terça-feira, 30 de setembro de 2008

Ensino a brincar ou a sério?

Transcrição de texto referido por e-mail, já com várias achegas de percurso. Dá para pensar. Oxalá nunca tenha de ser atendido pelo Sr. Dr. Pedro Póvoa.

O atleta vai das Novas Oportunidades para o curso de Medicina

Pedro Póvoa concluiu o 12º ano um dia antes de viajar para a China, para participar nos Jogos Olímpicos. O português do taekwondo frequentou o programa Novas Oportunidades e foi aprovado. E termos académicos, fará uma progressão rápida, uma vez que se segue a candidatura à Universidade. Ainda pensou em escolher Psicologia ou Gestão, mas candidatou-se a uma vaga na Faculdade de Medicina da Universidade do Minho e deve entrar, dado que tem estatuto de atleta de alta competição. O problema será depois compatibilizar um curso tão exigente com os treinos.

Quando era adolescente, Pedro Póvoa fazia parte dos Ultras da Ribeira no apoio ao FC Porto. Há duas semanas, o líder dos Super Dragões, Fernando Madureira, apresentou-o a um dirigente do clube para ser estudada a sua contratação.
*
É mais uma história de sucesso do Programa Novas Oportunidades, o tal programa tão elogiado pelo primeiro-ministro. Um programa que conduzirá Portugal ao primeiro lugar mundial nas estatísticas sobre Educação. Agora, ficamos a saber que Pedro Póvoa, atleta de Taekwondo, vai entrar em Medicina sem nunca ter posto os pés numa escola secundária. Desta forma, o Governo manda uma mensagem a todos os jovens portugueses: não é preciso estudar Biologia nem Química para entrar em Medicina. Nem é preciso frequentar o ensino secundário durante 3 anos. Bastam 6 meses no Nova Oportunidades. E a Ordem dos Médicos fica calada? Está revoltado? Não vale a pena revoltar-se. Não queira ser apelidado de 'pessimista de serviço'!
*
Já se sabia que o Novas Oportunidades está a dar diplomas do ensino secundário à velocidade da luz. Ficamos agora a saber que há quem veja nele o caminho mais curto para ser médico. Já tínhamos engenheiros civis sem Matemática e Física do secundário, economistas sem Matemática e linguistas sem Latim. Agora passamos a ter médicos que tiraram o 12º ano em 6 meses. Estudar Biologia? Para quê? Química? Não é preciso! Matemática? É chato!
*
Um caso exemplar. Todos os que tiverem dificuldades nos estudos devem arranjar um pretexto para lhes trazerem a casa um diploma de doutor. MPR fala nisso com as tuas amizades para conseguires um doutoramento para o Bruno. Ele que comece a procurar a picada para lá chegar. O Póvoa era dos Super Dragões, mas o Bruno é militar, o que não deve ser considerado menos importante!!! Não te parece? Ele que trate do caso.
*
Um verdadeiro escândalo. Não dá para acreditar. Isto nem no 3º mundo (propriamente dito) porquanto já basta este nosso!!! (4º, 5º. 6º, ou…)
De resto foi como (acho que se deveria denominar ‘novas calamidades’ que o Sousa grassou nas engenharias (ultra independentes!!!) Haja Deus!
*
Agora fica tudo mais fácil no ensino: exames fáceis para melhorar as estatísticas, trabalheira que um professor tem para dar um chumbo, promessa da ministra de deixar de haver chumbos até ao 9.º ano, generalização do Magalhães às criancinhas, etc.
Mas esta de em Medicina onde tem sido muito difícil entrar se poder acessar vindo das tai oportunidades… meu Deus!!!

13 comentários:

Anónimo disse...

Não questionando, aqui e agora, o programa das "Novas Oportunidades", porque já é por demais conhecido o meu pensamento em relação ao mesmo, dou a conhecer outra realidade relacionada com este programa. As Novas Oportunidades nas Forças de Segurança.
Sendo conhecida a dificuldade sentida perante a falta de efectivos nas FS e a consequente optimização dos mesmos, e sendo também conhecida a dificuldade com que os efectivos se deparam em frequentar as Novas Oportunidades em horário laboral ou arranjarem disponibilidade de tempo nas horas da sua folga, o MAI, através do Secretário de Estado Rui Sá Gomes despachou que deve ser concedida autorização para a frequência deste programa -que nas FS é de apenas 100 horas, em vez das habituais 800 horas- nas horas de serviço. Será que foi divulgado nas unidades e subunidades? É que muita gente desistiu...

Espero que lhe mereça algum comentário de resposta.

