domingo, 3 de janeiro de 2010

Justiça condena políticos

Não se assustem com o título! Não se passa em Portugal, onde os políticos e ex-políticos vivem acima da lei com imunidade e impunidade, como se tem visto desde há muito tempo.

Segundo notícia chegada do Peru, o «Supremo Tribunal peruano confirmou a sentença de 25 anos de prisão» pronunciada em Abril passado ao antigo Presidente do país, Alberto Fujimori, condenado por violações dos direitos humanos enquanto esteve no poder, na década de 1990.

Mas não é caso singular. Há outros países onde a lei se aplica a todos os cidadãos, incluindo os políticos, como se pode ver nos posts linkados a seguir. Trata-se de outras civilizações, outras culturas, com grau de moralidade diferente do nosso, com Justiça diferente.

- Ninguém está acima da lei
- Lições do dito «Terceiro Mundo»
- Justiça. Bons exemplos do estrangeiro
- Sentido da Honra e da Responsabilidade

4 comentários:

Diogo disse...

Se aqui a justiça está nas mãos do políticos e do poder económico, então terá de ser a sociedade a chamar a si essa tarefa.

A. João Soares disse...

Segundo notícia do Correio da Manhã, oO responsável pelas comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, defende que hoje se acredita que a
“Justiça está pior que no Estado Novo”

João

A. João Soares disse...

Caro Diogo,

A sociedade na sua globalidade não pode resolver problemas concretos e, por isso, delega tais tarefas nos órgãos de soberania e nas instituições públicas. Quando estes sistemas deixam de funcionar eficazmente, então a população, a sociedade deve intervir. Mas infelizmente não há forma correcta de isso ter efeitos positivos. Surge o perigo de atentados e de agressões, como foi referido no post Diálogo construtivo é desejável.
Esses actos de violência podem muito bem ser evitados se os políticos meditarem no conteúdo da notícia do Correio da Manhã, que diz que o responsável pelas comemorações do Centenário da República, Artur Santos Silva, defende que hoje se acredita que a
“Justiça está pior que no Estado Novo”

Cumprimentos
João

A. João Soares disse...

Caro Diogo,

No comentário anterior o segundo link não era o desejado, o qual se segue
Os políticos devem prestar mais contas aos eleitores

Abraço
João