autorização, pelo que o ministro ficou em falso e apresentou desculpas pelo incidente em carta enviada ao primeiro-ministro, Ivo Sanader.

Entre nós há, casos que fragilizam a imagem de governantes mas estes não tomam atitudes como esta (excepção a Jorge Coelho, António Vitorino e pouco mais). Fala-se sempre em responsabilidade política, mas ninguém sabe exactamente o que isso significa por que nada se torna visível. Nem sequer foram vistos os camelos do deserto da margem Sul do Tejo!

8 comentários:

Amaral disse...

João
Passei não para comentar este post, mas para lhe deixar uma mensagem de incentivo, para que continue o seu bom trabalho blogsferiano no proximo ano.
Desejo-lhe, ainda, um Ano de 2008 cheio de coisas boas com muita saúde.
Um Abraço Amigo

A. João Soares disse...

Amaral,
Agradeço as suas palavras em intencionadas. Retribuo os votos, desejando para si e os seus familiares o que mais desejarem.
Que seja um 2008 muito melhor do que o 2007
Abraço de Amizade

Maria Faia disse...

Estimado Amigo João Soares,

Hoje não me apetece mesmo falar de política, embora os bons exemplos constituam uma riqueza inestimável, em que muitos, senão todos nós, deveriam poisar o olhar... e a mente.
Hoje, venho felicitar um amigo pelo excelente trabalho com que nos tem brindado e, desejar-lhe um Ano Novo repleto das maiores realizações e sucessos, com muita saúde, paz e alegria.

Um abraço amigo,
Maria Faia

Paula Raposo disse...

Parece-me que por aqui, neste país à beira mar plantado, as consciências política e cívica existem muito pouco e são mesmo uma raridade! Renovo os meus desejos de tudo de bom para ti, neste ano que está prestes a começar. Beijos.

A. João Soares disse...

Maria Faia,
Bem haja pelas palavras simpáticas. O adjectivo excelente é exagerado e constitui um fardo pesado para passar a ser o mais possível merecedor dele.
Veremos o que 2008 nos traz.
Desejo que o Novo Ano seja para si repleto de tudo o que mais deseja.
Abraço de muita amizade
João

A. João Soares disse...

Amiga Paula,
Concordo contigo. Mas temos que ser todos nós a reflectirmos naquilo que mais desejamos dos nossos representantes, delegados, para exigir deles o máximo rigor no cumprimento do mandato. Se não os pressionarmos, eles continuarão a governar-se em vez de nos governarem.
Abração com os melhores votos
João

ANTONIO DELGADO disse...

Amigo A. João Soares,

Venho acima de tudo para desejar um excelente ano de 2008 e que o magnífico trabalho desenvolvido por este espaço de referência continue com a mesma luz e clarividência para bem de todos aqueles que ousam pensar em contra corrente. Deixo-lhe também um abraço forte fraterno e solidário.
António Delgado

A. João Soares disse...

António Delgado, Bem haja pelas suas palavras. Só procuro escrever o resultado das minhas reflexões sobre notícias que me impressionam de uma forma ou de outra. Nem sempre são contra a corrente, pois por vezes elogio os governantes, quando encontro motivos para isso. É certo que raramente eles fazem algo de excepcionalmente positivo, por o compromisso que assumiram para com o povo que representam e que juraram servir com lealdade é muito exigente e vasto.
Abraço com os melhores votos
A.João Soares