quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Batalha de Aljubarrota

Completam-se amanhã 623 anos sobre o importante acontecimento que marcou as relações entre Portugal e Espanha e a segunda dinastia, a de Avis. Para não deixar aqui um documento extenso, limito-me à introdução do texto muito fundamentado da Wikipedia. Para o abrir basta fazer clique aqui:

Batalha de Aljubarrota

A Batalha de Aljubarrota decorreu no final da tarde de 14 de Agosto de 1385, entre tropas portuguesas comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano de D. Juan I de Castela.

A batalha deu-se no campo de S. Jorge, nas imediações da vila de Aljubarrota, entre as localidades de Leiria e Alcobaça no centro de Portugal.

O resultado foi uma derrota definitiva dos castelhanos e o fim da crise de 1383-1385, e a consolidação de D. João I como rei de Portugal, o primeiro da dinastia de Avis.

A paz com Castela só veio a estabelecer-se em 1411.

6 comentários:

Cadinho RoCo disse...

Data importante e que deve ser celebrada lembrada.
Cadinho RoCo

A. João Soares disse...

Caro Cadinho Roco,
Sem dúvida que, apesar do desconhecimento muito generalizado da nossa história, esta data constitui um marco muito importante do passado português. Não quero dizer que devamos virar as costas à Espanha. Os tempos são outros, mas o nosso passado não pode nem deve ser apagado. Os heróis dessa época contribuíram muito para tornar Portugal um dos mais importantes da Europa, o que infelizmente durou poucos séculos.
Um abraço
João

Anónimo disse...

Uma data que está escrita a letras d'Ouro e Sangue pelos nossos ancestrais. A História de Portugal nao pode ser apagada. As relaçoes politico-económicas entre estes dois povos da Península Ibérica e da UE, nao pode pôr em causa a soberania nacional!!!

Pata Negra disse...

Aqui há uns dois anos fui procurar o campo da batalha a Aljubarrota, dei voltas e mais voltas e dei comigo em S.Jorge, bem perto da Batalha. Desde miúdo que passava ali, na Nacional1, agora IC2, e nunca me apercebera que o campo dos manuais de História, tinha passado tantas vezes ao meu lado sem nunca ter dito:
- Olá! Estou aqui!
Mas quando o pisei senti-me mais guerreiro do que turista! Porra! Estou farto da paz com Castela! Guerra à Espanha! Vamos reconquistar Olivença! Não sou padeiro mas tenho uma máquina de fazer pão que comprei na Worten! Mando-lhes com ela acima!
Cavacos me mordam se nos próximos votos não escolheremos um Varapau capaz de declarar guerra! Estamos fartos da paz!
Um abraço pacífico

A. João Soares disse...

Neste momento tenho de tratar com toda a reverência Sua Majestade o Rei dos Leitões.
Já não passo há muito em S. Jorge e gostaria que lá continuasse a bilha com água numa reentrância da capela.
Com o decorrer dos tempos, tudo vai mudando. Hoje a guerra com Castela é outra, é económica, e essa está ganha pelos espanhóis. Fomos maiores durante os descobrimentos, mas desde que mandámos os judeus para a Holanda começamos a ter dificuldades no mundo que tínhamos descoberto e o declínio começou a ser acelerado. Nas últimas décadas eles têm tido um Rei esclarecido que tem toado as medidas mais adequadas ao enriquecimento do País, isto é ao bem estar da população, com tal êxito que hoje Espanha é um dos grandes Estados Europeus enquanto Portugal se encaminha para o último lugar. Questões de regime, e de impreparação dos governantes que temos escolhido.
Abraço
João

Anónimo disse...

TEXTOS DIGNOS DO PROF. J. HERMANO SARAIVA, COM UM TOQUE A LEMBRAR O PROF. ADRIANO MOREIRA. VALE A PENA TER MUITOS GIGAS. SORRISOS E ABRACOS