quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Justiça, segurança, insuficiente

Tentei colocar aqui os links de alguns posts publicados neste blog acerca do tema Justiça, mas deparei com mais de vinte, pelo que sugiro aos interessados que façam o pedido de pesquisa, na parte esquerda da barra do blog.

Não vou, por isso, abordar o que já aqui foi publicado mas, apenas, as notícias alarmantes vindas a público nos dias mais recentes que dão um panorama muito preocupante da situação a que os cidadãos estão sujeitos, quanto à falta de segurança, à sensação de pouca eficiência da Justiça e à bagunça a que muitos já acham que é preciso pôr cobro com os próprios meios.

Vejamos então estes títulos: «Disparos voltam à Quinta do Mocho e impõem o silêncio», «Um morto e cinco feridos em tiroteio», na Quinta do Mocho em Loures, «PSP reforça presença no mercado semanal» em Viseu, em consequência de violentos confrontos entre duas famílias ciganas em Paradinha, «Pedido maior policiamento de bairros difíceis», «Ourives assassinado com dois tiros na cabeça», «Setúbal: Morreu ourives assaltado e baleado», «Sexagenário detido a assaltar carro de valores», «Armas com laser e explosivos em roubo a carrinha de valores», «Explosivo militar 'C4' foi usado para rebentar portas blindadas», «Bomba de gasolina assaltada em Almada», «Bomba de combustível da A5 assaltada após “carjacking”», «Centros de inspecção concordam com câmaras de vigilância», apesar de constituirem dano na liberdade e privacidade dos clientes; «Segurança Interna não suscitou dúvidas a Cavaco»; «PJ e prisões têm números diferentes de evadidos», o que é sinal de não serem utilizadas as vantagens do choque tecnológico e do simplex; Mas os «Agentes defendem base de dados única para todas as polícias»; «Base de dados conjunta só ajudaria a polícia»; «Polícia sem pistas que liguem suspeitos a outros homicídios»; Mas o «Governo não reforça segurança»; segundo ele as «Pulseiras electrónicas garantem controlo eficaz»; «Procurador limita poderes das polícias municipais»; «Juízes denunciam controlo político da magistratura»; «Regras de segurança à espera de clarificação»

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro AJS,
Penso que o Governo fez uma "reforma" das Forças de Segurança. Pelo menos os agentes -em geral- sentem-se melhor reformados...
Há muito a dizer sobre isto. Mas... para já contenho-me.
Pode ser que um dia destes, algum dos carolas desta reforma, leve um tirito por engano -os criminosos estão-lhes muito agradecidos- e depois vamos ver se os atiradores irão para casa com pulseira electrónica...

Cumprimentos

Anónimo disse...

O gen Leonel Carvalho dizia que estava satisfeito com o número de ocorrências. Que a situação não é alarmante. Discordo. Convido o gen Leonel Carvalho a dar uma volta comigo, onde eu o levar, no centro de algumas cidades, mas sem seguranças.
Gostei da apreciação, do gen Garcia Leandro, feita hoje.
A realidade é bem pior que os OCS nos transmitem.
Convido-o a acompanhar-me numa visita ao Porto, quer de dia, quer de noite!

E nem é preciso ir ao Porto...

saudações e um sorriso