sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Para evitar conflitos armados

A notícia transcrita em baixo merece ser realçada e apontada como exemplo para todos os países, principalmente os mais poderosos, porque um sistema de confiança mútua, assente na transparência de procedimentos, constitui o mais importante factor de paz.

As guerras surgem perante situações de medo, de desconfiança, de sensação de perigo para a soberania e outros interesses nacionais.

Já aqui publicámos variados posts a defender a Paz pela negociação e as conversações:

- Relações internacionais mais pacíficas?
- Negociar, coligar em vez de utilizar as armas
- A Paz pelas conversações
- Guerra a pior forma de resolver conflitos
- Paz pela negociação.
- A Paz como valor supremo
- Guerra de civilizações ou guerra de tradições?

- Caxemira, um caso pendente
- Sara Ocidental, Polisário
- A Paz pelas conversações

Diplomacia: China e Japão vão ter «telefone vermelho»

Pequim, 24 Out (Lusa) - O primeiro-ministro japonês, Taro Aso e os dirigentes chineses decidiram hoje estabelecer uma ligação telefónica directa de urgência entre os dois países, a fim de reforçarem a confiança bilateral, foi anunciado em Pequim.

Após encontros em separado com o seu homólogo, Wen Jiabao, e com o Presidente chinês, Hu Jintao, Aso e os seus interlocutores decidiram "proceder a trocas frequentes de opiniões e em tempo oportuno através de uma linha de urgência", indica um comunicado do Governo japonês.
OM, Lusa

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro João Soares

É claro qu o estabelecimento de medidas de prevenção como o telefone vermelho é louvável e a experiência da guerra fria é um bom exemplo. Mas não resolve tudo.
Mas não podemos no entanto esquecer que um dos grandes incentivos à guerra é a fraqueza de um dos oponentes. Lá diz o ditado: «se queres a paz, prepara-te para a guerra».
Daí que, contra a opinião dos pacifistas de domingo que pensam que tudo se resolve com um sorriso, um dos factores que mais contribuiram para que a guerra fria não se transformasse em "guerra quente" foi a amaça do poder nuclear.

Um abraço

Sei que existes disse...

Será fantástico o dia em que as pessoas perderem todos os seus medos e ressentimentos e deixarem fluir a paz pelo universo!...
Beijo grande

A. João Soares disse...

Caro Vouga,
Sem dúvida que se não houvesse a ameaça de retaliação nuclear não se teria passado tanto tempo sem surgir a terceira Guerra Mundial prevista por muitos pensadores da época. Mas a diplomacia do ténis de mesa em que o Presidente Nixon fez figura, permitiu o desenvolvimento pacífico da China e a sua ligação ao mundo, após o isolamento o pós Mao.
A diplomacia consegue muito, se for bem dirigida, como se viu na aproximação de Muamar Kadhafi aos países mais desenvolvidos pela mão da Grã-Bretanha e da França.
Porém, o poder das grandes empresas do complexo industrial militar, há-de manifestar-se através de guerras quase contínuas, embora de menor intensidade, como Iraque Afeganistão, Kosovo (Sérvia), etc.
Um abraço
João

A. João Soares disse...

Cara Maria João,
Seria realmente fantástico se um dia esse desejo se tornasse realidade. Ma, embora os esforços de pessoas sensatas sejam úteis e vão adiando um grande conflito que será desejável nunca vir a concretizar-se, outros poderes se levantam e a Paz embora menos ameaçada nunca será uma realidae duradoura.
É próprio do ser humano, já Caim matou Abel. Mas, na humanidade, os grandes problemas exigem a colaboração consciente de todos e de cada um, Cada um tem de cumprir a sua quota parte de responsabilidade para tornar o Mundo melhor, mais seguro e mais humano.
Beijos
João