sábado, 27 de dezembro de 2008

Natal e respeito pelo ambiente

No post «No Natal, e sempre, seja amigo do ambiente» aqui publicado em 30 de Novembro, referiam-se alguns conselhos sobre a forma de dar destino aos «lixos» provenientes das prendas. Eram conselhos oportunos e necessários, como agora se vê. Mas não basta repeti-los aqui e acolá, é indispensável uma campanha de esclarecimento sistemática nas famílias, nas escolas, nos rádios, nas televisões, nas empresas, nos clubes, nos cafés, etc..

Perto de minha casa, e não se trata de um bairro degradado, há um conjunto de três contentores para o lixo orgânico e um ecoponto com três contentores para vidro, papel e embalagens. Ontem os contentores para lixo orgânico estavam cheios com a tampa a não poder fechar, com caixas de cartão e papéis de embalagens. Junto ao ecoponto, viam-se sacos com provavelmente embalagens, e caixas de cartão por desfazer e acondicionar para introduzir no contentor. A limpeza passou e recolheu tudo, mas pouco depois o cenário era parecido.

Pelos vistos o mau comportamento das pessoas é demasiado generalizado, como se vê pela notícia «Natal revela que poucos reciclam lixo» É grande a quantidade de população que ainda não compreende o interesse da reciclagem para o ambiente e, portanto, para todos nós. Há muito a ensinar sobre este tema.

Será bom para o futuro dos mais pequenos que, desde já, as pessoas se compenetrem do interesse dos quatro erres como solução para minorar o efeito dos lixos no ambiente:

Reduzir a quantidade de embalagens e de coisas dispensáveis;
Reutilizar aquilo que mesmo avariado pode ter outra utilidade;
Reparar tudo o que merecer reparação, em vez d atirar logo para o lixo, à mínima avaria;
Reciclar, separando os lixos por categorias e colocar nos respectivos recipientes do ecoponto mais próximo.

No post acima referido constava:

Depois do Natal, guarde o papel de embrulho para reutilizar noutras ocasiões. Muitas embalagens, caixas e papéis dos presentes podem ser usados pelas crianças para fazerem máscaras, porta-lápis, capas, etc. Não os deite fora. Mas, se não precisar mesmo deles, separe as embalagens - papel, plástico e metal - e coloque-as no ecoponto. Para as limpezas depois da festa, use produtos biodegradáveis ou então recargas.

Não é difícil, sendo apenas necessário esclarecimento, civismo e boa vontade. Não colaborar é sinal de estupidez, ignorância ou maldade intencional.

6 comentários:

Luísa disse...

Não colaborar é sinal de indiferença pelos valores fundamentais da sobrevivência em sociedade civil! não colaborar é mais do que estupidez...é ignorãncia indescupável pelo desrespeito do trabalho de quem recolhe todos os residuos que produzimos.
Não custa mesmo nada...é tudo uma questão de organização!Custa? Organizem-se!

A. João Soares disse...

Cara Luísa,
Além de ignorância é o desleixo característico do português que desrespeita o que é dos outros. Limpa o seu apartamento mas suja as escadas e patamares do condomínio porque são também dos outros. A rua não só dele pelo que a suja.
Já aqui contei que em 1968, estando na pequena cidade alemã de Fulda, em visita de estudo, pelo meio dia de Sábado, em frente de uma ourivesaria que ia fechar, um homem muito bem vestido a varrer o passeio em frente da loja, a limpar a sua testada. Devia ser o dono ou empregado da ourivesaria. A regra é que se cada um limpar a sua testada a rua ficará toda limpa.
Nós, por cá, esperamos que sejam os outros a suprir o nosso desleixo. Isso está ver-se na separação dos lixos para reciclagem e em muitas outras coisas. O direito de cidadania é esquecido e, por isso, a situação em que vivemos, porque os autarcas e governantes padecem de igual tique, e o povo não se importa.
Cumprimentos
João

Paulo disse...

O individualismo tem destas coisas....
O sentido da partilha e o "papel" activo nos bens comuns, infelizmente só têm lugar nos discursos de ocasião.

Feliz 2009

Paulo

A. João Soares disse...

Caro Paulo,
E como poderemos vencer estas dificuldades? É certo que qualquer alteração dos costumes das pessoas é demorada, mas algo terá de ser feito para a abreviar. O quê? Como?
Um abraço e Bom Ano 2009.
João

Anónimo disse...

A. João,

gostei do seu blog!
Que tenham TODOS um ano de 2009 mais ecológicamente responsavel.

Forte abraço

A. João Soares disse...

Caro Eduardo P.L.
Obrigado pelo seu apreço. Espero que volte mais vezes.
Seria bom que 2009 fosse um anos sob o signo do civismo, em que se englobaria o respeito pelos outros e pelo ambiente, o sentido da responsabilidade, o culto pelos valores éticos. Isso depende de cada um e de todos em conjunto.
Abraço
João