sábado, 7 de novembro de 2009

Corrupção. Será agora o combate?

A corrupção, usufruindo de impunidade, chegou a um grau que ultrapassou todos os limites imagináveis. O caso Face Oculta é, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, mais abrangente do que o Freeport, vai ser mais longo e a factura pode ser mais pesada para o partido do Governo. Enquanto o Freeport era um caso marcadamente personalizado e direccionado para uma figura do PS, o ‘Face Oculta’ envolve empresas públicas, antigos governantes e autarquias.

Fernando Ulrich, presidente do BPI, manifestou a sua preocupação pelo facto de as revelações sobre o processo 'Face Oculta', que por envolver várias empresas públicas, provocarem o "alastramento do clima de desconfiança nas pessoas e nas instituições ", prejudica toda a vida nacional. Em quem podemos confiar? Haverá alguém que mereça confiança? É urgente esclarecer o que se passou.

É urgente iniciar o combate a esta chaga social, sendo indispensável, segundo Fernando Negrão, começar por criminalizar o enriquecimento ilícito e fazer a inversão do ónus da prova. O País não suporta mais os casos de corrupção que se multiplicam. Os portugueses vão exigir legislação no combate à corrupção. Porém, há precauções a ter, pois as ingerências dos políticos na Justiça, condicionando erradamente o seu funcionamento, enfraquece-a e, por inerência, dificulta o combate à corrupção. Um executivo não pode dizer ao poder judicial como deve agir. Algo não está bem quando o partido rejeita as propostas dos partidos da Oposição e do próprio João Cravinho. Há que encarar seriamente a moldura penal do crime económico de modo a que possa ser aplicada a prisão preventiva como medida de coacção. É preciso reflectir sobre isso.

No entanto, é um bom sinal que na AR tenha havido consenso da oposição em bloco na necessidade de combater a corrupção e o enriquecimento ilícito, como foi manifestado por PSD, PCP e Bloco de Esquerda que vão apresentar projectos de lei, tendo o PCP já entregue o seu diploma.

Para efectuar um combate efectivo à corrupção, Manuel Alegre considerou que é preciso o "empenhamento de todos os poderes" do Estado. É sabido que está instalado na sociedade um sentimento de 'impunidade', o que exige, para o combate ser eficaz, que ninguém fique indiferente a este fenómeno. A urgência deste combate já ficou bem clara por João Cravinho e por Medina Carreira, mas o Governo manteve-se alheio.

Parece estarem reunidas condições para serem criadas medidas eficientes a fim de exterminar este cancro e de evitar que volte a aparecer. Para isso, importa que as vontades se concretizem em acções práticas, sem delongas nem subterfúgios que encubram pretextos de manter as fontes de enriquecimento ilícito através do tráfico de influências. Já aqui referi em posts casos de países em que têm sido condenados políticos , incluindo ex-presidentes do Estado. Há que ir além das intenções e das promessas.

5 comentários:

Magno disse...

Em Portugal o politico é Santo e os corrutos são padres!!!
Ainda alguem acredita que os concursos públicos são legais?? Sem vicios e compadrios, o que se está a passar é apenas um gota de água muita porcaria por aí anda e nada acontece..
Desde as simples entradas para a policia, ao obras de menor valor.
Tudo se encontra minado, podre, gasto....
A culpa é toda nosso pois somos um povo estupido (pois interessa a esta gente) QUE NÃO REAGE!!!!
Abraço,
Magno.

A. João Soares disse...

Caro Magno,

Cada povo tem o governo que merece. Os políticos são parte do povo, Somos um povo tendencialmente correcto, que pactua com estas poucas vergonhas, que não denuncia as fraudes que conhece, que aguenta tudo e deixa passar e, quando um dia refila, fá-lo de forma incorrecta e sai-lhe mal. Depois fica com medo de reclamar.
A solução tem de passar por condenações exemplares e uma revolução cívica na forma de encarar a vida pública e social.

Um abraço
João

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

Acredito que uma legislação mais simples e eficaz possa reduzir os efeitos desse mal que tanto nos aflige, com especial acuidade para aqueles que não têm acesso ao bolo...

A corupção faz parte da nossa cultura. Lembra-se da "parábola do administrador astuto"?
Foi aí que tudo começou!

Fernando Vouga disse...

Caro João Soares

Desculpe-me por voltar à carga, mas verifiquei que até o meu comentário está corrompido. Onde se vê "corupção", deveria estar "corrupção". Ironia do destino!

Já agora, aproveito para lembrar que a corrupção funciona à base de dinheiro vivo. É a melhor forma de não deixar vestígios. Porém, não será difícil adivinhar de onde vem esse metal sonante... E quais são os métodos para a sua lavagem: praças offshore, construção civil (por coincidência, esta é a grande apetência dos governantes) e outros negócios onde a facturação, quando haja, pode facilmente ser falseada.
Assim, é fácil entender que não haja verdadeira vontade política para acabar com a droga. Lá se ia o arranjinho por água abaixo.

A. João Soares disse...

Caro Vouga,
Ninguém que tenha uma galinha de ovos de ouro, a mata. Por isso, os políticos só acabarão com a corrupção se forem a isso obrigados pela força.
Vale a pena ler o artigo de hoje do Mário Crespo A cabeça do polvo, onde ele explica a complexidade destas organizações.

Um abraço
João