sexta-feira, 24 de julho de 2009

E as promessas, Senhor???

Prometer é fácil, o difícil é convencer as pessoas de que se trata de coisa séria e, mais difícil ainda, é cumprir aquilo que se promete. E quando se falha algumas vezes, deixou de se ter credibilidade.

Hoje, no Público, lê-se em título de artigo Governo executou apenas 13 por cento da despesa prevista no plano anticrise, isto é, do prometido, do planeado (merecia mais crédito do que o prometido) apenas foi cumprido cerca de 1/8 (um oitavo, a oitava parte!!!). Isto não beneficia a imagem de seriedade de quem faz promessas.

E já que não há realizações para agradecer os portugueses ‘agradecem’ promessas como diz o título de um post de 24 de Março de 2009.

E, pensando em tudo isto, acabamos por compreender que haja razões para o conflito confronte [PS e oposição no braço-de-ferro das contas públicas]. Certamente, deverá haver motivo para ocultar dados e números, para contrariar a propalada verdade e transparência, mas há que ter cuidado em mente que nos tempos de hoje os mistérios e as grutas escuras já dificilmente atraem incautos. Não será com escuridão ou mesmo apenas penumbra que se ganham votos.

No entanto tenham esperança porque na Natureza não há nada que tenha maior poder de atracção do que o vácuo. Só tem o inconveniente de, quando essa atracção tem efeito, ele desaparece, é uma conquista suicida!

5 comentários:

Estela disse...

Olá João,
Vim agradecer a sua visita e os votos de felicidades.
Obrigada pelo carinho.
Bjs.

Magno disse...

Prometer dizer aquilo que as pessoas querem ouvir é fácil.
Criar, transformar, mudar, isso sim é que requer trabalho e honestidade.
Algo em vias de extinção na classe politica portuguesa....
Abraço,
Magno.

A. João Soares disse...

Caro Magno,
prometer coisas falsas que são desmistificadas ao primeiro esforço de análise, não é honesto. Querer vender pomadas com a ilusão de que curam todos os males são um crime porque adiam a verdadeira solução e permitem que a doença se agrave, perdendo-se um recurso irrecuperável, o tempo.
Comparem-se as promessas feitas há quatro anos, as realizações completadas até hoje e as novas promessas!!!
Não brinquem connosco.

Abraço
João

Amaral disse...

João
Promessas e mais promessas... De promessas está o inferno cheio. Como diz Alberto João o PM em vez de prometer pode começar a cumprir agora, pois ainda faltam dois meses para as eleições. Alias se perder sempre cumpre alguma coisa.
Abraço

A. João Soares disse...

Amaral,

Realmente, prometer irresponsavelmente sem intenção de cumprir, e sem saber o que está a prometer não é atitude de pessoa honesta. Veja aqui a palhaçada da promessa de bolsa de estudo.
Com estes comportamentos, só consegue votos de pessoas doentes mentais.
Como muito bem diz, ainda está a tempo de demonstrar o grau de cumprimento das promessas feitas anteriormente e de ainda procurar realizar algumas.
As realizações para melhoria das condições de vida do povo e do desenvolvimento sustentado do País é que são argumentos convincentes, mas quanto a isso já não há dúvidas. Inicialmente parecia haver bons projectos, mas tudo foi continuando na mesma, piorando: desemprego, impostos, mais corrupção, mais escândalos de enriquecimento ilícito, mais libertinagem com aumento da insegurança de pessoas e bens, pior ensino, pior Justiça, etc. E, simultaneamente, mais tachos para mais amigos familiares.
E, como resultado, aumenta a emigração e os próprios imigrantes estão a abandonar este rectângulo.

Um abraço
João