sexta-feira, 26 de junho de 2009

Socorram o Arsenal do Alfeite

Transcrevo do Blog A Tulha do Atílio este post que merece muita atenção pela incoerência que denuncia num momento em que a atenção das pessoas foi chamada para o património que os portugueses de antanho deixaram pelo Mundo, enquanto todos continuam de olhos fechados para a preservação daquilo que por cá temos de imenso valor real e sentimental. É lamentável que ocorram tais actos de banditismo criminoso de lesa Pátria.

Banditismo Criminoso no Arsenal do Alfeite.

Será possível o que acaba de me ser transmitido, e que transcrevo ?

Se não tivesse ouvido de viva voz e visto e lido com os meus olhos, não acreditaria que seria possível de acontecer, no nosso pais. Um escândalo e uma irresponsabilidade tamanha que não é admissível acontecer.

Destruir uma parte da nossa memória colectiva. Destruindo aquela que é a maior e melhor colecção mundial na área da metalomecânica e da indústria naval De onde se destacam por exemplo cinco mil moldes que existem feitos todos em madeira (!) e que serviram durante décadas para construir peça a peça navios portugueses.

Mas há mais.

Desde todo o material fotográfico relativo ao lançamento e construção de navios no Arsenal do Alfeite até toda a documentação que existe desde 1939 e até alguma que existe desde os tempos do Arsenal de Lisboa que remonta ao século XVI.

Património, máquinas, equipamento, documentação, correspondência, únicos na Europa e no mundo estão a ser destruídos e nalguns casos vendidos a preços de 1939 (por cêntimos e por poucos euros a peça)!

Tudo isto e muito mais está a acontecer, a ser feito, quase debaixo do nosso nariz, com vários silêncios cúmplices, à excepção da Comissão de Trabalhadores do Arsenal do Alfeite que tem chamado à atenção para tudo isto com muita coragem.

É urgente que o Ministério da Defesa trave esta autêntica limpeza cega no Arsenal do Alfeite. É que a transformação do mesmo em sociedade anónima não pode validar autênticos atentados à nossa memória histórica.

A história de Portugal sempre esteve muito associada ao mar. Quer o Arsenal de Lisboa, quer o Arsenal do Alfeite nesse domínio têm muita da memória histórica da nossa indústria naval.

É urgente que se ponha termo a esta autentica limpeza e destruição de moldes, equipamento, máquinas, documentação e correspondência. Todo este espólio tem de ser recuperado, reunido, catalogado, tratado, preservado e colocado ao serviço do nosso país.

Criando-se, se necessário for, uma parceria com o Município de Almada.
Porque desmantelar e limpar o Arsenal do Alfeite por si só é um crime.
Que tem de ser punido.
Doa a quem doer!

Feliciano Barreiras Duarte
Professor Universitário

ATENÇÃO: Estamos em 27 de Junho às 06h00. Peço desculpa de ter aqui transcrito este texto do deputado que usa o título de professor universitário para, de forma grosseira, querer lançar lama para instituições respeitáveis faltando à verdade. como está documentado em comentário com texto do Engenheiro Construtor Naval, Contra-Almirante Victor Gonçalves de Brito. Como prezo a VERDADE e o meu bom nome, não posso deixar de aqui colocar este apontamento, inserido em igual post no blog Do Miradouro.

Sem comentários: