sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Para que serve o dinheiro dos nossos impostos???

Recebido por e-mail enviado pelo autor

O Expresso on-line, em 22 de Outubro, dá realce, na sua página inicial, ao blogue “Flagrante Deleite” com a referência, em bold, Um milhão de fotos para Manuel Pinho.

Já tinha dado conta deste assunto, há dias, em especial através de uma tentativa, frustrada, de um repórter que procurava teimosamente interrogar o ministro. Daí que, curiosidade despertada, fui ver o blog e dele extraí os recortes que transcrevo.

“A campanha Portugal "West-Cost"já tinha dado grande polémica e escândalo. Houve então uma natural indignação ao saber-se que o governo português, pela mão do ministro Manuel Pinho, tinha pago uma soma astronómica ao fotógrafo Nick Knight por umas fotografias trabalhadas em photoshop, sobre retratos de portugueses famosos. A campanha terá custado à volta de 1 milhão de euros e dava de Portugal não a imagem de um país, mas a imagem de uma marca.”

Comentava a seguir, o autor, o “conceito retorcido” e o “resultado gráfico decepcionante”, ao que acresentava:

“Mas quando depois o resultado é um desastre, alguém deveria assumir as responsabilidades. E aquela campanha foi desastrosa. Bastaria o pequeno pormenor de a campanha ter passado apenas em Portugal, estando a promover o país para estrangeiros que já cá estavam, para o seu objectivo ser de um ridículo atroz.”

E terminava, depois de lhe parecer que “Manuel Pinho vai repetir a dose com outro fotógrafo...”,


“ ... que, porventura para não ficar atrás de Nick, vai facturar outro milhão!...
Apanhado pela TVI na rua, Manuel Pinho começou às voltas sobre si próprio, como o senhor Faísca do Noddy, evitando responder à pergunta do repórter maçador. Balbuciou que era assunto do turismo e conseguiu sair à pressa da meada feita pelo jornalista.

Ora, é neste imperdível apontamento da TVI, que vi, que a postura, o comportamento e a má criação do ministro mais me indignaram. De facto, interrogado pelo repórter àcerca do “milhão por quatro fotografias”, Pinho dá voltas sobre si mesmo, manifestamente incomodado – o rosto é o retrato acabado de um gajo chateado com a “impertinência” do fotógrafo -, claramente “surpreendido” com a teimosia do mesmo, abertamente incapaz, voluntariamente incapaz (percebem o sentido, claro!), de responder-lhe, e objectivamente malcriado para com um profissional que trabalhava. E acabou por, no troço final do seu trajecto de fuga (fuga, assim mesmo!), passar a bola, pouco seguro, p’ro ...turismo!

Duas coisas mais me impressionaram.

A primeira, é o registo, que é possível fazer-se, perante a cena, de que o ministro tem um bom mestre, o seu primeiro; só que, apesar do empenho, ficou-se por nota negativa! O professor é, de longe, melhor que o aluno!

A segunda, é a arrogância desta gente e a indiferença que lhe merece a opinião pública (retratada pelo desprezo que têm pela comunicação social, quando a não condicionam, está bom de ver!). É óbvio, nisto tudo, que o ministro tem a consciência pesada (dou de barato ...; nisto de consciência ...!) e, faço-lhe justiça (eis a minha primeira boa acção do dia ...!), o senhor não sabe, seriamente, justificar o “milhão por quatro fotografias”!

Mas o mais importante do “incidente” é, exactamente, esse milhão, ...p’ ro turismo!

Claro que se o milhão é do ministro, pois que o gaste a seu belo prazer (dizem que é apaixonado por fotografia, assim como sua Mulher, o que é sinal de bom gosto). Só que é meu (por favor, guardem as devidas proporções), é nosso e não dei, não demos, autorização para nos entrarem na bolsa. Ingénuo, estão a dizer! É! Vão-me aos bolsos todos os dias, despudoradamente. Mas, ao menos, não me dão o direito de indignar-me?

Pois então, indignem-se também; denunciem; protestem. Olhem que estas armas são mais eficazes do que se pensa. Usem-nas!

Artur Pinto

10 comentários:

Anónimo disse...

Para que servem os impostos? Para isto, depois da combinação entre eles todos:

CGD, BCP, BES, BPI e Totta admitem recorrer à garantia do Governo
CGD, BCP, BES, BPI e Santander Totta admitiram, esta sexta-feira, recorrer à garantia de 20 mil milhões de euros que o Governo criou para a ajudar à estabilização do sistema financeiro. O Governo regista com agrado o acolhimento positivo da banca a esta medida.

