sábado, 15 de dezembro de 2007

Você pode estar a ser observado pelo Mundo

Segundo o semanário «Expresso» citado pelo JN você pode estar a ser filmado neste momento e a sua imagem pode estar a ser transmitida na Internet e observada por todo o mundo. Convém estar alertado. Existem cada vez mais câmaras ilegais instaladas em sítios públicos em Portugal que colocam as imagens captadas.

A Comissão Nacional de Protecção de Dados (CNPD)b já está atenta e a adoptar os procedimentos necessários para travar estes casos ilegais que atentam contra os direitos de imagem e privacidade dos cidadãos.

Embora se desconheça a amplitude deste ilícito, já se sabe de alguns casos. O bar Dromedário, afamada casa nocturna do Algarve, situado em Sagres; a esplanada Lazulibar, localizada na Praia da Luz, o Parque de Santa Catarina, no centro do Funchal.

Segundo a CNPD, estas câmaras não podem ser consideradas câmaras de videovigilância, já que essas, por lei, cumprem um outro fim o de vigiar, exclusivamente, pela segurança de pessoas e bens, sendo que as imagens devem permanecer num circuito fechada e devem ainda ser guardadas ao longo de um mês e os seus conteúdos apenas podem ser visionados em casos de investigação criminal.

4 comentários:

ANTONIO DELGADO disse...

Viva amigo A. João Soares,

de facto a tecnologia em más mãos é um perigoso instrumento. Sei pelos jornais que há muita gente que ganha dinheiro com este tipo de actividades e nalguns casos são cadeias de televisão que estão por detras. Nos Estados Unidos, já foram incriminadas algumas entidades precisamente pelo mesmo motivo. Este tipo de coisas pode-se associar a quem queira entre outras coisas, a assassinar e vigiar pessoas à distancia e assim cometer o crime. Parece que a onda de crimes " os nocturnos" terão alguma coisa a haver com isto...nos Estados Unidos. Este tema das imagens é um fenómenos sobre o qual estou atento mas devido à imagem e à excessiva iconização do mundo .
Um forte e fraterno abraço e bom fim de semana.
António

A. João Soares disse...

Caro António Delgado,
O problema reside realmente nas más mãos. Com as tecnologias modernas estamos realmente a ser seguidos passo a passo e um qualquer funcionário mal formado pode utilizar no pior sentido a informação a que tem acesso. Não me surpreendem as notícias de na actual onda de crimes da noite poderem estar implicados agentes da GNR, da PSP, dos Comandos, etc. São indivíduos com um conhecimento profundo da forma como os criminosos actuam, e da forma como as forças policiais reagem, o que lhes permite passar pelos intervalos da ordem.
Já viu quanto pode ganhar um detective quando sabe que uma mulher engana o marido ou vice-versa? Ou um «terrorista» que se encontra com A ou B.
O big Brother do livro «1984» de George Orwell, deixou de ser uma ficção para ser uma profecia e, hoje, uma realidade.
Isto prova que por pior que imaginemos o futuro, ele será sempre pior!!!
Um abraço
Um abraço

Amaral disse...

João
Realmente as novas tecnologias têm os seu lado negro e, se usadas por mãos desonestas, podem trazer dissabores, Nalguns casos justifica-se.
Bom domingo
Abraço

A. João Soares disse...

Amaral,
É um assunto que coloca em relevo os inconvenientes da ausência de valores éticos. As tecnologias são sempre bem vindas. Como seria hoje a vida das pessoas se não tivesse sido inventada a roda e a alavanca?
O uso que dela se faz é que depende muito do civismo, respeito pelos direitos e liberdades dos outros. Um simples garfo pode causar graves ferimentos a outros, mas ele existe e é útil para comer. Os políticos que agora querem proibir os militares de terem em casa a sua espada, símbolo da sua graduação, preocupam-se com ninharias que não resolvem nada, e não tardará que proibam nos restaurantes o uso do garfo e da faca, perigosas armas nas mãos de criminosos violentos!!!
Ensine-se civismo, dêem-se exemplos de respeito pelos outros, coisa que os políticos não fazem. Dão maus exemplos permanentes, de egoísmo, vaidade, ambição materialista, etc.
Abraço de amizade