segunda-feira, 19 de maio de 2008

Myanmar, China e a ONU

Em Myanmar (ex-Birmânia), depois do ciclone que fez imensas destruições e vitimou milhares de seres humanos, continuam a morrer diariamente centenas de pessoas principalmente crianças, porque a junta militar não permite o acesso de auxílio internacional. Uma tragédia indescritível, um povo inteiro à mercê de generais sem rosto, mandantes que não hesitam em atirar sobre monges pacíficos e de manter prisioneira Daw Aung San Suu Kyi, a eleita para governar o País nas eleições de Maio de 1990, por 75% dos votos.

O chefe da junta só passados muitos dias visitou os locais afectados pela tempestade, mas entretanto tinha mandado distribuir material de socorro recebido do estrangeiro, depois de colocar na embalagem a etiqueta da junta.

Pelo contrário, a China de que muita gente não gosta, mas que, após a era de Mao, tem orientado a sua acção em benefício das populações, de forma progressiva e persistente, deu agora, todo o apoio às pessoas lesadas pelo grande sismo, abriu o acesso a todo o apoio que veio do estrangeiro, deu liberdade de circulação a jornalistas de todo o mundo e, curiosamente, recebeu auxílio de Taiwan, apesar do diferendo existente.

Perante esta atitude ditatorial desumana e aberrante da junta de Myanmar, pergunta-se qual é o papel da ONU? O que entendem por direito de ingerência em defesa dos direitos humanos? Que significado dão aos objectivos constantes na Carta das Nações Unidas, de entre os quais, cito os seguintes: Manter a paz mundial; Proteger os Direitos Humanos; Promover o desenvolvimento económico e social das nações; Reforçar os laços entre todos os estados soberanos.

De que esperam os países mais representativos, como os Estados Unidos, a Grã-Bretanha, Moscovo e a China para chamarem á ordem essa junta que mancha o bom nome que devem ter os representantes dos Estados normais. Aqueles que intervieram no Afeganistão, nos Balcãs, no Iraque, de que estão à espera para normalizarem a vida dos birmaneses? Qual é o papel do Conselho de Segurança?

Para avivar a memória, transcreve-se o seguinte apontamento retirado da Wikipedia:
A Organização das Nações Unidas (ONU) foi fundada oficialmente a 24 de Outubro de 1945 em São Francisco, Califórnia, por 51 países, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial. A primeira Assembleia Geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque.

A precursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança". Em 2006 a ONU tem representação de 192 Estados-Membros - cada um dos países soberanos internacionalmente reconhecidos, excepto a Santa Sé, que tem qualidade de observadora, e países sem reconhecimento pleno (como Taiwan, que é território reclamado pela China, mas de reconhecimento soberano por outros países).
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

6 comentários:

Jorge P. Guedes disse...

ESTIMADO AMIGO A. João:

De total acordo quanto aos assassinos de Myanmar, não posso dizer o mesmo em relação à China.
Não que tenham errado agora, na defesa das populações e abrindo um pouco o país ao estrangeiro (os J.O Estão à porta!), mas sim no que respeita ao que têm feito desde a abertura ao ocidente e a uma política económica mais ocidental e capitalista.
O trabalho infantil corrente e a exploração dos operários das fábricas é que têm proporcionado um crescimento económico absolutamente inusual.
O respeito pelos direitos humanos na China são apenas palavras e a vergonha da repressão contra os monges tibetanos, com soldados chineses que vestem túnicas dos monges para com eles se misturarem e melhor caça lhes darem, é bem uma prova do que é o exercício do poder na actual China.

Um abraço para si, estimado amigo A. João.
Jorge P.G.

A. João Soares disse...

Caro Amigo Jorge,
Creia que não discordo daquilo que diz acerca dos chineses e dos direitos humanos. Tenho a impressão de que as violências contra as pessoas é uma tradição de velhas datas, e que agora estão a amenizar, mas com muita lentidão.
Quando ocorreu a implosão da União Soviética, receei que as populações da China tomassem o freio nos dentes e explodissem por todo o lado. Mas houve bom senso da parte dos governantes e conseguiram progredir na ocidentalização, como diz, mas quanto às condições de vida, as melhorias estão a avançar muito devagar, principalmente nas regiões mais agrícolas e menos desenvolvidas.
Este meu post pretende mais do que salientar as diferenças entre os dois casos de tragédia, pôr em destaque a falta de autoridade internacional e a incapacidade da ONU para resolver problemas que necessitam da sua intervenção.
Um abraço, de amizade
A. João Soares

Anónimo disse...

Caro João Soares

O que se passa em Myanmar é paradigmático. Porque, nestas coisas de poder, o que interessa é tudo fazer para o consolidar e reforçar.
Nos Estados mais democráticos, os interesses dos cidadãos só são tidos em conta na justa medida em que eles possam contribuir para ganhar votos. Nas ditaduras, investe-se na repressão, o que fica muito mais barato.
Aqui em Portugal, nesta ditadura mal disfarçada, não se fecham as fronteiras, aconteça o que acontecer, para que ninguém veja o que verdadeiramente cá se passa, como em Myanmar. Mas mente-se descaradamente. O que não fica muito longe. No mínimo, o princípio é o mesmo...

A. João Soares disse...

Caro De Profundis,
Confirma-se aquilo que li em tempos idos que o poder é uma droga viciadora que é difícil abandonar. Ataca principalmente os que possuem uma débil formação cívica e moral que os leva a sobrepor as ambições pessoais acima de tudo e de todos.
Tudo fazem para o obter e, pois de o terem, evitam por todos os meios perdê-lo e abusam dele de todas as maneiras. Perdem o pouco pudor que tivessem e gostam de ostentar a sua força, chegando ao ponto de infringir as leis que eles próprios criaram para oprimir os outros mas a que se consideram imunes.
Na Birmânia o fenómeno do poder mal interpretado está a ser um escândalo, mas na Comunidade Internacional, a ineficácia para intervir contra tais ditadores desumanos, não o é menos. Para que serve a ONU?
Abraço
A. João Soares

Zé do Cão disse...

Lá fazem-se e tapam para que não se veja.
Na nossa terra é mais democratico.
Faz-se, e fingem que desejam que sde veja.

A. João Soares disse...

Zé do Cão,
A nossa é uma ditadura a prazo mascarada de democracia, levada a cabo por amadores, aprendizes de feiticeiro, que querem aparecer na TV sem darem conta de que muitas vezes seria preferível fechar a boca com uma fatia de pão de ló para evitar dizerem coisas que são pouco abonatórias. Quando abrem a boca, ou entra mosca ou sai asneira!!!
Abraço
A. João Soares