A. João Soares disse...

Um bom político seria como a Madre Teresa de Calcutá, dedicar-se-ia a tempo inteiro em benefício do povo. Mas, infelizmente, poucos atingem esse patamar. Em vez de pensarem na melhor condição de vida do povo, pensam no bolso deles e esquecem que também podem ser chamados a prestar contas quando Portugal seguir os exemplos da Coreia do Norte, da China e da Tailândia, aqui referidos num post recente.

janciron disse...

Como ninguém sabe de nada, vamos divulgar a pedreiras, pois todos precisam saber de onde vem o mau exemplo.
Pagamos para termos direito a Educação, segurança, mas desde o descobrimento do Brasil somos obrigados a conviver com gente oportunista; e vejam no que se transformou a política!
Existe um esquema de desvio de verbas que desacredita a educação estadual e municipal, e os políticos tiram vantagens, pois alem de montarem escolas particulares tomam parte nos lucros delas e induzem os que têm mais poder aquisitivo a procurar escolas particulares, enquanto o povão continua mal formado e informado! Bom esquema não é mesmo?

E desta mesma maneira, esta sendo na segurança publica.
Os políticos brasileiros desviam verbas da segurança, montam, ou apóiam empresas de seguranças particulares! E além de nos explorar com impostos para manterem suas mordomias ainda superfaturam, desde as obras de presídios, até os custos dos presos!

E na área de saúde, os políticos tanto desviam verbas, deixando o povo em desespero em filas de INSS, como aproveitam para fazer sociedades em hospitais e planos de saúde particular, para que aquele cidadão com mais poder aquisitivo, pague um plano da Saúde particular!
Sem contar que continuam nos cobrando taxas de IPVA e TRU e muitos outros impostos que deveriam ser para construir e melhorar as estradas! Mas acontece: Que depois de construir estas estradas com nossos impostos, eles, os políticos as privatizam para se favorecerem, ou favorecer seus amiguinhos ou seus familiares e nós somos obrigados a pagar absurdos, para rodar nas mesmas estradas que foram construídas com nossos impostos!
A injusta distribuição de renda deixa a população sem opção de uma vida digna e é responsável pelo aumento da criminalidade!
E o pobre o maior pagador de imposto no Brasil, pois só paga, e não debita o que gasta, do imposto de renda!

Por isso meu voto de confiança é no NULO: DIGITAREI 0000 E confirmarei!
Afinal se eles não quisessem ganhar tanto sem fazer nada, a população teria mais trabalho e dignidade!"

A. João Soares disse...

Caro Janciron,

Agradeço este texto extraordinariamente esclarecedor, sobre a razão do pagamento de impostos, da forma como são utilizados, e do encadear de investimentos e privatizações, para benefício dos que estão no poder e familiares e amigos. Isso é visível a cada momento mas o povo menos esclarecido e mantido pela comunicação social alheio às realidades que o prejudicam, continua a votar e a colaborar nesta «legitimidade» imoral.

Apareça mais vezes com as suas opiniões oportunas.

Abraço
Do Miradouro

João Cirino Gomes disse...

Caro Colega A. João Soares,

Vamos analisar se não é a lei de imunidade parlamentar, que esta favorecendo corrupção!

E esta lei deveria servir para evitar injustiças, e não para acobertar bandidos, como vem ocorrendo no Brasil!

>Note a diferença entre a lei de imunidade brasileira e a de qualquer país do mundo!

>Vamos fazer valer a democracia!

Abaixo- assinado; Fim da imunidade e impunidade! Ou então, demonstre seu repudio através do voto Nulo, aos que prometem, só visando vantagens!

> Abrir hiperlink e assinar: http://www.peticaopublica.com.br/?pi=Janciron


> ESTE É O PRIMEIRO PASSO PARA QUE TENHAMOS UM PAÍS DEMOCRÁTICO, COM DIREITOS IGUAIS E JUSTIÇA SOCIAL!
Aproveito para apontar duas pequenas listas das corrupções, que comprovam onde esta enraizado o verdadeiro crime organizado, responsável pelo aumento da violência e miséria neste país!

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/corrupcao_brasil/contexto1.html

http://www.florianonet.com.br/politicoscorruptos/main.html

Neste endereço acima poderemos analisar para que esta servindo a lei de imunidade no Brasil!
DEPUTADO ASSASSINO:
HILDEBRANDO PASCHOAL - PFL Deputado acusado por testemunhas de mandar matar adversários políticos (alguns ele teria pessoalmente mutilado braços e pernas com uma moto-serra). Salvo de investigações na época por sua "im(p)unidade parlamentar".
Fonte: Fantástico - Rede Globo - 06/06/99 (além de outros jornais e noticiários)

O mal e a falsidade só vigoram, quando as pessoas de bem cruzam os braços!

