terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Há políticos com sentido de Estado !!!

Em Espanha, segundo noticia do Público, «Ministro da Justiça espanhol demite-se depois de caçada polémica com Baltasar Garzón», Mariano Fernández Bermejo demitiu-se devido à onda de protestos gerada pela sua participação numa caçada com o juiz Baltasar Garzón, responsável pela instrução de um processo de corrupção que envolve dirigentes do Partido Popular, o maior partido da oposição. Disse que o melhor para o Governo seria o seu afastamento por não poder tolerar a “utilização” que está a ser feita do episódio para prejudicar o Governo do PSOE.

Em Portugal, em tempos relativamente recentes, igual atitude, prova de sentido de honra e de respeito pelo partido e pelo País, foi tomada por António Vitorino e por Jorge Coelho. Mas depois houve casos tristes mas «jamais» houve demissão, apesar de ter sido necessário «malhar» contra as «campanhas negras» as «insinuações» e as tentativas de «assassinato politico, moral, pessoal». Esperemos que haja muitos mais políticos com sentido de honra e de Estado; o ideal seria que fossem todos!

6 comentários:

Zé do Cão disse...

Cá também é assim.

Só que alguém besuntou o poleiro com visco e custa a desagregar.

Meu amigo, parece, segundo o telejornal de ontem, voltou a censura.

um abraço

A. João Soares disse...

Caro Zé,
Sugiro que leia o post «A caminho do Estado Policial» http://domirante.blogspot.com/2009/02/caminho-do-estado-policial.html.
O lema do PS é «Quem se mete com o PS leva», «É preciso malhar neles».
E a~gora o ideal do PS, o seu objectivo a prazo é imitar o Hugo Chávez, com um referendo que o transforma num ditador «democrático que governará vitaliciamente, por vontade do povo!!! Está mesmo a pedír um atentado, para não chatear muito tempo!!!
Um abraço
João Soares

Anónimo disse...

Hoje e se fosse cá em Portugal, para alem da caçada ainda iriam jantar e há luz da velas.

A. João Soares disse...

Caro Daniel Santos,
E depois, por maiores que fossem as pressões da opinião pública, nenhum dos nossos actuais políticos tem dignidade e seriedade para se demitir. Veja o caso do «jamais» que excluía o aeroporto no «deserto» de Alcochete e de repente teve de sucumbir à realidade que lhe foi metida pelos olhos, e passou a defender a nova localização como se tivesse sido essa a sua ideia desde que nasceu! vela também a desfaçatez do MAI que diz coisas desconexas, por vezes em tom irado para melhor impingir as palavras ocas de ideias, como as realidades da segurança mostram. Veja o ministro «malhador» que não faz um esforço para dissimular a sua propensão para a ditadura. Veja o próprio PM, com todas as situações dúbias por que tem passado.
Ah! como admiro a honradez do ex-ministro Mariano Fernández Bermejo!
Um abraço
João Soares

Anónimo disse...

Visitar este blogue é uma experiência enriquecedora. Octávio Lima (ondas3.blogs.sapo.pt)

A. João Soares disse...

Caro Octávio Lima,
Parabéns pelo Onda 3 que visitei de fugida mas já adicionei a Favoritos. A ecologia é um dos meus temas favoritos, embora me faltem elementos de consulta. Quiando escrevia cartas aos jornais foi um tema muito debatido. assim como numa intervenção diária que fiz no Radio Clube de Sintra há quase vinte anos.
Obrigado pela sua visita e pelas palavras de estímulo. Apareça mais vezes
Abraço
João Soares