segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Autarca distinguido pelo estrangeiro

O presidente da Câmara de Moura, José Maria Pós-de-Mina, foi classificado como o "autarca do futuro" da Europa, pela organização internacional One World que o elegeu parar figurar na lista das 10 personalidades de 2008.

Tal distinção deve-se à sua acção muito activa na construção da Central Fotovoltaica de Amareleja que começou a funcionar em pleno no dia de Natal, produzindo energia solar suficiente para abastecer 30 mil habitações do Alentejo. Ele é um dos principais responsáveis pelo maior plano de energias renováveis do mundo. Além da criação de energia renovável através da luz solar não foi o único móbil desta iniciativa, como o presidente da Câmara diz: "O nosso objectivo passou sobretudo por reduzir uma das maiores taxas de desemprego do País e que se situa nos 15%."

Mas não ficam por aqui os sonhos do autarca. Tem também em projecto outras iniciativas como a rede Sunflower - que envolve autarquias de oito países europeus para criar comunidades livres de carbono - e a Rede Ecos, que aguarda financiamento da União Europeia para usar energias alternativas na construção civil: O autarca pretende explorar as condições agora geradas e diz "esperemos que esta distinção contribua para acelerar a realização destes sonhos", remata o autarca.

6 comentários:

Daniel Santos disse...

caos raríssimo em Portugal, alguém que é premiado pelo trabalho a nível autárquico.

A. João Soares disse...

Caro Daniel Santos,
Embora não seja feita muita publicidade, tem havido notícias positivas de acções pouco usuais. Em Cinfães, como aqui foi referido a Câmara distribuiu vacinas a todas as crianças, No centro, zona do pinhal, um autarca está a pôr em pratica procedimentos eficazes para combater o alcoolismo entre reformados e desempregados. No distrito de Viseu houve as primeiras medidas de redução do IRS.
Será desejável que surjam muitos mais. Apoiar o desenvolvimento e o bem-estar do povo não pode assentar só no folclore e nas excursões de idosos para sardinhadas.
Abraço
João

Luísa disse...

Pena haver política pelo meio, a decorar a beleza do acto...ou a tirar.lhe a beleza, sei lá!
Por vezes, há razões que a própria razão desconhece!

A. João Soares disse...

Cara Luísa,
Infelizmente, a política está sempre presente. Ou melhor, estão presentes os interesses mesquinhos de pessoas e de partidos, sobrepondo-se aos objectivos que deviam nortear a actividade governativa a todos os níveis. Os interesses colectivos da população, da Nação, deviam ser soberanos e a para eles tudo se orientar.
Mas, apesar dessa mácula, é sempre positivo deparar com autarcas ou governantes que, eventualmente, fazem algo de positivo para o bem-estar das pessoas e desenvolvimento nacional. Como procuro ser isento nestas apreciações, nada me custa enfatizar qualquer acto positivo venha de que ponto do quadrante vier.
Beijos
João

Luís Alves de Fraga disse...

Caro João Soares,
Tenho várias vezes dito que não sou comunista e vou deixá-lo, também aqui, reafirmado para que se não tomem com outros sentidos as minhas palavras.
Não sei quais os Partidos dos outros autarcas que menciona em resposta a comentário anterior, mas o de Moura é do PCP e é de toda a justiça dizer que as autarquias geridas por comunistas são aquelas em que mais actividade cultural e social se desenvolve. Isso está à vista na "outra banda" de Lisboa.
Talvez não fosse conveniente ao país ser governado por comunistas; mas que se fossem dadas todas as câmaras municipais a comunistas tínhamos um país diferente, disso não me restam dúvidas.
Um abraço

A. João Soares disse...

Caro Alves de Fraga,
Depois de passar à inactividade, trabalhei dois anos numa câmara comunista onde criei o serviço municipal de protecção civil, e tive oportunidade de confirmar o que o amigo afirma. Saí de lá por terem surgido anticorpos entre o partidarismo dos funcionários com quem mais contactava e a minha isenção.
Mas, como em tudo o mais, há excepções, como foi noticiado há poucos anos num concelho do distrito de Évora.
O que me parece que seria maravilhoso era colocarem os interesses das populações acima das tricas partidárias, serem impecáveis, independentemente do partido.
Isto que digo não retira valor às suas palavras, que traduzem a realidade.
Abraço e votos de um Bom Ano Novo
João