Se estiver de acordo> divulgue.

Uma andorinha sozinha não faz verão!

A. João Soares disse...

Caro João Cirino Gomes,

Como não sou eleitor brasileito, não assinei a petição, mas enviei para todos os meus contactos, brasileiros ou portugueses, porque todos devem meditar sobre este fenómeno das imunidades e impunidades que traz por arrasto a CORRUPÇÃO e o ENRIQUECIMENTO ILÍCITO.

Um abraço
João

Celle disse...

João, voltando aos blogs fiquei chocada com os fatos mesmo antigos, postados aqui,mas, a corrupção no meu país continua e me deixam muito envergonhada de ser brasileira, embora, ame meu país!Alguns irmãos sem nenhuma cidadania, sem escrúpulos, avarentos, egoistas, desonestos aproveitadores, preocupados só consigo mesmo, cometem crimes deploráveis que nos deprimem e envergonham!
com tristeza no coração...
celle

A. João Soares disse...

Amiga Celle,

Não há pessoas perfeitas. Mas algumas abusam da imperfeição!
O Brasil é um país com imensas potencialidades, com um futuro muito prometedor. Faz parte do grupo BRICS - Brasil,Rússia, Índia, China e South Africa - países em franco desenvolvimento que prometem ser as potência que dirigirão o Mundo.

Das notícias que me chegam, a Presidente Dilma está a excluir do Governo aqueles sobre quem caem sinas de pecado! O povo deve ajudar e denunciar todos os erros graves dos governantes a fim de eliminar os piores e substituí-los por pessoas mais perfeitas, competentes e dedicadas ao País, aos seus concidadãos.

Oxalá o tempo venha a confirmar esta boa tendência.

Beijos
João

Anónimo disse...

Caro colega João Soares; é de causar indignação tanta tramoia!

Eu acreditei no Lula, mas passei a notar que era só mais um demagogo oportunista, pois além de se enriquecer da noite para o dia, acobertou bandidos, usou seu poder de presidente para facilitar que Daniel Dantas se apossasse de verbas do BNDS E BB e fizesse sociedade com seu filhinho genial, perdoou dividas dos países que deviam ao Brasil, doou nossos impostos aos seus amiguinhos, e usou verbas publicas para construir estradas protos e redes de hotéis em Cuba! Lógico para enumerar tudo vai paginas e paginas! Então para abreviar vou direto ao final, Sabe com qual intenção ele fazia cortesia com chapéu alheio?
Lula almejava ser secretário-geral da ONU, ou Banco Mundial!

Enquanto tinha verbas para ele passear, roncar papo pelo mundo a fora bancando o bonzinho; faltava verbas para educação de qualidade, falta verbas para saúde, para;e até para dar o aumento garantido por lei aos aposentados e prometido por ele antes de se eleger!

E agora aparece a bomba:

a empresa de Fernando Cavendish doou oficialmente R$ 1,150 milhão à campanha de Dilma Rousseff (PT) à presidência da República, em 2010. E se transformou na empresa que mais recebeu recursos para tocar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Estima-se que esses valores podem ter chegado a R$ 4 bilhões.

A. João Soares disse...

Caro João Cirino Gomes,

Os casos concretos mostram que, raramente, os políticos são pessoas dignas, com moral e ética exemplares. Acontece, com frequência, que se trata de tipos ambiciosos, vaidosos, narcisistas, querendo enriquecer depressa e por qualquer forma e sem a mínima competência e vontade de se esforçarem para bem do país e dos seus concidadãos.

Tudo se pode esperar deles no pior sentido, mas raramente tomam decisões boas para o País e, por isso aparecem crises de que eles saem ilesos mas o povo fica grandemente sacrificado. Os juízes raramente chamam à barra dos tribunais os políticos que erram. Aliás, as leis são preparadas para que os políticos, seus autores, fiquem imunes e impunes, em qualquer circunstância. Só o povo pode expulsá-los das cadeiras do poder, mas isso implica violência de que são lesados os inocentes, enquanto os grandes culpados conseguem safar-se.
A sociedade está muito desnorteada, mas terá de melhorar, com o esforço da gente nova, abaixo dos 40 anos de idade.

Abraço
João