Saudações

A. João Soares disse...

Desconheço os pormenores, mas, sendo assim, é mais uma falta de decência dos governantes que legislam para os empregadores privados, mas com os seus funcionários agem de forma muito diferente.
Vai longe o tempo em que os funcionários do Estado tinham regalias que mais ninguém tinha. Hoje são mais explorados.
A. João Soares

Anónimo disse...

É uma regalia. 100 horas em vez de 800 horas para o comum dos "novos oportunistas"!E logo nas horas de serviço?! Quem me dera... Mas tenho 1 amigo na polícia de Viseu, outro em LX que me disseram que só os autorizavam na hora da folga.Vou-lhes perguntar.

A. João Soares disse...

Álavaro,
Autorizar nas horas de folga é uma anedota. Eu pensava que fora do serviço, estão autorizados automaticamente a fazer chi-chi, namorar, estudar ou conviver com a família e os amigos!!!
Ao que chegou o cerceamento da liberdade! Estudar, seja numa escola, num explicador ou sozinho sentado em casa ou num banco de jardim é um acto de virtude, para valorização que deve ser incentivado. Admiro os «self-made men» e procuro sê-lo em variadas áreas, alheias à minha especialidade profissional.
Um abraço
João

Anónimo disse...

Caro João Soares,
o Pedro Póvoa é um jovem oriundo da Ribeira, no Porto. Teve uma vida comum aos que por ali vegetam. Sem objectivos e que acabam, mais tarde ou mais cedo por seguir caminhos pouco virtuosos. É um jovem que merece uma oportunidade séria na vida. Espero que nunca perca o rumo, pois sabemos como as companhias e o meio ambiente são propícias ao desnorte. Quando no texto fala em Madureira... fico apreensivo.
Sobre o curso de medicina espero que tenha força de vontade e que lhe seja exigido o mesmo que aos outros. Se assim for não me importarei de consultar o "Dr Póvoa".
Em relação ao comentário do amigo Álvaro, penso que todos nós devemos buscar as informações necessárias às nossas pretensões, assim como as actualizações legais que nos permitam desenvolver a actividade profissional.

Um abraço

I.D.Pena disse...

Concordo consigo Sr João Soares.

Quanto ao ensino , o governo está é a gozar conosco se acha que diminuir o qi da classe estudantil, vai fazer com que o país evolua. De uma certa forma até evolui , mas na na estupidez e no sentido de quanto mais estupido é o povo, mais impostos paga, mais evoluidos ficam os bolsos dos 3 gajos que encenaram este show. Mas tenho que lhes dar os parabéns porque está muito bem encenado.

Adorei o Blog , é bom ser informada para variar ;)

A. João Soares disse...

Agradeço os comentários.
Uma sociedade deve seguir regras e respeitar valores. Uma das regras é a sequência do ensino na aquisição de conhecimentos de forma lógica, progressiva e continuada ate chegar aos mais elevados títulos académicos. E os valores a ser respeitados integram a valorização do mérito, da competência, para formar profissionais com saber que inspire confiança nos clientes.
Pode haver raras excepções na obediência as regras estabelecidas, com são critério, mas nada justifica os valores do saber, do mérito da confiança inspirada nos clientes.
Por alguma razão tem sido aceite que a escolha dos estudantes de medicina seja muito rigorosa.
Abraços
A. João Soares

Anónimo disse...

Caros amigos

Eu não acredito em milagres. O que quer dizer que não vejo como é que alguém, sem conhecimentos basilares para transitar para um curso tão exigente como o de medicina, consiga passar do primeiro ano. Além do mais, a ausência de um passado académico adequado, com os devidos hábitos, métodos de estudo e desenvolvimento das capacidades intelectuais, é um sério obstáculo para o sucesso no curso.
A menos que, também em Medicina, os diplomas passem a ser atribuídos "socretinamente"...

A. João Soares disse...

Caro Fernando Vouga,
É realmente uma prova de teste à seriedade da Universidade e da Ordem dos Médicos. Pode haver muitas formas de premiar um atleta de alta competição, mas dar-lhe um diploma é colocar em dúvida a capacidade de todos os licenciados que há por aí. É descredibilizar os diplomas. Voltando a uns anos atrás, dir-se-ia que muitos diplomas foram obtidos em embalagens da farinha Amparo!!! Oxalá não se caia na asneira de dar oportunidade a ditos como esse.
Um abraço
João

Unknown disse...

