domingo, 17 de agosto de 2008

Bombeiros pirómanos

A notícia «Bombeiro detido por suspeita de fogo posto» no Público de hoje, embora pareça estranha, não se refere a caso tão raro como se possa pensar. O texto é o seguinte:

«Um bombeiro pertencente aos voluntários de Marvão (Portalegre) foi ontem detido por suspeita de ter ateado um incêndio, ontem de madrugada, no Parque Natural da Serra de São Mamede, disse à agência noticiosa Lusa fonte policial. "O autor já confessou o crime e encontra-se no posto da GNR de Marvão para ser posteriormente entregue à Polícia Judiciária", revelou a fonte da GNR.

«Contactado pela Lusa, o comandante dos Bombeiros de Marvão, João Crespo, disse desconhecer a detenção, apesar de saber que tinha prestar declarações. João Crespo salientou tratar-se de um homem "pacato, humilde e trabalhador".

Há pouco mais de quinze anos, encontrava-me numa situação que me permitia contactos quase diários com um comandante de bombeiros por quem criei muita admiração. Perante uma notícia como esta, fiquei a pensar que muitos bombeiros poderiam ter ido para esta actividade por terem prazer em ver fogos e que, quando estes rareassem, as saudades (tipo ressaca) os levassem a atear um. Ser pirómano é uma tara como a toxicodependência ou outra. E perguntei ao comandante se, na admissão de bombeiros, eram feitos exames de índole psicológica para detectar pirómanos. A resposta foi pronta e espontânea. «Temos tantas necessidades e hão pouca oferta que acolhemos todos os que apareçam». Isto explica muita coisa e mostra quanto amadorismo existe em actividades de tão grande importância e sensibilidade.

3 comentários:

Zé do Cão disse...

Meu caro amigo A. J. Soares.
Infelizmente todos os anos ocorrem casos destes. Ainda estou lembrado daquele horror passado com os Bombeiros de Águeda, onde morrem tantos colegas do incendiário.
Será para dar um ar de movimento à casa, que estes "desgraçados" fazem isto?

Com amizade um abraço

A. João Soares disse...

Caro Zé do Cão,
Quem sou eu para lhe dar uma resposta? Penso que cada caso tem as suas explicações. Mas inclino-me para a tara «piromania», que como a droga e o álcool, cria situações de carência, a ressaca, que leva o maníaco a fazer das suas, neste caso, provocar aquele incêndio que ele delira ver.
Pode haver os que provocam incêndios por interesse. É um problema muito complexo.
Mas o ponto que considero importante é que os bombeiros não podem ser pirómanos e, para isso, é preciso que o acto da admissão seja precedido de um exame psicológico para detectar sinais dessa mania.
Um abraço
João

Anónimo disse...

Caros,
esta fez-me lembrar os polícias que acompanham as penhoras e têm o seu ordenado penhorado, por incumprimento de pagamentos, por passagem de cheques sem cobertura e tantas outras marrequices que, no passado, eram sinónimo de expulsão e condenação na Justiça.
Os testes psicotécnicos são muito importantes, mas não totalmente eficazes. Além disso, a evolução da vida e da sociedade, altera hábitos de comportamento.
Apenas mais um pirómano a incendiar o país. "Há quem seja pago" para fazer o mesmo de uma forma mais abrangente e intimidatória...
Basta ver as notícias que nos chegam da actividade política mundana!
Saudações