segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Eleições negócio de clãs

Seria desejável que os políticos pensassem nos interesses do País e na forma de o desenvolver para aumentar as condições de vida, o bem-estar e as comodidades dos cidadãos e que, depois de serem escolhidos pelos votos, colocassem em acção todas as suas capacidades para a obtenção desse fim superior.

Mas, infelizmente para todos os portugueses, a realidade mostra que os políticos pautam as suas decisões pelos seus próprios interesses e os do seu partido. Em concordância com estas ideias surge hoje a notícia «Familiares ‘enchem’ listas do PSD» em que se referem casos concretos do negócio de clã em que a política está transformada.

Mas isto não se passa apenas no partido referido na notícia acima citada. Também hoje se lê a notícia «Parque Escolar: Estado pagou a arquitectos mais de 20 milhões de euros sem concurso». Não é o primeiro caso noticiado deste facilitismo usado na manipulação do dinheiro público. E ficam por esclarecer dúvidas como as seguintes: Qual será o elo de ligação, familiar, de amizade, de partido ou outros que unem esses arquitectos aos governantes. O Ministério da Educação já fez uma negociata que deu que falar com o Dr. João Pedroso, irmão do deputado PS Paulo Pedroso, agora candidato à Câmara de Almada, e também com o Magalhães, com a TLEBS…

Também hoje, no artigo «A Taxa de Roubo», são referidas várias irregularidades referentes a várias situações como, por exemplo, nos mega-projectos que, antes de começar já assinalam derrapagens indiciadoras de que a componente PPF (Pagamentos a Partidos e Figurões) que por vezes acabam por atingir valores que ultrapassam a percentagem, para passarem a ser múltiplos do valor orçamentado. E como nem tudo é transparente e visível, há o factor NSP (Nível de Sonegação Pura), que inclui tudo o que seja trocas em dinheiro vivo em malas, e o GDC (Grau de Desfalque Contabilizável), e financiamentos através dos off-shores.

Será oportuno ler também os artigos «Um governo prometedor» e «Comigo na lista, não mudo»

Enfim notícias alarmantes que fazem pensar seriamente no estado em que o País se encontra e que, por atingirem vários sectores do leque político, não surpreende que venham a ser qualificadas como sendo elementos de campanhas negras, uma contra cada partido!!! E viva o circo.

2 comentários:

Henrik disse...

passa por uma formaçao cívica primeiro. platao, aristóteles, Séneca, Cicero, podemos discordar da época em que viveram mas nao da forma como se educaram politicamente.

A. João Soares disse...

Caro Henrik,

Portugal e de certa forma todos os Estados modernos estão eivados de um mal terrível, o egoísmo, a ambição pessoal pela riqueza material, pelo consumismo com fins de ostentação, paralelamente com o desprezo pelo princípios éticos, pelo culto de valores como o respeito pelos outros e pela coisa pública.
Os eleitores, neste momento, deviam entreter-se a pensar, sem amarras a partidos, naquilo que será melhor para Portugal. Valeria a pena reflectir seriamente naquilo que diz Medina Carreira, no seu estilo frontal e clarividente.
Os filósofos da antiguidade deixaram ideias que devem ser meditadas e adaptadas à actualidade. Precisamos de pensadores e de homens que sejam ouvidos e levados a sério como molas para o arranque de um movimento regenerador dos valores mais positivos dos portugueses.

Um abraço
João Soares