quarta-feira, 4 de março de 2009

A crise já era previsível há dois séculos

Ao meditar sobre a actual crise, as suas raízes e quem mais sofre os seus efeitos, parecia um tema muito complexo, cheio de variáveis, quando me aparece por e-mail esta frase, com data de 1802 de Thomas Jefferson (1743-1826), político norte-americano, que redigiu pessoalmente a Declaração de Independência, passou por altos cargos e foi o 3º Presidente dos EUA em dois mandatos consecutivos entre 1801 e 1809. Ele, na sua sabedoria, já previa que ia suceder uma situação como a que estamos a viver mais de dois séculos depois. E os governantes não conseguiram controlar o funcionamenro deste perigoso polvo.

«Acredito que as instituições bancárias são mais perigosas para as nossas liberdades do que exércitos em armas. Se o povo Americano alguma vez permitir que bancos privados controlem a emissão da sua moeda, primeiro pela inflação, e depois pela deflação, os bancos e as empresas que crescerão à roda dos bancos despojarão o povo de toda a propriedade até os seus filhos acordarem sem abrigo no continente que os seus pais conquistaram.»

Thomas Jefferson, 1802

2 comentários:

Anónimo disse...

Uma preocupante visão com 200 anos.

A. João Soares disse...

E durante todo este tempo, os governantes deixaram a hidra crescer e abusar do poder que foi adquirindo. em prejuízo do povo.
Abraço
João Soares