Meu caro Senhor

Cheguei ao seu post, depois de me terem enviado um Forward com um recorte de imprensa e um "pedaço" daquilo que aqui vim encontrar. Não posso deixar de lamentar que a sua notícia tenha sido "construída" com base em informação manipulada, para atacar o esforço exemplar deste jovem e do Programa Novas Oportunidades. Uma viagem pela net permite a qualquer cibernauta, descobrir que o Pedro Póvoa além de ser um atleta de mérito e um ser humano com qualidades, oriundo de uma família da Ribeira, nascido em 1980, foi capaz de voltar ao ensino, terminando um 12.º ano incompleto no Programa Novas Oportunidades, fazer as suas específicas e ingressar no Curso de Psicologia na Universidade do Minho. É um exemplo como desportista, atingiu o lugar que ocupa com sacrifício, deslocando-se do Porto a Braga para treinar-se e foi com a soldariedade de outros seres humanos que terminou o 12.º e entrou na Universidade do Minho no Curso de Psicologia. Pode-se gostar ou não do programa "Novas Oportunidades", mas para o criticar é necessário conhecê-lo. Quanto ao Pedro é um daqueles portugueses que para defender as cores nacionais, o faz com o sacrifício de quem termina um Torneio com um braço partido. O tempo dirá se vai ou não ser um bom Psicólogo, mas para já parte com vantagem conhece bem os seus semelhantes, os que com ele nasceram e se criaram em ambientes hostis, os outros que o escarnecem por despeito, por sentimento de classe ou por inveja. A vida e o seu percurso de atleta dar-lhe-ão a capacidade para se defender da opinião e das sentenças de alguns que aqui escrevem. Daria concerteza um bom médico. Pena é que outros seres humanos não tenham a coragem de se retratar quando fundam a sua opinião e a espalham, na falta de verdade. Informação na primeira pessoa em: http://videos.sapo.pt/1A6skFHnkBJUqqTN6coU e http://br.youtube.com/watch?v=eWtcDAkx2IE.

A. João Soares disse...

Avicena,
Gostei do seu comentário que agradeço. Os blogs têm esta vantagem em relação à Comunicação Social tradicional: pode se errar, como é humano acontecer, mas há sempre a possibilidade de colocar comentários a esclarecer, a apresentar outros pontos de vista.
Não escrevi nada contra o atleta Pedro Póvoa, o que me impressionou e me levou a publicar o e-mail recebido foi a notícia de que ia para medicina, um curso tão exigente, com número clausus não restritivo.
Se quiser dedicar algum tempo a viajar por este blog encontrará muitos posts que realçam as qualidades positivas de jovens que se distinguem de qualquer forma positiva, para o engrandecimento de Portugal.
Desejo ao estudante Pedro Póvoa, os maiores êxitos nos estudos e que venha a ser um bom psicólogo que se distinga pela sua competência no atendimento de clientes e na elaboração de obras científicas em temas de Psicologia.
Cumprimentos
A. João Soares

Pedro Dias disse...

Temos engenheiros arrogantes e mentirosos, médicos abruptos e mal educados e outros srs. doutores orgulhosos, barrigudos da cerveja e ordinários com os quais tenho a "amabilidade" de lidar pessoalmente de vez em quando quer no quotidiano quer no exercicio da profissão... Senhores que outrora entraram com médias de 16, 17, 18 e 19 na faculdade.

Quanto ao Pedro Póvoa ter entrado em psicologia... alguém que vem de um bairro considerado problemático, se torna atleta olímpico com base no *seu* próprio esforço, consegue encontrar o seu caminho na vida, e a quem é dada a oportunidade de entrar num curso que em muito lhe dará a entender a atitude da sociedade face ao ambiente onde nasceu e viveu, e quem sabe ajudar tantos outros que vivem na mesma sociedade que ele conhece, provavelmente melhor que muitos psicólogos do burgo... é vítima de comentários como os que se vêm frequentemente na internet? Ainda por cima assumindo que não teve média ou que não cumpriu o secundário, sem sequer saberem exactamente se foi isso que se passou, nem nada? Lamentável...

Numa faculdade, entram sobretudo os que têm boas notas. Mas lá dentro, depois de lá estarem, a nota com que entraram pouco significa no futuro académico e no desempenho da profissão...

Parabéns ao Pedro Póvoa por ter não só participado nos J.O. e ter enfrentado aqueles que considero como os 2 melhores atletas do mundo na sua categoria, como também por ter conseguido entrar no curso que desejava. Mas, pelo menos, o mérito de ser um campeão, ninguém lho tira.

A. João Soares disse...

Pedro Dias,

Se dúvida que o Pedro Póvoa merece merece o nosso aplauso como atleta vitorioso.
Desejamos que na sua nova profissão obtenha êxitos semelhantes. A experiência da vida também dignifica as pessoas e completa a aprendizagem teórica e de vistas alargadas que serve de enquadramento àquilo que se vai aprendendo na vida.

Oxalá tenha muito êxito.
Cumprimentos

João